Como ganhar dinheiro com fotografia

Se você gosta de fotografar cenários, paisagens, ocasiões importantes ou qualquer outra coisa que seja digna de ser eternizada em forma de fotos, então seguir a carreira de fotógrafo pode ser uma ótima alternativa para você, já que você estará juntando o útil ao agradável: fazendo o que você ama e recebendo por isso.

Mas, antigamente, a única alternativa de ganhar dinheiro com fotografia era através dos serviços prestados a festas de aniversários, casamentos, formaturas e outras cerimônias especiais que necessitam ser registradas. Além disso, tínhamos também os eventos corporativos que, vez ou outra, também contratavam um fotógrafo profissional para tirar as fotos.

Com o tempo, as coisas mudaram. Hoje, se você perguntar quais as opções para se ganhar dinheiro com fotografia, abrirá em sua frente um leque de alternativas que, além de terem espaço no mercado, são extremamente promissoras. Pensando nisso, nós, equipe aqui do site, resolvemos elaborar este artigo para te apresentar, caro leitor, como você pode ganhar dinheiro com fotos. Tudo isso, ainda pensando no investimento que precisa ser baixo. Confira!

Como ganhar dinheiro com fotografia

Serviços de fotografias em ocasiões e Eventos

Esse modelo tradicional de serviços de fotografia que pode ser feito em festas de aniversários, casamentos, formaturas, etc.; embora dê bastante dinheiro para o profissional, já é um segmento saturado no mercado de trabalho. Portanto, se você quiser realmente se destacar no que faz, o ideal é que busque por opções que ainda não estão sendo tão exploradas.

Mas, de qualquer forma, os serviços de fotografias em ocasiões e eventos, ainda podem ser repensados e feitos, desde que você seja criativo e procure por maneiras de se destacar com facilidade em meio à concorrência e consiga conquistar bastante clientela.

Serviços de fotografias de Bebês

Gosta de bebês? Então que tal unir essas fofuras com o seu trabalho? Hoje em dia, todo pai e mãe adoram a ideia de registrar momentos preciosos de seus filhos, principalmente os recém-nascidos, por isso, quem está prestando serviços de fotografias de bebês está tendo muito sucesso.

Esse tipo de serviço é bem simples. Além de uma boa câmera, você também precisará de alguns acessórios e criatividade para montar o cenário da fotografia. Cestas, mini caminhas, acessórios que imitam rosas ou flores, redes, carrocinhas, balanço de flores, e por aí vai. Para o sucesso desse trabalho, será necessário que você use muito do seu lado criativo, além é claro, de gostar muito de bebês.

Para divulgar este tipo de trabalho, os cartazes e panfletos não são mais boas opções. Hoje, o ideal é você usar e abusar da internet para fazer o marketing do seu negócio de fotografias de bebês. Você pode usar as redes sociais, como o Instagram e o Facebook, por exemplo, para criar uma fanpage e postar diariamente os seus trabalhos, mantendo a página sempre atualizada.

Outra dica de divulgação, é comprar espaços publicitários em telões, caso tenha na sua cidade. É bem comum proprietários de estabelecimentos badalados colocarem esse tipo de serviço para ganhar um dinheiro extra. E o bom é que o retorno acontece. Não se esqueça de fazer cartõezinhos também e distribuir em lojas de roupas de bebês, farmácias, etc.

Conheça também  Como abrir uma agencia de publicidade e propaganda  , vale a leitura.

Serviços de fotografias de pets

Outra opção para ganhar dinheiro com fotografia é a de fotografar pets. Mas, pets? Isso mesmo! Assim como a fotografia de bebês e crianças, existem donos de animais de estimação que adoram a ideia de ter fotos deles e, por isso, não ousam em economizar dinheiro para montar um book de fotos de seus amiguinhos.

Em relação ao investimento, fique tranquilo(a), pois não é muito. Além dos equipamentos básicos de fotografia, que são as câmeras de qualidade, lentes boas, e os acessórios (cartões de memória, programas de edição, etc.); você só precisará de alguns acessórios para enfeitar o cenário, assim como acontece na fotografia de bebês. Cestinhas, balancinhos, flores, e o que mais vier na sua imaginação.

Como ganhar dinheiro com fotografia

Criação e monetização de um site ou blog de Fotografia

Várias pessoas já encontraram uma oportunidade de ganhar dinheiro pela internet, e no caso dos fotógrafos, também há espaço de sobra. Se você quiser divulgar o seu trabalho, por exemplo, criar um site para postar os seus trabalhos recentes e deixar o seu contato, é importantíssimo.

Além disso, uma maneira de ganhar dinheiro com um blog é o monetizando. Mas, como fazer isso? Se além de tirar fotos, você também gostar de falar sobre elas e dar dicas para outros fotógrafos, você pode criar um blog e nesse espaço, escrever conteúdos de qualidade e que agreguem valor a alguém.

Usando técnicas de SEO, você consegue ranquear melhor o seu blog nas ferramentas de busca (Google, por exemplo), e conseguir mais visitas. Com esse tráfego, você passa a buscar maneiras de monetizar o seu blog. O Google Adsense, é a melhor forma de você ganhar dinheiro com o seu blog, pois você pode ganhar de diversas formas. Uma delas é o CPC (custo por clique) e o CPM (custo por mil visualização). Nesse caso, os anúncios que estarão em seu blog serão de assuntos relacionados ao conteúdo que você postar, por isso, a chance de algum dos seus visitantes clicar e você ganhar uma comissão, é alta.

Para entender melhor o que estou querendo dizer, sugiro que você leia este artigo que expliquei como ganhar dinheiro com um blog. Não deixe de conferir!

Trabalhando em Stock Fotos

Quer ganhar um bom dinheiro com as suas fotos? Então uma excelente alternativa é criar uma grande coleção de fotografias e vende-las em um site especializado que compre (marketplaces), como o Bigstock e o Fotolia, por exemplo. A ideia central é que você registre diversas fotos de alta qualidade e criativas. Esse tipo de trabalho é conhecido como os “fotógrafos de Stock”.

Em relação à venda, ela funcionará da seguinte maneira: você se cadastra em um dos sites, envia as fotos, eles colocaram em sua vitrine, e assim que ocorrer alguma venda, você receberá o pagamento e terá que repassar uma comissão para a plataforma. Ótimo, não?

E aí, caro leitor ou cara leitora, o que achou dessas dicas de como ganhar dinheiro com fotografia? Se você tiver mais alguma dúvida, sugestão ou experiência que queira compartilhar conosco e com outras pessoas, não hesite em deixar o seu comentário no campo abaixo. Bons negócios!

 

Leave a Reply