Como encontrar uma boa ideia de negócio

Atualmente, o mercado brasileiro está se expandindo e o que não faltam são oportunidades de empreitadas que podem fazer sucesso. Mas, como encontrar uma boa ideia de negócio? E não estamos falando de um negócio de esquina, e sim de um mercado que ainda não fora atendido e que tem muito para mostrar.

A resposta para esta pergunta pode parecer difícil em um primeiro momento, afinal, as boas ideias de negócio não saem andando por aí esperando que alguém “trombe” com elas. No entanto, na verdade, como encontrar uma boa ideia de negócio pode ser muito mais fácil do que parece, afinal, basta que você saiba procurá-las. Como? Racionalizando a sua procura.

Como encontrar uma boa ideia de negócio

Diferente do que muitos empreendedores pensam, o ponto chave não é ter uma ideia mirabolante, uma boa ideia de negócio, mas sim de certificar-se que esta pode ser uma empreitada que tenha futuro, antes mesmo de dar vida ao negócio.

E é justamente isto que queremos explorar neste artigo se você tem dúvidas de como encontrar uma boa ideia de negócio. Logo a seguir, vamos te dar algumas dicas de como encontrar e analisar a viabilidade de uma ideia de negócio. Veja abaixo!

Procure por inspirações no exterior

Não me entenda mal: não estou te dizendo para copiar uma ideia de negócio que existe lá fora e reproduzir aqui no Brasil. Além de poder acarretar em complicações legais, você ainda não estará usando a sua própria criatividade. O que estamos querendo dizer é que, buscar por inspirações no exterior, pode te ajudar a desenvolver uma ideia de negócio que tenha uma estrutura para dar certo.

Procure por um conceito trabalhado lá fora, adapte para as necessidades dos brasileiros e quem sabe você encontre um novo nicho para investir e ter sucesso!

Não seja mais um, procure por mercados ainda não explorados

Diferente do que muitos empreendedores pensam, ainda não foi explorado nem 1% de oportunidades de negócios para abrir aqui no Brasil. Pode parecer que o mercado já tem de tudo, porém, ele é muito mais amplo do que isso e as necessidades dos brasileiros estão crescendo a cada dia que passa, principalmente com os avanços tecnológicos, afinal, quem achou que o agora famoso pau de selfie teria essa explosão de vendas? É apenas um exemplo, mas dá para ver como há coisas que ainda podem ser criadas e que, por mais bobo que seja, agregue um certo tipo de valor ou atenda a uma necessidade.

Mas então, como encontrar uma boa ideia de negócio com demanda ainda não atendida, ou se for, que não esteja satisfeita? Simples! Basta que você procure, mas procure muito mesmo, o que as pessoas estão precisando e procurando no mercado, mas não acham. Podem ser coisas simples, como utensílios de cozinha que facilitam alguma coisa, por exemplo.

Conheça também Como Ser Um Empreendedor De Sucesso, vale a leitura.

Reúna as suas paixões com a sua vontade de empreender

Você provavelmente possui as suas paixões por algumas ideias de negócios que sequer foram colocadas no papel. Pode ser que elas sejam “bobas”, simples demais ou que pareça que não dará certo em um primeiro momento. Porém, justamente por esse medo e insegurança, que diversas outras ideias já foram desperdiçadas e que poderiam estar fazendo muito sucesso no mercado.

É claro que gostar do que você vai investir não é tudo. Desenvolver um plano de negócios para a analisar a viabilidade do negócio é muito importante, pois ele pode ser tanto viável, como pode ser uma ideia que não tenha futuro no mercado brasileiro.

Conte com outras pessoas para te ajudar na busca da ideia de negócio perfeita

Sabe os seus amigos que torcem por você? A sua família? A sua namorada(o)? Pois então, mesmo que muitos empreendedores achem que é melhor guardar as suas ideias unicamente para si, esse pode ser um desperdício de receber novas opinião que podem, até mesmo, incrementar nessa ideia.

Faça uma discussão com algumas das pessoas mais próximas a você sobre a sua ideia de negócio. Fale sobre os pontos chaves que você pensou e as expectativas que você tem nesse projeto. Expondo o seu lado sobre isso, as pessoas poderão dar uma opinião se a ideia é válida ou se ainda falta algum detalhe.

Como encontrar uma boa ideia de negócio

O seu negócio é realmente viável?

Como analisar a viabilidade de uma ideia de negócio? Essa pergunta pode parecer difícil, mas na verdade o que você precisa analisar, além das pesquisas de mercado que são extremamente importantes, os custos com despesas de equipamentos, locações, construção e outros detalhes econômicos que fazem parte da concepção da sua proposta.

O seu negócio é escalável?

Aqui está outra pergunta importante de ser respondida: será que o seu negócio é escalável, ou seja, será que ele tem a oportunidade de crescer ao longo dos anos? Se você quer saber como encontrar uma boa ideia de negócio, está aí um ponto a ser avaliado muito bem.

E aí, empreendedor ou futuro empreendedor, o que achou das nossas dicas de como encontrar uma boa ideia de negócio? Saiba que além de tudo o que nós abordamos anteriormente, também é fundamental que você confie nos seus instintos e não desperdice um bom projeto por medo. Não se esqueça de deixar o seu comentário e nos acompanhar nas redes sociais. Bons negócios!

Leave a Reply