Como montar um salão de beleza

Uma coisa é fato: O mercado da beleza está crescendo drasticamente nos últimos anos. Isso acontece, pois nos dias de hoje cada vez mais homens e mulheres estão passando mais tempo de suas vidas cuidando da própria aparência. Ir a salões de beleza, manicure ou estética se tornou parte da vida das mulheres brasileiras e elas não deixam de lado ir a tais lugares pelo menos uma vez por mês. Tendo em vista tais situações, várias pessoas estão começando a investir nesse setor pelo fato da grande demanda e pela grande lucratividade. O problema é que quem nunca iniciou o seu próprio negócio dificilmente sabe por onde começar, o que fazer, ou seja, não tem nem ideia de como montar o seu espaço. E foi por essas e outras que hoje resolvi fazer esse artigo para dar algumas dicas de Como montar um salão de beleza. Confira.

montar salao de beleza

Quer criar algo ainda mais especifico? Veja as dicas para montar salão de manicure ou de cabeleireira.

Defina um plano de negócios

O maior erro que os novos empreendedores cometem é a ausência de um plano de negócios. Deixar de lado pequenos detalhes que são analisados durante o planejamento podem ser cruciais para que você vá à falência. Mas, como assim definir um plano? Simples, coloque no papel toda a sua estratégia de sucesso. Comece conhecendo o mercado em que irá atuar, analise a concorrência, calcule o investimento, arranje o melhor espaço, invista em marketing e divulgação e etc.

Investimento

Sem sombras de dúvidas, o fator que pesa no bolso dos novos empreendedores é o investimento inicial. Por conta disso, é extremamente importante que você calcule corretamente o capital necessário para montar o seu salão de beleza, para que desse modo seja descartado as chances de futuros imprevistos. Além disso, caso você não tenha tanto dinheiro para investir no momento, vale ressaltar que diversos bancos aqui no Brasil fazem financiamentos para pessoas que desejam abrir o próprio negócio. Vale a pena ir atrás de mais informações caso seja necessário. Para começar um salão de beleza relativamente grande, com todos os equipamentos essenciais, o valor gira em torno de aproximadamente entre R$ 35 mil à R$ 40 mil reais.

salao de beleza

Equipamentos Necessários

Os equipamentos necessários para começar um salão de beleza não são poucos, mas é claro que isso irá depender dos serviços que você irá disponibilizar dentro dele. Os mais comuns são: Cadeiras e bancadas com espelhos; lavatórios; secadores; tesouras; pentes; escovas; equipamentos para manicure pedicure, podólogo, depilador; mesas e cadeiras para manicure; aparelhos para esterilização; sofás e puffs.

Funcionários ou Alugar cadeiras?

Essa escolha depende de cada empreendedor. Particularmente, aconselho que você tenha funcionários ao invés de alugar cadeiras, uma vez que só dessa forma você terá total controle de bom atendimento. Além disso, você poderá exigir qualidade por parte do trabalho do seu empregado e garantir a satisfação das suas clientes. Já se você alugar cadeiras, apesar dos gastos com benefícios serem quase nada, o profissional será autônomo e você não poderá opinar no trabalho dele, ou seja, se não está bom, não está agradando as clientes, pode acontecer do seu lugar ficar “mau na fita”.

marketing salao de beleza

Marketing e Divulgação

Propagandas, panfletos, redes sociais são ótimas ferramentas de divulgação que garantem o sucesso do seu salão de beleza, uma vez que só assim cada vez mais pessoas irão conhecer o seu trabalho. Por isso, não hesite em usá-las a seu favor, principalmente as redes sociais como o Facebook.

Legalidade

Não adianta ter um negócio já montado e pronto para abrir as portas se ele não está legalizado. Por isso, antes de qualquer coisa, aconselho que você contrate um contador ou um técnico em contabilidade para ajuda-lo nesses quesitos. Fazer um contrato social, registrá-lo, INSS e etc, são apenas alguns dos custos legais que você terá.

Leave a Reply