Como abrir uma loja de enxovais para bebês

O sonho de quase toda pessoa é conquistar a sua independência financeira através de um próprio negócio. Porém, encontrar alguém que realmente invista as suas economias na sua ideia, tire-a do papel e transforme o seu sonho em realidade, é para poucos. Se você está aqui, então é porque provavelmente tem interesse em abrir uma loja de enxovais para bebê, mas não sabe por onde começar. Pensando nisso e em uma tentativa de te ajudar, o GeraNegócios decidiu elaborar esta matéria para te dar dicas de como abrir uma loja de enxovais para bebês, começando desde uma análise de mercado até dicas de marketing e divulgação do seu estabelecimento. Veja abaixo!

Como abrir uma loja de enxovais para bebês

Loja de enxovais para bebês

Uma loja de enxovais para bebês, como o próprio nome já indica, é uma rede de varejo aonde será vendido peças de roupas para recém-nascidos e bebês de até 3 anos ou mais e o enxoval completo. Na loja, poderá ser vendido desde peças como macacões, body, calças, casaquinhos, blusas, vestidos, shorts, até meias, meia-calça, luvinhas, pantufas, paninhos e fraldas de tecido. Além disso, os enxovais completos, como cobertores, travesseirinhos, fronhas, mantas e naninhas, também devem ser vendidos nesta loja.

Mercado de uma loja de enxovais para bebês

As lojas de enxovais para bebês, na maioria das cidades (pequenas e grandes) se fazem presentes. E, embora o mercado seja amplo e sempre tenha espaço para mais um empreendedor, é importante se atentar para a concorrência e buscar por diferenciais para se destacar dela.

Investir em produtos de qualidade, com bom gosto e de preços atrativos é só o primeiro passo obrigatório para conquistar clientes. Fazer promoções, oferecer brindes a cada X em compras, oferecer mimos para agradar a clientela e investir em uma decoração atraente, também podem ser alguns outros diferenciais a serem levados em conta. É sempre importante ter um pouco de jogo de cintura e criatividade na hora de trazer mais clientes para dentro da sua loja.

Perfil dos clientes de uma loja de enxovais para bebês

Embora quem vá vestir ou usar as peças vendidas no seu estabelecimento serem os pequeninos, quem serão os seus potenciais clientes serão principalmente os papais dos bebês, avôs, tios, tias e também outras pessoas que desejam presentear um bebê. Ou seja, na grande maioria das vezes, os clientes serão pessoas “normais” (sem segregação) e mulheres grávidas.

Veja também: Como Montar Uma Agencia de Babas 

Localização ideal de uma loja de enxovais para bebês

Agora que já sabemos quem são os potenciais clientes de uma loja de enxovais para bebê, está na hora de pensarmos na localização ideal para instalar este tipo de empreendimento. Um erro muito comum, e crucial, de quem entrou recentemente no mercado é justamente a escolha do ponto comercial para instalar o seu negócio. Locais mal frequentados, sem saneamento básico, serviço de esgoto, coleta de lixo e sem acesso a transportes públicos e veículos, são determinantes para o fracasso do negócio.

Portanto, não economize ao escolher o local para instalar o seu estabelecimento. Os melhores pontos são os centros comerciais ou ruas com grande movimentação de pessoas durante o dia todo, todos os dias da semana. Fora isso, shoppings centers também podem ser excelentes opções.

Outra coisa que também deve ser levada em consideração ao escolher a localização ideal para o seu empreendimento são as proximidades da concorrência. Jamais abra a sua loja de enxovais de bebê muito próximo a outra loja do mesmo segmento (com exceção de lojas de roupas infantis que tem outro público), assim ninguém afetará a venda de ninguém. 

Estrutura física e decoração de uma loja de enxovais para bebês

A estrutura física de uma loja de enxovais para bebês não precisa ser tão grande, a não ser que você queira abrir um empreendimento de porte maior. Prateleiras para expor os produtos e araras com cabides para expor as peças de roupas são os essenciais.

Em relação à decoração, você pode abusar de cores pastéis ou as escuras mais fofas, como rosa, amarelo e azul. Alguns puffs, sofás e ursinhos também podem fazer parte da decoração e deixam o ambiente mais fofo, bem infantil. Não se esqueça de investir também em um ambiente climatizado, de modo que fique agradável e um estacionamento para seus clientes.

Investimento necessário para abrir uma loja de enxovais para bebês

De acordo com as nossas estimativas, para abrir uma loja de enxovais para bebês, você provavelmente terá que ter guardado um capital de aproximadamente R$80 mil reais. Este valor é levando em consideração uma loja de porte médio, com produtos de qualidade e um ponto comercial alugado. Mas, esse valor pode variar muito dependendo da localização, do tamanho da sua loja e da região que você mora.

Importação de roupas e enxovais para bebês

Você já pensou em economizar nas suas compras de estoque para a sua loja de enxovais para bebês? Embora o dólar esteja um pouco salgadinho, ainda vale a pena importar roupas e outros produtos, principalmente dos Estados Unidos. E o melhor é que você poderá trazer para a sua loja roupas de marcas originais, comprando por um preço bom e vendendo por um melhor ainda. Algumas das lojas que você pode comprar enxovais para bebês são a Fisher Price, Disney Store, Munchkin, Chicco, Carter’s, ToysRus, Walmart, Macrobaby e muito mais. Fica a dica para você empreendedor!

Marketing e divulgação de uma loja de enxovais para bebês

Para aumentar os seus lucros, nada melhor do que atrair mais clientes, certo? E uma ótima maneira de conseguir isso é através da divulgação e do marketing que você fizer da sua loja de enxovais para bebês. Panfletos, telões e carro de som ainda são boas estratégias de propaganda, porém, as redes sociais hoje é quem estão com tudo e que valem mais a pena o investimento.

O Facebook, por exemplo, é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil todo e, nada melhor, do que usá-la como uma ferramenta de divulgação da sua loja de enxovais para bebê. Como? Você pode criar uma fanpage para a sua loja, mantê-la atualizada, postar novidades e, ainda, usar o Facebook para Empresas para criar anúncios para a sua loja, setando o seu público-alvo e localização. Excelente, não é mesmo? Vale a pena dar uma pesquisada sobre isso!

mini_silmara-bebe-moda-enxoval-00

Desenvolvimento de um plano de negócios

Apesar de todas as dicas que demos nesta matéria sobre como abrir uma loja de enxovais para bebês, ainda assim você precisará fazer um planejamento minucioso da sua ideia de negócio, de modo que possa avaliar a viabilidade de abrir este empreendimento nas condições atuais sua, principalmente relacionado ao orçamento. Se você não sabe como elaborar um plano de negócios, aconselho que você leia o artigo que fizemos explicando o passo a passo de como fazer um plano de negócios perfeito. Aposto que vai te ajudar muito!

Tirou todas as suas dúvidas sobre como abrir uma loja de enxovais para bebês? Caso ainda tenha restado alguma, não hesite em deixar o seu comentário abaixo que te ajudaremos com muito prazer. Bons negócios!

 

Leave a Reply