Técnicas de atendimento para vender mais

Você já pensou em aumentar as suas chances de vender em até 50%? Pois é, existem umas técnicas de bom atendimento que podem te ajudar nisso e o Gera Negócios te conta cada uma delas!

Um excelente atendimento é um dos primeiros pontos que os clientes reparam quando entram em um estabelecimento, até mesmo mais do que os próprios produtos em si, que é o que ele está interessado.
Nem todos os clientes procuram apenas por promoções, preços ou um produto especial, às vezes, o que eles realmente querem é serem bem atendidos e terem uma experiência positiva durante a sua compra!

Técnicas de atendimento para vender mais

Se você quer aumentar a sua receita, então siga essas 5 dicas de técnicas de vendas que separamos para você. E caso você queira melhorar o desempenho dos seus funcionários, não deixe de compartilhar com eles estas informações, afinal, conhecimento nunca é demais! Veja:

5 dicas de técnicas de atendimento

Para que a compra seja concretizada, é importante que você siga o passo a passo abaixo:

1. Aborde com felicidade, SORRIA!

Sorrir nunca é demais, e quem não adora quando é recebido em um estabelecimento com alguém que está feliz em te atender? Ao entrar na loja, se o cliente perceber a sua felicidade, ele logo se sentirá bem e com vontade de olhar todos os produtos dali. Dê um belo de um “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite” com um sorriso no rosto!

2. Encontre o que o seu cliente deseja – Ouça com humildade

Quando um cliente entra em uma loja, às vezes ele pode estar apenas de passagem e nem sabe o que gostaria de encontrar ali. Então, se você cumprimenta-lo com um “Bom dia, como posso ajudar?” e ter como resposta “Só estou olhando”, procure sondá-lo com humildade e sempre reparando no que ele mais observa com interesse.

Fazendo isso, você vai entender rapidamente o gosto dele e pode começar a usar suas técnicas de vendas, mostrando novidades daquele estilo. Não se esqueça de iniciar a sua sondagem com perguntas mais fechadas, do tipo “Como posso ajudar?” e depois vá para as mais abertas “Você acha que esse sapato combinaria com a ocasião?”, “Você deseja esse vestido para alguma ocasião em especial, posso saber qual?”.

Estabelecendo um diálogo com o seu cliente, você consegue encontrar mais facilmente aquilo que ele deseja. Dica extra: logo que começar o atendimento, pergunte imediatamente o nome do seu cliente, ele se sentirá mais confortável e a experiência em ser chamado pelo nome se tornará mais especial para ele.

3. Contorne as objeções com argumentos construtivos

É muito fácil falar, mas muito difícil de reproduzir. Quebrar as objeções dos seus clientes pode ser uma missão um tanto complicada e que necessitará de muito jogo de cintura e argumentos construtivos seu e de seus funcionários. Além disso, tenha humildade o suficiente para entender o porquê dele dizer tantos “nãos”, e contorne com bons motivos para ele dizer “sim”.

Leia também: Como Ser Um Vendedor De Sucesso 

4. Faça vendas adicionais

Se você é o dono do seu próprio negócio, ótimo, então vendas adicionais é sinônimo de mais lucros para você e é por isso que você deve batalhar para conseguir que seu cliente leve mais do que ele precisava. Se você é funcionário, um bom motivo para vender mais é ganhar comissões quando bater as suas metas de vendas e, caso você não tenha esse benefício, corre já falar isso com o seu chefe!

Uma dica de venda adicional é quando você está vendendo uma bota infantil, por exemplo. Porque não oferecer próximo a finalização da venda um par de meias super fofos para sua mini cliente? Ela, com certeza, irá querer e a mãe provavelmente não negará!

5. Feche as vendas com propostas futuras

Apenas finalizar a venda, receber pelo o que vendeu e dizer tchau ao cliente não é o jeito mais fácil de garantir a volta dele. Para começar, já peça para ele se o mesmo deseja fazer um cadastrinho na sua loja para saber das novidades quando elas chegarem, promoções e dias malucos. Passe o número do Whatsapp da loja, o contato do Facebook e o telefone e diga que sempre que precisar, pode entrar em contato por ali.

Técnicas de atendimento para vender mais

Oferecer alguns mimos após a finalização da compra também pode ser uma maneira de fidelizar um cliente, já que eles gostam de se sentirem importantes. Se você tiver uma loja de sapatos, por exemplo, oferecer um chaveirinho de sapato pode ser uma ótima opção. Agendas, calendários personalizados, óculos de sol, relógios, kits de beleza, brinquedos (quando for lojas infantis), também podem ser legais.

Ah, não se esqueça de levar seu cliente até a porta, para que ele sempre retorne!!!
Ufa, quanta dicas excelentes, não é mesmo? Tomara que após conhecer elas você possa aplica-las na sua loja e aumentar as suas vendas em até 50%, até porque o bom atendimento é tudo e faz a total diferença. Não se esqueça de compartilhar essa matéria e nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e dicas que postamos aqui no blog sobre o universo do empreendedorismo.

Ainda restou alguma dúvida sobre as técnicas de atendimento para vender mais? Então deixe o seu comentário que te responderemos o mais breve possível!

Leave a Reply