Como montar uma lanchonete pequena

Ter o seu próprio negócio tornou-se sonho de muitos brasileiros, principalmente no setor alimentício que é o que gera mais retornos financeiros e que garante um futuro promissor para o empreendedor. No entanto, algumas pessoas assim como você, não sabem ao certo como montar uma lanchonete, principalmente quando não se tem um grande capital de investimento no inicio, uma vez que o investimento necessário para começar o seu negócio é elevado. Porém, uma saída, é que inicialmente você abra uma lanchonete pequena, pois ela dará menos gastos e mesmo assim te dará um retorno para que você possa investir cada vez mais nela com o tempo.


Como montar uma lanchonete pequena

Como montar uma lanchonete pequena e que atraia clientes? Simples, você irá precisar de um pouco de criatividade, dinheiro para investir e muito talento na culinária, pois será ela que fará toda a diferença na sua lanchonete! Ah, antes de simplesmente ir comprando os equipamentos necessários, ir atrás de um espaço e etc, busque primeiramente colocar tudo no papel para que você tenha um controle de quanto irá investir para que não extrapole do seu orçamento e você já começar no vermelho, ok?

Quer sair do seu  emprego  e ter seu  próprio negócio? Conheça como  montar  Uma Lanchonete de Sucesso 

Procure um bom espaço…

Alugar um espaço que seja em bairros ou centros que tenham um maior giro de pessoas é muito importante para que você obtenha sucesso na sua lanchonete. Além disso, leve sempre em conta que a aparência da sua lanchonete será a primeira impressão que os clientes terão sobre ela e é por isso que você precisa mantê-la sempre com uma boa higienização.

Nada de deixar apertada a sua lanchonete!

O lugar pode até ser pequeno, porém com um pouco de criatividade você conseguirá economizar mais espaço e manter a sua lanchonete com uma aparência mais clean. Opte por balcões instalados ao redor da cozinha ou bar, poucas mesas e etc.
Seguindo essas dicas de como montar uma lanchonete pequena, com certeza você conseguirá abrir o seu próprio negócio. Boa sorte e até mais!

Saiba como Montar uma Lanchonete de Sucesso?

Quer aprender a montar uma lanchonete? e ter sucesso no seu empreendimento ? e ganhar dinheiro nos negócios ?
Confira algumas dicas tais como: melhor localização para seu negócio, dicas dos equipamentos utilizados nesse tipo de empreendimento, quais serão os investimentos a serem feitos nesse tipo de negócio e toda as informações importantes para você ser bem-sucedido ne sua lanchonete.

Fazer um estudo do local?

A primeira observação que devemos ressaltar, fazer um estudo de área, visualizar quais são os comércios que existem próxima ao que você deseja abrir seu negócio, será que existe demanda para abertura dessa lanchonete? Quais são os produtos comercializados ao redor? Seria muito importante fazer uma pesquisa na região sobre aceitação de uma nova lanchonete no local.

Por eu tantos pequenos empresários se interessam em abrir uma lanchonete?

Temos a tendência de um crescimento do comércio de alimentação, baixa dependência do movimento da economia e a entrada de dinheiro no caixa diariamente, são os fatores que atraem as pessoas que pretendem investir em um comercio de lanchonete.

Você se interessou em abrir seu próprio negócio?

Você está interessado em investir no campo alimentício e ter sua própria lanchonete? Todo empreendimento novo, é preciso ter cuidado, é um desafio muito grande, e conseguir torna-lo um sucesso depende de tempo, investimento, calma, e passar por algumas etapas a serem completas. Pois todo negócio tem suas características e montar uma lanchonete não é diferente.

Confira tudo que é necessário saber antes de abrir uma lanchonete pequena desde o início, para eu você se tornar um grande empresário no setor alimentício!

Veja os passos necessários de para montar uma lanchonete e ser bem-sucedido!

1- Mercado e a Influência do Ponto no Sucesso do Negócio

O mercado alimentício é um dos mais competitivos que existe para abrir um comércio, mas por outro lado é uma atividade que envolve muitos consumidores, pois uma boa lanchonete ser for bem aceita pode se tornar um ambiente visitado por várias classes sociais, de todas as faixas etárias.

Como falamos foi descrito lá em cima, logo depois do estudo, e necessário fazer a escolha do ponto comercial. Ele está relacionado ao sucesso do negócio, estar perto a locais movimentados ou empresas, escolas ou locais com grande quantidade de pessoas é bem importante.

Definido o local, o empreendedor conseguirá decidir com mais facilidade o produto que irá oferecer, porque a escolha dos produtos está ligada ao público alvo que será atendido.

2- Equipamentos Para Montar Uma Lanchonete

É necessário se informar de quais são os equipamentos para uma lanchonete. A escolha dos equipamentos e móveis precisa ser feita com cuidado, tendo muito cuidado com o fator preço e qualidade.
Segue os principais equipamentos necessários ao montar uma lanchonete e apitar dessa listagem você vai conseguir verificar os equipamentos que você poderá utilizar? E ter uma estimativa de quanto será necessário investir?

