Guia para abrir um supermercado na sua região

Está pensando em montar um supermercado e não sabe como? Primeiro você tem que avaliar o local onde você quer montar seu negócio, primeiramente você já estudou o comércio do ramo alimentício por perto?  já percebeu uma possibilidade de negócio nessa região? É muito importante estar atento a algumas informações importantes antes de investir em um negócio.

Guia para abrir um supermercado na sua região

Quer montar  seu primeiro negócio? Saiba por que muitas pessoas estão abrindo lanchonetes pequenas 

Primeiro Passo Para Montar um Supermercado

O primeiro e mais importante passo para montar um supermercado deve ser a elaboração do Plano de Negócios. Nesse plano você irá responder a questões como: quanto pretendo investir para montar o supermercado, sua expectativa de lucro, onde será localizado o supermercado, como será sua equipe, enfim, todo o planejamento para o seu negócio.

Além de avaliar a viabilidade do negócio, o plano irá contribuir para que você não falhe nos primeiros anos de atividade, e acaba tendo que fechar. O plano de negócio servirá para montar o supermercado, e fazer o acompanhamento do desempenho, pois servirá de parâmetro de comparação na avaliação.

Para aqueles que desejam montar um negócio menor para depois investir em um supermercado, podem abrir um pequeno mercadinho com um investimento pequeno.

É necessário lembrar que no ramo alimentício, é preciso cumprir uma série de exigências quanto à produção, manipulação e armazenamento de seus produtos.

Por isso, antes de qualquer coisa, procure saber todos os detalhes das exigências para montar o supermercado junto ao órgão responsável pela fiscalização. Só depois de toda a regularização, você terá direito à Licença de Funcionamento.

Como fazer um Bom Plano de Negócio?

Fique atento aos encargos, taxas e toda a tributação que envolve o negócio. Só para os impostos básicos, o ICMS, tem recolhimento mensal de 17% e ISS, de 2% a 5%. Mas esses são apenas alguns dos muitos recolhimentos que terá de fazer.

Segue algumas dicas para montar um supermercado.

Você deve pensar que mesmo ao montar um supermercado menor, terá de ter um bom atendimento, preço competitivo ou conveniência, limpeza, variedade e organização de produtos e confiança.

E por parte do novo empreendedor não pode faltar dedicação, ou seja, esqueça das horas sem atividade, finais de semana e feriado.

É importante saber a logística de um supermercado, desde o layout para supermercado até os equipamentos para montar supermercado, por isso, jamais abra mão de ter um bom plano de negócio supermercado.

Preço de Venda Dos Produtos

O preço de venda é formado pelo custo da mercadoria vendida, somado custos e lucro pretendido. Além destes fatores que compõem o preço de venda das mercadorias é preciso observar os preços dos concorrentes.

Algumas  promoções dos supermercados são feitas com descontos em alguns produtos, sendo que muitos ficam com margem zero de lucro para atrair o consumidor, o qual já no supermercado acaba levando outros produtos e compensando o produto que está sendo vendido a preço de custo.

Controle Financeiro Após Montar o Supermercado

Para obter sucesso ao montar um supermercado é essencial um bom acompanhamento financeiro do seu negócio, pois você trabalhará com produtos de alta rotatividade,  e pequena margem de lucro o que pode gerar uma falsa sensação de lucratividade ao lidar com muito dinheiro todos os dias. No entanto, quase todo este dinheiro é para pagar fornecedores, funcionários, aluguel, energia, dentre outros custos.

É necessário verificar sempre o fluxo de caixa do supermercado e fazer um bom planejamento para evitar despesas financeiras desnecessárias, como juros de cheque especial ou antecipação de vendas à prazo. Administrar bem as compras e vendas à prazo do supermercado é essencial para aumentar a lucratividade.

Guia para abrir um supermercado na sua região

Segue algumas dicas fundamentais

Os gastos estão relacionados a uma série de coisas externas, umas cadeias de argumentos vão justificar o investimento dos seus clientes. E eles incluem o momento da vida deles como um todo, em níveis bastante abrangentes.

De saída, essas são dicas fundamentais para a gestão da pequena empresa. Três simples lições, que podem te evitar uma dor de cabeça muito grande!

Basicamente, se pergunte: para quem vou abrir meu negócio? Em que contexto e se as experiências dos outros com este negócio valem a pena? Considerando esses fatores em uma análise de mercado, a chance de você errar fica bem menor.

Boa Sorte !!

Leave a Reply