Como montar uma empresa de reforma de estofados

Os sofás são móveis indispensáveis nas casas das pessoas, uma vez que é um local de conforto e que a família toda se aconchega. Mas, com o passar do tempo e uso constante, o sofá acaba ficando desgastado, velho, perdendo seu conforto e, até mesmo, saindo de moda. Quando a “vida útil” desse móvel está chegando ao fim, é comum as pessoas comprarem novos ou, a opção mais viável financeiramente, reformarem.

Como montar uma empresa de reforma de estofados

Pensando nisso e, principalmente, no quanto este serviço faz sucesso, investir em uma empresa de reforma de estofados pode ser uma ideia extremamente lucrativa.

Mas, para isso, é importante que o empreendedor pense em detalhes importantes no planejamento de uma ideia de negócio, como a localização, estrutura, terceirização de transportes, concorrência, investimento e muito mais! Se você quiser conferir todos estes detalhes, basta vir comigo que nos próximos parágrafos vou te dar diversas dicas de como montar uma empresa de reforma de estofados. Veja só!

Leia também: Como Abrir uma Fabrica de Toldos 

Estrutura física de uma empresa de reforma de estofados

O espaço de uma empresa de reforma de estofados precisa ser grande, uma vez que os itens a serem reformados na loja serão grandes, o que exige uma estrutura maior. Investir em um espaço que acomode até 5 sofás simultaneamente é importante, bem como espaço para guardar as ferramentas necessárias e tecidos que os reformistas precisarão.

Não se esqueça de investir em um catálogo contendo todos os modelos de tecidos, cores e texturas para que o seu cliente possa encontrar aquele que mais agrada o seu gosto. A napa, por exemplo, é um dos materiais mais utilizados na reformação de estofados, principalmente os sofás, mas ainda existem diversas outras opções de tecidos mais nobres.

Até agora nós falamos apenas do sofá, uma vez que este é o móvel mais comum de se levar até uma empresa de reforma de estofados, mas ainda existem diversas outras opções de estofados que você pode receber encomendas na sua loja, como cadeiras almofadadas, mesas, poltronas, puffs, cabeceiras e entre diversos outros itens da mobília de uma casa.

Localização ideal para abrir uma empresa de reforma de estofados

Embora os clientes de uma empresa de reforma de estofados serão os que procurarão por esse serviço e não o empreendedor que irá até eles ou precisará chamar a atenção, é importante instalar este tipo de negócio em locais com boa visibilidade e de fácil acesso, como ruas com grande fluxo de pessoas, centro comerciais e entre outros. Isso ajuda a sua empresa ser mais conhecida e, assim, quando o seu potencial cliente precisar dos seus serviços, ele lembrará do seu estabelecimento. Está aí outro motivo para investir em uma fachada chamativa.

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um convite atrativo para a contratação de um serviço, por isso, invista sempre em um bom atendimento e ofereça sempre um trabalho de qualidade. Leve o seu catálogo de tecidos e cores até a casa do seu cliente, ofereça reparos ali mesmo, ande sempre com um kit básico de ferramentas, etc.

Caso você vá ficar apenas na reforma dos estofados e contratará outra pessoa para cuidar desta parte de atendimento, é fundamental que você contrate um funcionário com boa comunicação, experiência em vendas e que seja simpático, isso ajuda muito no sucesso do seu negócio.

Preços cobrados por uma empresa de reforma de estofados

O primeiro passo ao precificar os seus serviços é ser sincero com seu cliente. Quando um cliente ir até você e o estado do estofado ser extremamente ruim, é importante que você o avise e o aconselhe a optar por comprar um novo, uma vez que a reforma pode sair mais cara. Isso é essencial, pois o seu cliente está procurando economizar em uma reforma e não ter mais prejuízos.

Além disso, desde o primeiro contato da empresa com o cliente, já faça uma estimativa do preço médio a ser cobrado pelo serviço, pois geralmente as pessoas não têm ideia do valor cobrado pela reforma de um estofado, principalmente quando são de móveis maiores, como um sofá.

Também reforce sempre que possível a qualidade do serviço oferecido pela sua empresa de reforma de estofados, que o trabalho é perfeito e existe garantia. Além disso, lembre o seu cliente da economia que ele está tendo ao investir na reforma e não comprando um novo, isto tudo ajuda a fechar o contrato com mais facilidade.

Transporte de uma empresa de reforma de estofados

O transporte de uma empresa de reforma de estofados para levar os móveis da casa do cliente até a oficina e vice-versa também é um quesito a ser pensado desde já, pois exige bastante investimento. Se você já tiver uma caminhonete, o processo fica mais facilitado e você mesmo ou funcionários poderão fazer a busca e entrega.

Mas, se a realidade for outra, você também pode terceirizar o serviço de transporte dos estofados sem problemas. Entretanto, pesquise sempre para encontrar opções mais econômicas.

Como montar uma empresa de reforma de estofados

Funcionários necessários para funcionar uma oficina de reforma de estofados

Os funcionários necessários para uma empresa deste tipo não são muitos e o básico será apenas um marceneiro e outro com experiência em carpintaria. Porém, conforme o seu negócio se torne preferência entre os seus potenciais clientes, o certo é investir na contratação de mais pessoal para trabalhar para você, evitando acumular serviços e atrasos na entrega.

Investimento inicial em uma empresa de reforma de estofados

Uma oficina de reforma de estofados precisa de alguns materiais para começar e, por isso, há um pouco de investimento nisso. Com cerca de R$10 mil reais você consegue abrir o seu negócio, incluindo a abertura da empresa, custos com ferramentas, aluguel de um espaço e contratação de funcionários.

Agora que você já sabe como montar uma empresa de reforma de estofados, chegou a hora de começar o planejamento da sua ideia de negócio. Se você tiver mais alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário abaixo e não se esqueça de seguir o Gera Negócios nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades que postamos aqui no blog. Bons negócios!

Leave a Reply