Como montar uma locadora de equipamentos para shows

Se você tem dúvidas sobre como montar uma locadora de equipamentos para shows, então você está no local certo, pois o Gera Negócios reservou este post exclusivamente para dar dicas sobre essa ideia de negócio. Veja só!
O sonho da maioria das pessoas é tornar-se dono do próprio negócio. E, não é à toa, afinal, comandando o seu empreendimento, você acaba tendo uma maior qualidade de vida e um crescimento sem limites para a sua empresa.Basta que você saiba administrá-la bem.

Como montar uma locadora de equipamentos para shows

Mas, entre tantas ideias de negócios, é importante encontrar aquele ramo que você já possui conhecimento, que tenha mercado e que, principalmente, esteja em constante crescimento no Brasil. Um exemplo destes modelos de negócios de sucesso está a locadora de equipamentos para shows.

O setor de entretenimento no nosso país está crescendo abruptamente nos últimos anos. E conforme ele cresce, o mercado de shows e eventos também torna-se mais comum.

Mas, nem todo artista, principalmente os iniciantes, possuem orçamento suficiente para comprar todo o equipamento necessário para os seus shows, ou nem mesmo possui condições de transportá-lo para outras cidades, o que é comum atualmente.

E é exatamente neste ponto que entram as locadoras de equipamentos para shows, que podem atender esta necessidade dos artistas e bandas que não possuem condições técnicas ou financeiras para transportar o seu próprio equipamento em cada show diferente.

“Então, basta investir em todo o material e, pronto?”. Nem pense nisto! O lucro de uma locadora de equipamentos para shows não irá surgir da noite para o dia. Saiba que, antes de tomar qualquer atitude, você precisa avaliar alguns aspectos importantes que podem definir o sucesso, ou fracasso, do seu negócio.

Investir em publicidade, ter bom conhecimento no ramo, ter criatividade para atrair clientes e, principalmente, ter um caixa, são alguns dos detalhes importantes para começar uma locadora de equipamentos para shows. Logo a seguir, o Gera Negócios listou para você alguns itens que valem a pena analisar na hora de montar seu próprio negócio. Confira!

Quais os serviços oferecidos por uma locadora de equipamentos para shows?

Antes de abordarmos qualquer outro tópico, é muito importante que você saiba muito bem o que é uma locadora de equipamentos para shows. O conceito deste empreendimento é muito simples de entender. Pense comigo: quando uma banda ou artista precisa se apresentar em alguma cidade, ele precisará levar o seu próprio instrumento (entre outros equipamentos) ou terá que alugar. Correto?

E é exatamente este aluguel que você fará! Equipamentos como os instrumentos musicais (violão, guitarra, bateria, entre outros), caixas de som, microfones, pedestais para microfones, mixer de áudio, mesa de som e muito mais, são extremamente essenciais em qualquer show.

É claro que uma locadora de equipamentos para shows pode oferecer muito mais diferenciais, como os canhões de lux, por exemplo. Quanto mais completo for o seu arsenal de equipamentos, mais contratos você conseguirá fechar!
Outra dica é investir em mais de um produto por modelo. Vamos supor que um equipamento dê defeito durante um show. É muito importante que você, para a sua própria reputação, tenha um segundo equipamento disponível para imprevistos. Assim, a sua empresa ficará bem lembrada.

Com mais de um produto por modelo, você também consegue aumentar as suas ofertas, pegando mais de um show para atender por vez.

Leia também: Como  montar  uma agencia de cuidadores de idosos 

Como funciona uma locadora de equipamentos para shows?

De forma bem simples, na verdade. Hoje, quase nem existem mais, mas você se lembra das locadoras de dvd’s? Bem, os serviços delas eram fáceis e rápidos: as pessoas iam até a locadora, escolhiam os filmes, assinavam o recibo, pagavam, levavam para casa e traziam de volta no prazo estipulado anteriormente pela locadora.
No caso da locadora de equipamento para shows, a história é a mesma, a única diferença é que os pedidos podem ser feitos por telefone ou em um pequeno escritório, e a papelada do contrato pode ser um pouco maior, já que se trata de aparelhos de alto custo.

A locadora pode fazer a entrega da encomenda diretamente onde será o show (e até oferecer um serviço à parte para a instalação) e cobrar pelo frete, ou pode oferecer a opção de retirada em mãos, dando um desconto a mais para seus clientes.

Na parte burocrática, é fundamental que você procure um advogado para que ele possa elaborar os contratos para você conforme a lei. Nele, estará incluso multas por atraso na devolução, multas por danos físicos causados ao equipamento e providências em caso de roubo.

Como deve ser a estrutura de uma locadora de equipamentos para shows?

Muitos empresários donos de uma locadora de equipamentos para shows relatam fazer de sua própria casa o escritório e depósito dos equipamentos para shows (quando os mesmo tem espaço para isso).
Essa é uma maneira de economizar dinheiro alugando ou comprando um espaço apenas para funcionar a sua locadora, afinal, a maioria dos pedidos serão mesmo feitos por telefone ou e-mail, tornando-se dispensável um local físico para a recepção dos clientes.

O que você precisa ter dentro do seu escritório, no caso home office, é de um computador com acesso à internet, impressora com scanner para enviar os contratos via e-mail e telefone.

Como montar uma locadora de equipamentos para shows

A cada quanto tempo devo trocar os equipamentos?

Para evitar muitas trocas de equipamentos da sua locadora, muitos donos destes tipos de estabelecimentos, recomendam o investimento em instrumentos musicais clássicos, pois estes não perdem a sua “data de validade” e são sempre muito bem requisitados.

Mas, se você apostar nos equipamentos normais, tome cuidado com a conservação e manutenção dos mesmos, para que eles permaneçam em boas condições. Além disso, é aconselhado que você troque os instrumentos musicais a cada dois ou três anos.

Qual o investimento inicial necessário para abrir este negócio?

Como você pode notar anteriormente, você não gastará com quase nada com a estrutura da sua locadora de equipamentos para shows, afinal, ela pode ser montada em casa.
Porém, ainda assim, você gastará um bom dinheiro com a aquisição dos equipamentos para a sua locadora, pois eles são de alto custo. De acordo com as nossas estimativas, você gastará em torno de R$150 mil, apenas com isso. Mas, é claro que esses valores podem sofrer alterações de acordo com o porte da sua empresa.

Agora que você já sabe como montar uma locadora de equipamentos para shows, coloque as nossas dicas em prática e comece a lucrar muito com o seu negócio. Gostou do nosso post? Então deixe o seu comentário abaixo e nos siga no Facebook. Bons negócios!

Leave a Reply