Como montar uma Empresa de autopeças

Nem sempre é possível afirmar isso, mas uma crise pode ter um lado bom. Neste século houve uma disparada na venda de automóveis que fez com que praticamente toda a classe média brasileira tivesse seu carro.

Como  montar  uma Empresa de autopeças

Depois essa mesma classe média, tentando imitar a classe média americana começou a tentar sempre que possível trocar o seu carro, mantendo o mercado de venda de automóvel ainda aquecido apesar da maioria das pessoas que podem ter um carro já o tem. Aí veio a crise de 2008, depois veio à crise de 2015 e o mercado automotivo despencou por completo.

As pessoas raramente têm condições e vontade de comprar um carro, a não ser que seja necessário. Porém tudo isso ao mesmo tempo em que preocupa os donos de concessionárias, é uma nova oportunidade para quem possui uma empresa que trabalha com autopeças, já que as pessoas preferem manter seus carros por mais tempo e consertá-los quando ocorre algum problema. Nesse artigo te daremos dicas valiosas para abrir um negócio de autopeças de maneira bem sucedida.

Quer ganhar  dinheiro com vendas? Aprenda como ganhar dinheiro com Bijuterias 

Conheça bem o produto

Um negócio de autopeças não é apenas colocar as peças na prateleira e vender, é necessário conhecer bem o produto para oferecer o que seu cliente realmente precisa. Além disso, é importante ter uma boa comunicação com o seu cliente. Se você nunca trabalhou antes na área automotiva ler livros, assistir vídeos e pesquisar na internet material sobre o assunto, ou até mesmo conversar com pessoas mais experientes no setor pode ser importante. Por fim seus funcionários devem ter experiência com comercialização de autopeças.

Planeje seu negócio

Planejar bem o negócio é fundamental para a Apple e para a carrocinha de cachorro quente. Planejando bem, você não evita totalmente, mas reduz sensivelmente sua chance de fracasso.

Você deve calcular o custo fixo e variável, além de saber qual o capital inicial e o de giro do negócio, um contador munido de planilhas será de grande ajuda nesse momento. Alguns tópicos fundamentais para o planejamento são: quais os tipos de veículos para os quais você venderá as autopeças, se serão motos, caminhões, ônibus, carros, vans ou máquinas agrícolas; veículos novos, seminovos ou antigos; se você vai vender peças para uma parte dos veículos como o motor, por exemplo, ou para todas as partes; vai apenas vender autopeças ou fazer consertos.

Atenção a concorrência

Faça uma pesquisa focada nas lojas de autopeças em sua região prestando atenção em quais as peças mais vendidas para que estas não faltem em seu estoque, não se esquecendo de investigar as peças pouco vendidas para ter pequenos estoques destas. Veja também se existe uma demanda reprimida onde você possa despender sua energia e foco.

Preste também atenção aos preços da concorrência e não estipule preços nem muito acima, nem muito abaixo da concorrência, este ultimo apesar de ser uma tentação para abocanhar a clientela pode ser um tiro pela culatra, pois pode dar a impressão de que você vende produtos de uma qualidade inferior. Deixando claro que preços um pouco abaixo do mercado não são proibidos, só não exagere para não passar a impressão errada.

Escolha o melhor ponto

O local onde você vai instalar seu negócio de venda de autopeças tem que ser apresentável, com cadeiras confortáveis para os seus clientes, água, café, produtos bem visíveis nas prateleiras e funcionários para atender os seus clientes da melhor forma possível.

Use a internet como ferramenta de vendas

Faça uma loja virtual para vender seus produtos. Essa loja deve ser bem visível os dados para contato, telefone e endereço e e-mail.

Divulgação é a alma do negócio

Existe um sem número de formas de divulgação que pode ser utilizado, como o próprio site da loja, propagandas de rádio, banners, outdoors etc. Faça parcerias com as oficinas mecânicas da sua região para ter clientes que vão ter benefícios e informações privilegiadas a respeito de novas peças, mas que por outro lado vão ser assíduos e que irão comprar a sua mercadoria em grandes quantidades, amplificando sensivelmente o seu mercado consumidor.

 

Leave a Reply