Ter uma concessionária é um grande desafio financeiro e uma grande aposta na economia e na recuperação das vendas de carros, pois esse mercado é muito desafiador no momento, porém a maioria das pessoas precisa de um carro e a venda de carros apesar de exigir um alto investimento tem também grande potencial de retorno, já que como se sabe um carro é um bem durável em se investe no mínimo 25.000 reais em um carro novo.
Uma concessionária tem duas funções principais que são a venda de carros e o conserto e manutenção dos mesmos. Então se você está disposto a investir nesse negócio trazemos algumas dicas importantes para ter maior sucesso na sua venda de automóveis.
Está pensando em ter seu próprio negócio? Conheça as ventagens de se montar uma Lanchonete Pequena
Como montar uma revenda de carros
Avaliar a necessidade dos clientes – A primeira coisa a se fazer é uma pesquisa de mercado para determinar se há demanda para o produto. Uma vez determinada à demanda é momento de descobrir como a atender.
Descobrir quantos carros vendidos na sua região e uma vez sabendo quantos carros são vendidos pesquise agora quantos são carros, caminhonetes, caminhões, carros usados em relação aos novos etc..
Por fim defina quantos carros são vendidos por marca na sua região e quantos consumidores que moram na sua região tiveram que se afastar para comprar um carro dessa marca. Isso pode te dar uma boa ideia a respeito de qual marca fazer uma revenda.
Definir o público alvo – É fundamental encontrar um perfil de cliente. Descobrir o que os seus clientes em potencial têm em comum. Preste atenção a idade, o gênero, a ocupação e a renda dos clientes que você está tentando atrair. Por exemplo, se você tiver uma concessionária da marca x, descubra o perfil do consumidor do carro x.
Pesquise também se o seu público alvo tem o costume de levar seu carro para consertar na autorizada, isso pode te ajudar a planejar os serviços mais adequados a esse cliente.
Calcular o tamanho do mercado – Pesquise quantos carros da sua marca são vendidos anualmente. Depois estabeleça qual fatia desse mercado sua revendedora pode ficar. Faça a mesma coisa em relação ao serviço de manutenção, descobrindo quanto você poderá arrecadar nesse setor. Estabeleça as projeções de ganhos menos os gastos. Você saberá então qual o potencial de rendimento do seu negócio.
Abrir uma franquia – As grandes marcas trabalham com franquias, sendo, portanto essa a melhor opção. Você vai pagar uma taxa ao franqueador e vai assinar um acordo de franquia para operar seu negócio.
Provavelmente você também terá que passar por um processo com a marca para comprovar ser financeira e tecnicamente capacitado para representar e revender os produtos da montadora para o mercado consumidor.
O franqueador também te dará o direito de usar a logomarca da matriz e fazer parte das promoções globais da empresa, mas para isso você precisa seguir todas as regras estabelecidas no contrato de franquia.
Decisão a respeito de novos e usados – É possível vender carros zero km ou seminovos ou até mesmo os dois, mas nesse caso os gastos de entrada são maiores. Não esqueça que os carros usados necessitam de mais manutenção, exigindo o emprego de mais serviços e mão de obra. Se por um lado isso é bom, pois pode trazer mais ganhos, por outro traz mais despesas e responsabilidades.
Departamento de serviços – As pessoas que são proprietárias de carro vão precisar de manutenção e caso você ofereça esse serviço isso pode ajudar a fidelizar o cliente, fazendo com que ele compre o próximo carro na sua concessionária. Com esse serviço sendo bem feito você pode até fazer um cliente que comprou um carro em outro lugar comprar agora na sua concessionária.
Somar os custos – Uma concessionária não é nada barata para se abrir, principalmente no inventário de carros. Além de comprar os carros você terá que comprar ou alugar a propriedade onde vai funcionar a revenda. Seu negócio vai precisar ter um pátio e um showroom além talvez de um departamento de serviços. Finalmente haverá gastos com treinamento de pessoal e as taxas inicial e anual para a marca.
Financiamento e licenças – Normalmente os donos de concessionária precisam fazer empréstimos bancários para abrir a franquia e os próprios de carros poderão ser garantias deste empréstimo.
A instituição financeira também vai pedir para ver projeções financeiras detalhadas, que explicarão como o negócio vai gerar lucros e pagar o empréstimo.
Você também vai precisar de uma licença para vender carros como negócio primário, e essa licença será expedida pelo órgão competente do governo estadual além do alvará de funcionamento da prefeitura. O estado poderá ainda exigir que você tenha vários seguros para operar o negócio. Como o seguro garantia que é feito para proteger o comprador do carro de fraudes relacionadas à compra de um automóvel.