Lembrando que os valores podem variam, como marca, qualidade, ano e etc.

1. Freezers;
2. Geladeira;
3. Balcão;
4. Chapas;
5. Exaustor;
6. Espremedor de frutas;
7. Liquidificador;
8. Estufa;
9. Fritadeiras;
10. Forno;
11. Talheres, prato, copos, panelas e utensílios de cozinha;
12. Mesas e cadeiras;
13. Caixa,
14. Móveis e utensílios à sua escolha.

Para montar uma lanchonete e adquirir todos os equipamentos, pensando também em uma campanha de divulgação e pré-lançamento atrativa (nada extravagante), você terá um investimento inicial de aproximadamente R$ 60.000 mil reais, já incluso a matéria prima para iniciar.

Veja, estamos tratando de uma lanchonete de porte pequeno/médio de qualidade, com aproximadamente 50 m².

3- Verificar a possibilidade de Financiamento Para Montar Uma Lanchonete

Em alguns estados que é conseguir quantias com juros subsidiados para montar pequenos negócios.
Existem, atualmente, varias formas de financiamentos e empréstimos, seja com juros mais altos ou até mesmo sem juros, como é os casos dos valores dos financiamentos especiais do BNDS, mas é preciso preencher uma série de requisitos.

4- Pessoal Necessário Para o Funcionamento

A quantidade de funcionários depende da estrutura escolhida no momento de montar uma lanchonete. A quantidade varia de acordo com o tamanho do sua lanchoete, mas será praticamente:

• Gerente;
• Caixa;
• Chapeiro
• Um ou mais funcionários para pratos rápidos e lanches;

O empreendedor deve sempre estar cuidadoso ao atendimento, higiene e qualidade nos pratos, pois são aspectos de muita importância para o sucesso da lanchonete.

5- Documentação Para Montar Uma Lanchonete

Você sabe a documentação necessária para montar uma lanchonete?

É necessário ter alguns cuidados mais específicos, por se um negócio que envolve alimentos é preciso de algumas licenças diferenciadas, sendo um pouca mais burocrática.

Para montar a lanchonete é necessário ter registro na Junta Comercial, CNPJ na Receita Federal no portal, autorização da Fazenda Estadual para emitir notas fiscais, inscrição de contribuinte ICMS (imposto de circulação) junto à Fazenda Estadual, enquadramento sindical, elaborar um manual de boas práticas e procedimentos operacionais conforme Resolução 216/2004 da ANVISA e é claro, alvará de funcionamento.

O alvará de funcionamento de uma lanchonete merece uma atenção especial, pois se trata de alimentos, e acredite, é comum a vigilância sanitária complicar.

É necessário que sua cozinha tem o máximo de higiene, utilize no máximo que puder, pois a vigilância sanitária costuma solicitar.

Lembre-se de fazer o pedido para os bombeiros vistoriar o seu estabelecimento, sem o laudo de autorização você não conseguirá a liberação do seu alvará de funcionamento na Prefeitura.

6- Estoque Necessário Para Iniciar na Atividade

Produtos perecíveis devem ser comprados em quantidade de acordo com a demanda, já produtos não perecíveis ou congelados, poderão ser comprados em maior quantidade. O que e quanto comprar para estoque vai variar de acordo com a rotina da lanchonete.

7- Administração de Uma Lanchonete

Ao montar uma lanchonete você terá que ter horários que compreendam as necessidades dos seus clientes, isto significa que, no início, até montar a clientela, você terá de se adaptar aos clientes e não eles ao seu horário almejado.
Se já não bastasse, é bem comum ter dificuldades com funcionários, é preciso estar sempre atento para corrigir os erros, estabelecer disciplina e cuidar com comportamentos inadequados.

8- Atendimento Como Diferencial em Uma Lanchonete

A forma de tratar seus clientes fará toda a diferença para que se tornem clientes fiéis da sua lanchonete! A melhor maneira de conseguir fazer com que os clientes gostem da sua lanchonete e sintam vontade de voltar, é através de um bom atendimento.

No setor de negócios alimentício, qualidade na comida e atendimento personalizado/eficiente são os diferenciais para obter e que trazem os melhores resultados.

9 – Preço a ser cobrado

É muito importante que seja muito bem avaliado o valor a ser cobrado, que deve ser colocado os custos, o valor do material, tente de início não repassar todo o valor investido para o cliente, isso tem que ser repassado aos poucos para o cliente, pois se não o produto final ficará muito caro.

 

Modelos de lanchonetes para você ter  ideias na hora de montar  a sua

Gostou das dicas? Quer saber como ter sua lanchonete e fazer ser sucesso conheça o  ebook  Como montar uma lanchonete de sucesso 

Leave a Reply