Como desenvolver uma empresa voltada para a terceira idade

Existem algumas regiões do globo onde a taxa de natalidade vem diminuindo, causando um aumento da população que se encontra na terceira idade. Nessa idade, os idosos precisam de uma atenção especial e uma boa parte é deixada em asilos precários, já que os de cinco estrelas exigem um custo elevadíssimo. Tendo isso em mente, vamos a algumas ideias para dar uma vida melhor para nossos velhinhos.

Como desenvolver uma empresa voltada para a terceira idadeComo desenvolver uma empresa voltada para a terceira idade
Do que os idosos precisam?

Quando chegam numa certa idade, os idosos necessitam de muitos cuidados e de uma atenção especial, uma grande parte deles desenvolvem doenças sérias como depressão, mal de Alzheimer, Parkinson, diabetes, hipertensão e muitas outras, além do organismo não responder mais como na fase jovem podendo adquirir incontinência urinária, por isso ter alguém que acompanhe essas pessoas é de grandíssima importância.

Quem pode cuidar deles?

Existem profissionais que se especializam em cuidar dos nossos veteranos, como médicos geriatras, educadores físicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e muitos outros que irão cuidar da saúde deles, com exercícios, atividades e atendimento especializado, mas os leigos também podem cuidar deles já que não existe curso profissionalizante em dar atenção, coisa que mais da metade deles precisam, uma caminhada e uma boa conversa, além de propor atividades como jogos para manter a mente ativa e pinturas podem fazer com que eles se sintam mais vivos e prestativos.

Grande parte dos idosos que possuíam uma vida ativa e bem trabalhada, quando chegam à fase de maior idade se sentem inúteis fazendo com que adquiram depressão que é uma das doenças que mais matam tanto idosos quanto jovens.

Aprenda: Como montar  uma empresa de pequeno  porte 

Desenvolvendo o projeto

Atualmente no Brasil, os idosos sofrem com as taxas altíssimas dos planos de saúde, com isso surge a ideia de desenvolver uma empresa de prestação de serviços ao idoso.

A empresa precisará de um espaço amplo onde os idosos possam se reunir para prática de atividades como natação, caminhada, hidroginástica, Yoga, exercícios para a mente, fisioterapia e outros, onde serão acompanhados individualmente por cada funcionário específico de cada área, a intenção é reunir todas as atividades num mesmo local, para que além deles terem um atendimento especializado, também seja possível que eles se entrosem criando um ambiente mais social, para aqueles que não têm condição de sair de suas casas por motivo de saúde, a empresa se disponibilizará para busca-los e leva-los até o local da mesma que poderá ser equipado com piscina, academia de ginástica, musculação e fisioterapia, centros de tratamento de doenças ligadas a mente, além de pessoas que atuem fora da empresa, levando esses idoso para um passeio na praia, no shopping, no cinema e teatro, e também leva-los a locais de prática de esportes radicais como praças de skate, por exemplo.

A função da empresa é incluir o doso no dia a dia das pessoas mais jovens, fazendo com que eles se sintam jovens novamente e úteis, pois o sentimento de inutilidade é a maior preocupação deles. Leva-los aos locais de trabalho voluntário também pode ser muito benéfico.

E os lucros da empresa?

Como qualquer empresa, essa também terá funcionários e grande parte deles serão especializados em certas áreas e isso faz com que recebam uma remuneração diferenciada, além dos gastos com investimentos em materiais e instalações.

Existem diversos investidores que se interessarão pelo projeto e contribuirão para o crescimento da empresa, também será cobrada uma mensalidade que será paga pelos familiares desses idosos ou por eles mesmos através da aposentadoria, mas nem todos têm condições de pagar por um tratamento especial diferenciado, então será feito no momento do cadastro desses idosos, uma entrevista onde será cobrada uma menor mensalidade para aqueles que não puderem pagar, mas isso será feito através de comprovante e de documentação.

Isso fará com que todos os idosos de todas as classes possam ser privilegiados e cuidados, diminuindo assim o risco de doenças da cabeça e do corpo, além de alegra-los e tira-los da mesmice.

Projetos como esse existem em alguns asilos, mas os custos são elevadíssimos, tornando impossível a inclusão dos idosos de classe mais baixa, por isso esse projeto tem tudo para dar certo já que atenderá todos os idosos de todas as classes sociais.

Como desenvolver uma empresa voltada para a terceira idade

Uma visão futura

Após a criação e o desenvolvimento da empresa, várias portas poderão ser abertas, como a expansão para o exterior, além de abrir portas para outros atendimentos como pessoas com deficiências.

Outro ponto é o envelhecimento das novas gerações que fará com que sempre haja clientes para a empresa e empregos para quem precisar fazendo da empresa um negócio sustentável, já que nunca o tempo nunca para, tornando a terceira idade sempre presente.

Agora que tal projetar um negócio como esse para cuidar daqueles que sempre cuidaram de nós? Basta pensar, hoje você é jovem, mas no futuro pode precisar dos mesmos cuidados dos nossos amados veteranos.

Leave a Reply