O assunto de franquias é algo que te interessa? Por isso, se você quer conhecer mais sobre o universo do franchising, vai ficar por dentro de tudo que você precisa saber sobre franquias. Esse é um assunto que é muito procurado por quem tem um dinheiro disponível para investir e quer começar o seu próprio negócio.
Uma empresa que já está com bem estabelecida pode começar a oferecer o franchising, onde se compartilha algumas vantagens da marca e da empresa com pessoas interessadas em também ter um negócio. Com franquias com investimentos bem baixos e outras bem altos, os seus rendimentos podem ser compatíveis com os valores.
Tudo que você precisa saber sobre franquias
Quando uma empresa já tem um conhecimento de modelo de negócios e a sua marca já está bem estabelecida, ela consegue vender o que já construiu e licenciar a sua marca para uma outra pessoa. Essa pessoa está autorizada a replicar o que a empresa fez através do seu próprio negócio.
A empresa vai conseguir ganhar ainda mais espaço, expandindo os seus negócios e sem precisar investir para conseguir isso, visto que não vai precisar abrir novas unidades sozinha e nem gerenciar cada uma delas. O franqueado por sua vez vai receber uma marca, um conhecimento e todo o suporte.
VEJA TAMBÉM: Melhores produtos para revender direto da fábrica
Quem compra uma franquia vai ganhar uma marca e conhecimento já estabelecido, sem precisar correr grandes riscos ao começar um negócio novo. A compra de um modelo que já foi testado e os benefícios de estar em uma rede conhecida, faz com que haja muitas vantagens para que a rede consiga continuar se desenvolvendo.
Dicas para comprar uma franquia
Muitas pessoas querem ser donas do seu próprio negócio, mas não tem habilidades para criar um produto ou no preparo de algum alimento, por exemplo. Essas pessoas não precisam se sentir impossibilitadas de empreender, pois as franquias apresentam segmentos bastante diferenciados para cada gosto.
Para começar uma franquia, é importante avaliar o tipo de atividade que vai ter afinidade com as coisas que você gosta. Existem franquias que realmente são muito lucrativas, mas se não tem nada a ver com você, pode não te trazer retorno emocional. Por isso, o lucro é importante, mas também não vai ser tudo.
Definir quanto de capital está disposto a investir, pois a partir daí, é possível pesquisar na internet ou procurar pelas feiras de franquias que podem existir na sua cidade. Encontra algumas marcas para dar uma estudada detalhadamente em cada uma delas. Conheça as empresas disponíveis e veja suas vantagens e desvantagens
A empresa franqueadora pode te dar um atendimento muito bom ou ruim, tente encontrar outros franqueados para ver como estão os resultados dele. Veja quem é o público alvo das franquias que se interessou e veja se realmente é algo que tem a ver com o seu dia a dia e a sua história.
A lucratividade de uma franquia costuma variar bastante, mas a maioria delas apresenta uma média de 7% a 20% do faturamento. As franquias de serviço costumam ter lucros melhores do que as que vendem produto. Mas não adianta muito ter um percentual de lucratividade alto, se não há um bom faturamento.
VEJA TAMBÉM: Como montar um estúdio de tatuagem
Há um tempo de retorno também que se é calculado para verificar a projeção do faturamento, além das despesas e lucros que uma unidade franqueada pode dar. O retorno vai acontecer quando o lucro acumulado for o mesmo valor do investimento, algo bem importante de se entender também para ver tudo o que você precisa saber sobre franquia vale a pena para esse negócio.