Como abrir uma loja de produtos de salão de beleza

Se o seu sonho é tornar-se um empreendedor de sucesso abrindo uma loja de produtos de salão de beleza, é importante atentar-se a alguns detalhes que podem definir a jornada deste tipo de negócio. Por ser um mercado que possui grande potencial e já está bastante explorado, encontrar diferenciais que possam destacar o seu estabelecimento diante da concorrência é fundamental.

Definir o que será vendido, fazer uma minuciosa análise de mercado, encontrar o seu público-alvo e, a partir disso, escolher a melhor localização para o seu negócio, são apenas alguns dos quesitos essenciais de como abrir uma loja de produtos de salão de beleza. Precisa de ajuda? Então confira logo a seguir as dicas que separamos para você!

Como abrir uma loja de produtos de salão de beleza

Análise de mercado de uma loja de produtos de salão de beleza

Um dos pontos fundamentais durante a abertura de uma loja de produtos de salão de beleza é a análise de mercado. Ela, por sua vez, te indicará a viabilidade (ou não) da sua ideia de negócio e, por isso, é muito importante que você disponibilize um bom tempo para pesquisar.

Mas, o que é uma análise de mercado? O que o empreendedor precisa analisar? Pense comigo, o mercado de uma loja de produtos de salão de beleza acompanha um gigante de outro mercado: o mercado da beleza e higiene.

Vender para salões de beleza, de manicure e estética, é uma ótima ideia de próprio negócio, pois estes mercados estão a todo vapor e a todo momento há um novo estabelecimento no mercado. De acordo com o SEBRAE, todo mês é aberto cerca de 7 mil salões de beleza por todo o território nacional, o que é um número extremamente tentador para quem deseja abrir uma loja de produtos de salão de beleza. Portanto, o que você precisa analisar é onde estão estes clientes, como é a concorrência e encontrar os pontos fracos e fortes deste segmento.

Público-alvo de uma loja de produtos de salão de beleza

O primeiro passo que você deve fazer para encontrar o seu público-alvo de uma loja de produtos de salão de beleza é pesquisando em institutos de beleza. Os profissionais que estão para quase se formar nestas escolas profissionalizantes possuem vontade e, provavelmente, irão abrir um salão de beleza, de manicure ou de estética em pouco tempo. Quer uma dica? Comece já a fazer seu networking, pois aí é que estão concentrados os seus potenciais clientes!

E os salões de beleza que já estão estabelecidos no mercado? Deixarei de fora? Nem pensar! Até mesmo os salões de beleza que já estão na ativa há algum tempo podem ter em falta alguns equipamentos ou queiram repaginar o seu salão. Portanto, aproveite também este público-alvo para divulgar os seus produtos.

Depois de encontrar a sua clientela, outra atitude que você deve ter é pensar em estratégias para as fidelizar. Oferecer brindes, facilidades e diversas formas de pagamento, entregas delivery, descontos, promoções e muito mais!

Veja também: Como Conseguir Dinheiro Para Investir Em Seu Negócio 

Localização ideal e concorrência de uma loja de produtos de salão de beleza

Se você tem dúvidas de como abrir uma loja de produtos de salão de beleza, então aqui vai uma dica extremamente importante: analise bem onde instalará a sua loja de produtos de salão de beleza.

Abrir um próprio negócio reuni muito mais planejamento do que dinheiro, e a localização faz parte deste planejamento, sendo uma das principais causas do sucesso ou fracasso de um empreendimento. Caso você abra a sua loja de produtos de salão de beleza em um local pouco movimentado, por exemplo, quem encontrará a sua loja? Detalhes como estes devem ser muito bem analisados.

Pesquise o potencial dos seus consumidores da região que deseja instalar a sua loja de produtos de salão de beleza, se há um número significante de salões e institutos de beleza por lá, se é um local com grande movimentação de pessoas, etc. Tudo isso te ajudará a definir o melhor local para a abertura do seu estabelecimento.

Outro detalhe que também precisa ser analisado antes de instalar a sua loja de produtos de salão de beleza em qualquer lugar é a concorrência presente ali. Se houver muita concorrência onde você deseja abrir o seu negócio, isto pode indicar tanto um ponto negativo quanto positivo: o negativo é que você terá que concorrer, e o ponto positivo é que se eles estão ali, há mercado. A melhor atitude que você pode ter nesta situação é fazer uma análise da sua concorrência. Pesquise quais os produtos que eles vendem, qual o público-alvo que eles atingem, quais as marcas vendidas, a qualidade, os preços praticados, e etc. A partir disso você consegue traçar uma linha para um diferencial.

Pessoal necessário para abrir uma loja de produtos de salão de beleza

Não que seja necessária uma pessoa com um currículo recheado de experiência em vendas e que fala 8 idiomas diferentes. Porém, encontrar pessoas competentes e que saibam atender bem um cliente, assim como entenda sobre o que está vendendo é muito importante.

De início, não há a necessidade de contratar uma grande quantidade de funcionários para trabalhar na sua loja de produtos de salão de beleza. No entanto, cerca de uma pessoa para o caixa e mais duas outras para a área de atendimento é essencial. Conforme a procura pela sua loja for aumentando, você também pode aumentar respectivamente o seu pessoal.

Como abrir uma loja de produtos de salão de beleza

Produtos e equipamentos de uma loja de produtos de salão de beleza

Os produtos a serem vendidos em uma loja de produtos de salão de beleza são muitos, indo desde os cosméticos até os equipamentos. Em relação aos cosméticos, é importante que você se atente às marcas mais utilizadas no mercado da beleza e invista nelas. Lembre-se de que, prestar atenção nas datas de validade e licença da Vigilância Sanitária também é importante para vender apenas produtos de qualidade.

Os equipamentos de uma loja de produtos de salão de beleza são muitos, indo desde os vapores saturados, estufa (para esterilização), seringas, máscaras, toucas, aventais, lavatórios, cadeiras, mesas de manicure, secadores, pranchas alisadoras, escovas, babyliss, equipamentos para depilação a laser, peeling e diversos outros equipamentos que são usados nos salões de beleza, de manicure e clínicas estéticas.

Investimento necessário em uma loja de produtos de salão de beleza

De acordo com as estimativas do Gera Negócios, para abrir uma loja de produtos de salão de beleza você terá que ter guardado um capital de cerca de R$80 mil à R$100 mil reais, ainda dependendo dos produtos que você venderá no seu estabelecimento.

Agora que você já sabe como abrir uma loja de produtos de salão de beleza, que tal começar o seu plano de negócios? Caso você não saiba como desenvolvê-lo, em um dos posts aqui do Gera Negócios explicamos como você pode fazer um plano de negócios perfeito. Não deixe de conferir e bons negócios!

Leave a Reply