Como montar um Escritório de contabilidade

A contabilidade tem uma história tão antiga quanto á da própria civilização humana. Desde o surgimento da civilização, das mais remotas até a atualidade, os humanos sempre tiveram necessidades de manter o controle da posse e propriedade, fosse de áreas determinadas para caça e coleta de raízes e frutas ou quantidade de alimentos armazenados para passar certas temporadas.

Como montar um Escritório de contabilidade

A contabilidade hoje tem métodos e sistemas diferentes dos utilizados em épocas remotas tendo como função contabilizar tudo que determina pessoas e empresas possuem em seus nomes, principalmente quando se fala de empreendimentos.

Montando o Negócio

É interessante quando for abrir a empresa que o contador já tenha experiência e conhecimentos sólidos, além de uma boa rede de contatos. Para facilitar lidar com os desafios de se começar o próprio empreendimento. No caso de não ter os requisitos aguarde mais um tempo e abstenha tal experiência   e conhecimentos, pois será de vital importância para manter a sua empresa com expectativas de vida longa.

Conheça também o Como Montar uma Imobiliária, vale a leitura.

Localização

A localização do escritório de contabilidade, dependendo do tipo de serviço e venda de tal serviço as empresas e sociedades como um todo, não necessita prioritariamente ser montado em locais de grande visibilidade.

Se a venda for direta ou seja o professional de contabilidade ira em busca do cliente no domicilio destes, o escritório de contabilidade poderá ser instalado em galerias, bairros, afastados. No entanto se a prioridade do contabilista for esperar pela procura de seus serviços em seu escritório nesse caso será necessário estruturar seus estabelecimento em um local amplamente visível com grande circulação de pessoas tanto pedestres quanto motorizadas.

Estrutura

A estrutura física de um escritório de contabilidade irá depender essencialmente da perspectiva profissional do contabilista. No entanto entende-se que o ideal para início é contar com espaço físico de 30m considerado a premissa de que no praticamente todas as atividades profissionais sejam desempenhadas pelo próprio contabilista.

No entanto caso o empreendedor tenha interesse de iniciar seu escritório de contabilidade já de forma estrutural para atender uma grande demanda de empresas, será necessário ter espaço físico para os departamentos:

  • Arquivos
  • Escrita fiscal
  • Departamento de recursos humanos
  • Contabilidade
  • Sala do contador
  • Banheiro
  • Copa

Assim como demostrado acima a estruturação de um escritório contábil com a departamentalização irá requerer um espaço físico bem mais amplo do que aquele em que o Contabilista venha a atuar praticamente só ou no máximo com um auxiliar.

Como montar um Escritório de contabilidade

Canais de distribuição

Canal de distribuição adotado em um escritório de contabilidade será o relativo a busca e entrega de documentos junto as empresas que são clientes do escritório além de execução de serviço direcionados aos órgãos oficiais, tais como cartórios, junta comercial, secretaria da fazenda federal, estadual e municipal, dentre outros.

Essa atividade é fundamental pois irá gerar comodidade e satisfação aos clientes do escritório de contabilidade.

Montando o marketing

Montar um marketing eficiente para que os clientes em potencial saibam que sai empresa existe e também para que eles conheçam melhor a sua empresas os seus serviços será de extrema funcionalidade uma divulgação de sua empresa. Você poder fazer diferentes maneiras para divulga-la como por exemplo através de website, lista telefônica e revistas empresarias.

Analise outras empresas que podem ser clientes em potencial. Faça uma divulgação de forma ética e seria e projete a imagem de profissionalismo que a sua empresa possui

Para montar um plano de divulgação profissional caso o empreendedor possua dúvidas sobre a ação de divulgação, considere uma consultoria especializada para montar a divulgação.

E aí, caro leitor, o que achou dessas dicas sobre como montar um escritório de contabilidade? Caso você tenha mais alguma dúvida, dica ou sugestão no artigo, deixe o seu comentário logo abaixo que te responderemos o mais rápido possível. Bons negócios!

Leave a Reply