Como montar uma papelaria

As papelarias, de longe, já fazem parte do mercado no Brasil e são muito bem exploradas. Mas, a novidade é que, com o passar dos anos, há sempre novos produtos que podem compor o estoque de uma papelaria, como os de informática, brinquedos e artigos para empresas e escritórios. E é justamente este diferencial que garante o sucesso de um negócio como esse, principalmente quando o mesmo vem com a ideia de obter maiores lucros apenas em épocas de volta às aulas. Ledo engano!

Como montar uma papelaria

Quando você estiver fazendo o planejamento da sua papelaria, é fundamental que você separe uma parte do seu orçamento para investir em outros produtos além dos habituais de uma papelaria. Oferecer outros serviços, como xerox, impressão, também podem aumentar consideravelmente os seus lucros. Na verdade, o objetivo deste artigo é te fazer aprender como montar uma empresa para, posteriormente, aprender a planejar da melhor forma possível a abertura da sua papelaria. Vamos às dicas de como montar uma papelaria?!

A localização é a parte mais importante ao montar uma papelaria

Sumário

Se você quer atingir potenciais consumidores da sua papelaria, então, primeiramente, você precisa fazer com que eles te encontrem. Como? Montando a sua papelaria em um local estratégico e movimentado! O melhor a se fazer ao pensar em um ponto para o seu estabelecimento, é encontrar um local que fique próximo ao seu público-alvo, que são os estudantes, tanto de escolas quanto universidade, empresas, fóruns e escritórios.

Além disso, você precisa ter em mente que estes consumidores poderão se tornar os seus futuros fregueses, ou seja, aqueles que sempre procurarão a sua loja quando for necessário. Portanto, para isso, é extremamente necessário que você estabeleça uma boa relação com os seus clientes e, também, procure fazer alguns “agrados“ que motivem a volta deles na sua papelaria, como, por exemplo, fazer entregas grátis de vez em quando, promoções durante o mês, facilidade de pagamento e entre outros.

Uma dica bem legal para “clarear a sua cabeça” é conversar com outros empreendedores de papelarias e, assim, ter uma noção de como funciona este tipo de negócio. Apenas assegure-se de visitar uma papelaria fora da região de alcance da sua, ou seja, que não seja um concorrente, ou dê preferência, vá até outra cidade.

Conheça também o Como montar uma Gráfica, vale a leitura.

Atenção ao compor o estoque da sua papelaria

Antes de comprar tudo o que você ver e achar interessante colocar na sua papelaria, é muito importante que você faça uma análise de mercado para analisar quais os produtos estão fazendo mais sucesso no mercado e quais os que podem ficar entocados no estoque. Pensar neste detalhe é fundamental, pois só assim você consegue ter uma boa rotatividade e evita ficar a mercê de modismos, que vem e vão e podem atrapalhar as suas vendas, como é o caso dos cadernos temáticos e os papéis decorados.

A minha dica neste caso é que você procure comprar o mínimo de produtos inicialmente, pelo menos até ter certeza de quais são os produtos que possuem mais aceitação dos seus clientes e que mais vendem, ou seja, você assim conseguirá ter uma ideia melhor da necessidade do seu estoque e, portanto, evitará investimento desnecessário.

Inicialmente, você pode começar vendendo apenas os produtos mais básicos e que, com certeza, possuem procura e vendem dentro de uma papelaria. Abaixo, fiz uma lista para você destes produtos que precisam fazer parte do seu estoque inicial. Veja:

  • Papéis sulfite, quadriculados e milimetrados;
  • Estojos variados e mochilas variadas;
  • Durex e fitas adesivas;
  • Envelopes de diversos tamanhos (pequeno, médio e grande);
  • Canetas de diversas cores, canetinhas, giz de cera, lapiseiras, lápis e lápis de colorir de diversas marcas;
  • Apontadores, cola, tesouras e borrachas;
  • Fichários e folhas de fichários;
  • Agendas;
  • Diversos tamanhos de cadernos;
  • Tintas e pincéis;
  • Estiletes;
  • Papéis cartolina, crepom, laminado e etc.

Estes são os produtos que, definitivamente, precisam compor o estoque da sua papelaria. Mas, ao passar do tempo, você pode ir incrementando outros produtos a partir das procuras dos seus clientes. Uma dica é ir anotando tudo em um caderno e, uma vez por semana, realizar os pedidos.

Estrutura física para montar uma papelaria precisa de atenção!

Embora varie de acordo com o porte do empreendimento, é importante que a sua papelaria seja visualmente agradável e de espaço suficiente para os seus clientes e funcionários transitarem com facilidade. Uma papelaria que apresenta um aspecto “bagunçado”, aonde possui tudo amontoado e de difícil visualização, dificilmente se destacará no mercado e fidelizará clientes.

Portanto, outra dica que te dou sobre como montar uma papelaria é que você pense muito bem no espaço necessário. Vale ressaltar que, em relação à estrutura física propriamente dita da papelaria, é importante que ela contenha estantes, prateleiras, balcões, expositores, máquina de xerox, impressora, computadores, telefone, fax, caixa e uma área restrita para estoque e banheiro para os funcionários.

Funcionários necessários para montar uma papelaria variam de acordo com o porte do empreendimento

Uma papelaria, geralmente as de pequeno porte, são comandadas apenas pelo próprio dono. Porém, se o seu empreendimento for atender uma demanda maior e tenha diversos públicos, não se limitando apenas a estudantes, então talvez seja necessário dois funcionários, sem contar você. Porém, em determinadas épocas do ano, como a volta às aulas, o movimento de uma papelaria pode triplicar e, portanto, pode ser que você precise de mais pessoas trabalhando no seu negócio.

Como montar uma papelaria

Capital de investimento necessário para montar uma papelaria – Planeje e evite imprevistos!

Assim como a estrutura do estabelecimento depende de acordo com o porte do empreendimento, neste caso, a história continua a mesma. Uma papelaria pequena, geralmente, precisará de um investimento de aproximadamente R$60 mil reais inicialmente, sem contar o capital de giro necessário para repor estoque. No caso de uma papelaria de porte médio a maior, os valores iniciam em R$150 mil reais.

E aí leitor(a), o que achou das nossas dicas de como montar uma papelaria? Caso você tenha mais alguma dúvida em relação a abertura deste empreendimento, basta deixar a sua pergunta nos comentários abaixo que te responderemos. Não se esqueça de acompanhar a nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro das dicas de negócios que postamos aqui no blog e sobre as novidades no universo do empreendedorismo. Bons negócios!

Leave a Reply