Como montar um ateliê de costura

Nos últimos anos, as lojas de vestuário estão parecendo que cada vez mais estão vendendo peças de roupas iguais, dos mesmos fornecedores, o que acaba esquecendo-se da exclusividade que os consumidores gostam de ter. Pensando nisso, a solução para estes clientes que gostam de roupas na medida e que não encontrem igual em nenhum outro lugar, são os ateliês de costura.

Quem deseja montar um próprio negócio e está na área da costura, está diante de uma grande oportunidade para gerar altos lucros no final do mês, por conta desta alta procura.  Mas, o que realmente é um ateliê e o que ele oferece mais precisamente?

Como montar um ateliê de costura

Um ateliê de costura, ou como também é conhecido pela sua origem francesa atelier, é um negócio estritamente voltado para a confecção independente de peças de roupas exclusivas, ou seja, que foram feitas sob medida e a gosto do cliente. As vestimentas confeccionadas por um ateliê de costura pode ser tanto para as situações mais comuns, para o dia a dia, como também para ocasiões especiais, como festas, formaturas ou casamentos.

As mulheres fazem parte da maioria da demanda, já que são elas que possuem essa maior vontade de não possuir roupas iguais às outras. Portanto, pensar em detalhes para agradar este público-alvo e, consequentemente, fidelizar clientes, é um dos passos mais importantes para garantir o futuro e, principalmente, o sucesso do negócio. Veja mais dicas abaixo de como montar um ateliê de costura!

Comece analisando o mercado de ateliê de costura

O mercado de ateliê de costura está em grande expansão e, por isso, espaço não falta para novos empreendedores. Porém, estar em busca de diferenciais para se destacar neste mercado é extremamente importante, visto que a concorrência existe e não é pouca.

Existem algumas datas, como o mês de maio (o famoso mês das noivas), natal, carnaval, dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados e entre outras datas comemorativas ou feriados, em que o fluxo de clientes em um ateliê de costura é extremamente maior.

Conheça também o Como vender Artesanato pale Internet,vale a leitura.

A escolha da localização pode ser crucial para o sucesso do ateliê de costura

Para que o seu ateliê seja frequentado por muitos clientes, primeiramente é necessário que eles te encontrem! Por conta disso, a localização se dá como um dos principais detalhes durante o planejamento de como montar um ateliê de costura. Instalar o seu estabelecimento em um local com grande fluxo de pessoas durante todos os dias, como em centros comerciais, pode ser uma excelente opção.

Shoppings, bairros residenciais com maior poder aquisitivo ou próximo a universidades ou escolas, também podem ser locais proveitosos para quem deseja abrir este tipo de negócio.

Além disso, analisar a estrutura do local, bem como as condições de água, segurança, acesso à internet e saneamento básico, também são características principais e que fazem a diferença quando o cliente escolhe um ateliê de costura para fazer as suas vestimentas.

Estrutura física e funcionários também precisam fazer parte do planejamento desde o início!

Para abrir um ateliê de costura, não há nenhum segredo em relação à estrutura física do mesmo. Um espaço confortável para receber os clientes, com um balcão, caixa, sala para a retirada de medidas e um provador, são essenciais. Além disto, uma área destinada aos cortes, moldes e costura, se faz preciso. Salinhas para espera também são úteis e fazem a diferença na satisfação dos clientes e, neste caso, um investimento em sofás, televisão, revistas de moda, são necessários.

No que se diz respeito às máquinas de costura, serão necessárias inicialmente a interloc, pespontadeira, de costura reta industrial, overloc industrial e galoneira industrial ou semi-industrial.

Em relação aos funcionários deste tipo de empreendimento, isto dependerá principalmente do porte da empresa. Porém, de uma maneira geral, cerca de quatro funcionários iniciais é o necessário para um negócio de médio à grande porte. Três para a área de confecção e um funcionário destinado ao atendimento, ligações e caixa, que pode ser o próprio dono ou dona, neste caso.

A divulgação do ateliê de costura faz a total diferença na popularização do negócio!

Se você deseja tornar o seu ateliê de costura conhecido no mercado, independentemente do seu público-alvo, então será necessário que, primeiramente, você invista na divulgação do empreendimento. Folders, cartões de visita, panfletagem e entre outros, podem valer a pena.

Outra dica é criar um site. Estes, por sua vez, podem conter um portfólio das suas criações, croquis e algumas postagens para mantê-lo sempre atualizado. Dados de telefone e endereço também são essenciais. Caso você não queira montar um site, há também a opção de fazer a divulgação por meio das redes sociais, criando uma página no Facebook, por exemplo, e divulgando o seu trabalho.

Outra dica ainda relacionada à divulgação na internet, é fazer campanhas publicitárias no Facebook para Empresas, segmentando o seu público-alvo por interesse, idade, sexo, poder aquisitivo, região, etc. O bom é que você pode pagar bem pouco por clique se comparando com os resultados que você terá!

Como montar um ateliê de costura

Dicas de negócio para o ateliê de costura alcançar o sucesso rapidamente

O sucesso de um empreendimento não é alcançado da noite para o dia, porém, quando o empresário pensa em alguns detalhes, as chances da popularização e reconhecimento do negócio pode ser grandioso e, o melhor, acontecer sim de forma rápida.

Mas, para isso, é fundamental que seja investido em pequenos detalhes como bom atendimento, preços atrativos, produção de roupas de qualidade e feitas com tecidos de qualidade, respeito, atenção com os clientes, facilidades de pagamento, mimos como brindes, promoções e descontos. Além disso, um ambiente confortável e agradável também conta muito para a satisfação final do consumidor. Invista em salas refrigeradas e aconchegantes.

Agora que você já sabe como montar um ateliê de costura, que tal começar a desenvolver o seu plano de negócios? Não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro das novidades que postamos aqui no blog sobre o universo do empreendedorismo. Bons negócios!

Leave a Reply