Como abrir uma fábrica de toldos

Uma das soluções mais simples contra chuvas em janelas e portas e até mesmo o sol, é colocando um toldo para proteger. Basicamente, um toldo é uma proteção que se assemelha a uma cobertura de garagem, geralmente feito de lona, acrílico ou policarbonato. Por ser bastante requisitado em residências, comércios e para varandas de apartamentos, abrir uma fábrica de toldos pode ser uma excelente ideia de negócio lucrativa.

Como abrir uma fábrica de toldos

Portanto, se você está pensando em como abrir uma fábrica de toldos, você veio ao lugar certo, pois o Gera Negócios dedicou este artigo especialmente para tratar sobre este empreendimento, ou seja, te dar diversas dicas e sugestões da melhor forma de como abrir uma fábrica de toldos. Confira logo a seguir mais informações!

Por que abrir uma fábrica de toldos

Negócios que agregam valor ao cliente são os que mais estão em falta no mercado hoje em dia. Por isso, investir em um empreendimento que realmente ofereça um produto ou serviço que atenda as reais necessidades de uma pessoa é muito importante e, nisso, a fábrica de toldos se encaixa perfeitamente.

Além disso, abrir uma fábrica de toldos é garantia de sucesso, uma vez que, por não ser um produto relativamente barato (principalmente os de acrílico e policarbonato), você terá uma boa margem de lucro e sempre terá clientes caso torne a sua fábrica conhecida na região.

Leia também: Como abrir um Negócio  com Pouco  Dinheiro 

Como funciona uma fábrica de toldos?

A fábrica de toldos é a responsável pelo manejo deste produto, começando desde a medição do local a ser instalado o produto até a instalação no espaço combinado com o cliente. O toldo é vendido por metragem, ou seja, o seu valor varia conforme o metro quadrado. Algumas fábricas também colocam preços diferentes dependendo do material a ser utilizado na produção do toldo, como a lona (que é o mais em conta), policarbonato ou acrílico (no caso, o mais caro).

A empresa, sempre que um cliente entra em contato com ela, deve agendar uma visita com o cliente e mandar um representante de vendas da empresa de toldos para medir o espaço (visita cobrada ou não), uma vez que nem sempre os clientes tiram as medidas corretas. Depois disso, começa a fabricação do toldo e, posteriormente, a instalação no comércio, residência ou qualquer outro espaço que o seu cliente combinou.

Você pode sempre fazer descontos para seus clientes quando o pagamento é antecipado ou à vista, o que é um agrado que todo mundo gosta. Além disso, facilitar na hora do pagamento, como parcelamento, cheques e cartões de crédito também é um diferencial que irá destacar a sua fábrica de toldos das demais.

Além disso, para funcionar corretamente uma fábrica de toldos e a mesma ser reconhecida pelos clientes, é importante que seja investido no cumprimento de prazos e, se possível, fabricar o toldo sempre no menor tempo possível.

Quem quer um toldo, geralmente, acaba se lembrando do item de última hora, quando está em uma época de chuva. Por isso, quanto mais rápido você entregar o pedido, mais satisfeito o seu cliente ficará.

Clientes e concorrência de uma fábrica de toldos

Os clientes de uma fábrica de toldos são muito abrangentes, indo desde pessoas que desejam instalar este item para proteger as janelas ou portas da sua casa, até comércios como lanchonetes, restaurantes e demais estabelecimentos que queiram proteger as suas fachadas.

Em relação à concorrência, no caso de uma empresa de toldos, não há muita e mesmo que tenha na sua região, o público-alvo é sempre grande, já que muitas pessoas precisam instalar ou trocar este item, assim como há diversos comércios por aí, tanto antigos quanto surgindo no mercado.

A melhor localização de uma fábrica de toldos

Como o cliente sempre irá atrás de uma fábrica de toldos pedindo o serviço, geralmente por telefone, a localização não se torna um fator tão importante. O ideal é instalar uma empresa de toldos em zonas industriais, principalmente por este ser um empreendimento que faz barulhos e pode incomodar bastante dependendo de onde esteja localizado.

Estrutura de uma fábrica de toldos

Não há muito segredo em uma fábrica de toldos, na verdade, o que você mais precisará é de espaço. Cerca de 100m² é o suficiente para empresa deste tipo e que suporte até 10 toldos por dia. Além disso, é necessário um local para servir de escritório, caso alguns clientes vão até sua fábrica. Um estoque para os materiais e ferramentas também é indispensável, além de um estacionamento para guardar o veículo de transporte dos toldos.

Funcionários de uma fábrica de toldos

É necessário ao menos uma pessoa responsável pelo caixa e atendimento da empresa na própria fábrica, podendo ser o próprio empreendedor. Uma pessoa exclusiva para fazer o atendimento domiciliar, assim como tirar as medidas do local a ser instalado o toldo também é preciso. Fora isso, é necessário profissionais qualificados para fabricar os toldos, sendo que a quantidade dependerá de quantos toldos você pegará por dia.

Como abrir uma fábrica de toldos

Capital necessário para abrir uma fábrica de toldos

Uma fábrica de toldos não é um empreendimento simples e, por isso, será necessário um bom montante para começar este tipo de negócio. De acordo com as estimativas do Gera Negócios, o empreendedor terá que investir cerca de R$ 80 mil à R$ 150 mil reais em uma fábrica de toldos de pequeno à médio porte. Mas, vale lembrar que este valor pode sofrer flutuações dependendo do porte do negócio, estrutura, quantidade de clientes, funcionários e gastos com aluguel ou construção de um espaço.

Divulgação de uma fábrica de toldos

Como já foi dito anteriormente, é a fábrica de toldos quem geralmente recebe o contato dos clientes e, por isso, é importante que você torne a sua empresa conhecida para que o seu público-alvo possa te encontrar.
Investir na criação de um site, em propagandas em rádios, anúncios nas redes sociais como o Facebook, tudo isso é indispensável para garantir uma boa visibilidade do seu negócio.

Agora que você já sabe como abrir uma fábrica de toldos, chegou a hora de dar vida a sua ideia de negócio. Não se esqueça de seguir o Gera Negócios nas redes sociais e deixar o seu comentário logo abaixo nos dizendo o que achou desta matéria. Bons negócios!

Leave a Reply