Como montar uma agência de cuidadores de idosos

Ter o negócio próprio é o sonho de muitas pessoas. E, se você deseja tirar do papel uma ideia de empreendimento, é muito importante que faça isso sabendo dos detalhes sobre o negócio. Se você está aqui, então é porque tem dúvidas sobre como montar uma agência de cuidadores de idosos. A boa notícia é que, o Gera Negócios, trouxe para você diversas dicas para fazer desta ideia um sucesso. Veja só!

Como montar uma agência de cuidadores de idosos

Por que abrir uma agência de cuidadores de idosos?

O mercado de uma agência de cuidadores de idosos está crescendo bastante nos últimos anos, isso porque as pessoas preferem contratar uma empresa séria, com profissionais capacitados, para cuidar de idosos e doentes com respeito, carinho e dedicação.

Não devemos nos esquecer que, quem contrata os serviços de uma agência de cuidadores de idosos, são pessoas que já tiveram uma longa vida, carreira e que agora precisam de cuidados especiais, seja por conta da idade, ou por doenças como o Mal de Alzheimer e Parkinson. Essas pessoas também possuem uma renda bem maior do que a média e, não só por isso e também pelos outros fatores citados acima, precisam de respeito.

Quem deseja abrir uma agência de cuidadores de idosos precisa ter em mente o fator mais importante para ter sucesso com esse empreendimento: profissionais capacitados. O maior motivo pelo qual as pessoas optam pelas agências e não pelos serviços amadores, é porque elas têm maior confiança no trabalho dos empregados da agência. Pois, infelizmente, acontecem muitos casos de violência contra idosos e maus tratos que exigem mais atenção do contratante.

Qual o melhor local para abrir uma agência de cuidadores de idosos?

Em teoria, não é necessário um local específico para abrir a sua agência. Porém, é essencial que você invista em um local de fácil acesso para seus clientes, assim como tenha boa visibilidade, tornando-o mais conhecido.

Para o sucesso de qualquer negócio, a maior recomendação é que eles estejam instalados em centros ou prédios comerciais com grande fluxo de pessoas, afinal, este precisa ser visto, não só pelos idosos, como também pelos familiares mais jovens deles.

Próximo a hospitais também são excelentes locais para abrir a sua agência, pois estão atingindo diretamente o seu público alvo.

Durante a procura pela localização da sua agência de cuidadores de idosos, é importante que você leve em consideração detalhes como a visibilidade, acessibilidade e segurança do local. Assim, não há como errar!

Como deve ser a estrutura de uma agência de cuidadores de idosos?

Felizmente, simples! Você apenas precisará investir em um espaço administrativo, uma sala de reunião ou recepção para receber os clientes e uma sala para deixar os cuidadores de plantão. Muitas empresas deste nicho também investem em salas onde oferecem cursos constantes sobre essa área. Vale a pena pensar, já que será outro diferencial para sua empresa.

Fora isso, todo o restante do trabalho de uma agência de cuidadores de idosos será por conta dos cuidadores de idosos, que irão até a casa do cliente fazer o seu serviço.

Quantos funcionários são ideais para uma agência de cuidadores de idosos?

Primeiramente, é fundamental você saber que só deve contratar profissionais capacitados (ou oferecer cursos) para exercer o trabalho de cuidadores de idosos. A sua equipe deverá ser formada por técnicos em enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, cuidadores formados ou cuidadores com experiência e com cursos em geriatria, por exemplo.

Não contrate apenas “cuidadores pacientes”, pois só a paciência não é o suficiente para exercer este tipo de trabalho de forma profissional. Você precisa de alguém que conheça de técnicas de primeiros socorros, de pessoas responsáveis, que saibam administrar medicamentos e entre outras habilidades.

Leia também: Abrir uma franquia e uma boa oportunidade de negócio?

Quem são os clientes de uma agência de cuidadores de idosos?

Os idosos, em geral, precisam de maiores cuidados diários. Após viver uma vida plena, um idoso não pode perder a sua qualidade de vida só por conta da idade, e, por isso, precisa de um “ajudante” para realizar suas atividades básicas e para o lazer. Muitos podem precisar de ajuda para se alimentar, para se locomover, para fazer a higiene e entre outros aspectos.

Idosos com alguma enfermidade, como o Mal de Alzheimer ou Parkinson também são clientes comuns de uma agência de cuidadores de idosos. Estes, precisam de ainda mais atenção por parte dos cuidadores e, muitas vezes, podem optar pelo profissional que durma em sua residência.

Mas, nem sempre são os idosos que recorrem a uma agência de cuidadores. Pessoas que estão se recuperando de alguma doença, problema ou cirurgia, pode contratar um enfermeiro, por exemplo, para auxiliar até a recuperação total.

Mulheres grávidas e em pós-parto, também podem precisar de ajuda de um cuidador, seja para cuidar do bebê ou auxiliar na recuperação da cesárea.

Para contratar estes tipos de serviços, as pessoas precisam ter dinheiro, pois a hora de um cuidador não é barata. Por isso, a maior parte dos clientes são de poder aquisitivo maior. E, isto, é importante para você pensar até nas suas estratégias de marketing.

Como montar uma agência de cuidadores de idosos

É preciso fazer publicidade para a minha agência de cuidadores de idosos?

Sem sombras de dúvidas! Assim como é importante, é indispensável se você quiser atrair cada vez mais clientes para a sua empresa, afinal, mercado há, mas a concorrência também e quanto mais você for conhecido e oferecer serviços de qualidade, mais conseguirá se destacar.

Antes mesmo da inauguração, já comece a fazer a distribuição de panfletos pela sua cidade sobre a nova agência de cuidadores de idosos. Faça folhetos explicativos e anuncie em jornais da cidade e rádio. Pode ter certeza que será retorno na certa!

Agora que você já sabe como montar uma agência de cuidadores de idosos, coloque as nossas dicas em prática e tire a sua ideia do papel!

Gostou do nosso post? Então deixe o seu comentário abaixo e aproveite para seguir o Gera Negócios no Facebook.

One Response

Leave a Reply