Como montar uma revistaria

Diferente do que muitos pensam, as revistarias não perderam o seu espaço no mercado depois da chegada da internet, muito pelo contrário, quem sempre foi consumidor deste tipo de acesso às informações, continua firme e forte preferindo as folhas impressas.

Como montar uma revistaria

Além disso, para continuar expandindo a sua área de atuação e não ser deixada para trás pelo formato eletrônico, diversas revistarias estão investindo em diferenciais para o seu negócio, como um ambiente maior, agradável e bonito, além de oferecerem acesso à internet e máquinas de café expresso.

Por isso, se você quer dicas sobre como montar uma revistaria, continue lendo esta matéria, pois nos próximos parágrafos daremos diversas dicas para você ter sucesso com o seu negócio!

Leia também: Dicas para Sobreviver a  Crise Financeira 

Como é o mercado de uma revistaria?

O mercado de uma revistaria é muito amplo, chegando até mesmo a pessoas que usam o formato eletrônico, mas não deixam também de lado a leitura física. O público deste setor é variado, todos os sexos e idades podem se interessar por ler revistas, jornais e livros, por isso, é importante investir em um ambiente que vá agradar a todos.

Pessoas de mais idade, a partir de 60 anos, ainda assim são os que mais visitam estes estabelecimentos. Mas isso não quer dizer que você não consiga alcançar um outro público, como jovens. Os jovens na faixa entre 16 – 18 anos estão em uma fase de preocupação com vestibulares, então uma dica é investir em trazer para a sua revistaria livros de revisão de conteúdo, de matérias especificas, revistas de atualidades e etc.

Qual a melhor localização para abrir uma revistaria?

A melhor localização para abrir uma revistaria é aquela que está concentrado o seu público-alvo. Portanto, antes de escolher um ponto comercial para instalar o seu estabelecimento, procure analisar quem circula no local, os interesses das pessoas desse local, as preferências em revistas, jornais e livros, idade, etc.

Como as revistarias não tem um público totalmente definido, você pode montar o seu negócio em um local estratégico, como em terminais rodoviários, aeroportos, centros comerciais com grande fluxo de pessoas o dia todo e demais…

Como deve ser a estrutura básica de uma revistaria?

Se você quiser montar uma revistaria simples e de pequeno porte, você só precisará de prateleiras, porta-jornais e balcão. Caso você queira investir em algo maior, do jeito que comentamos no início deste texto, você pode comprar uma máquina de café expresso para seus clientes, reservar um espacinho de leitura para seus clientes e o que mais você achar que será uma boa estratégia para atrair mais clientela para a sua revistaria.

Também fique atento à localização das revistas. Os consumidores, muitas vezes, acabam comprando diversos itens por “impulso” e você pode usar isso a seu favor usando como estratégia a localização das suas prateleiras. Logo na entrada da loja, opte sempre por colocar as revistas que agradam a maioria dos gostos, como revistas de moda, revistas teen, revistas de culinária, revistas de notícias e entre outros. Assim, você acabará vendendo mais.

Use as tecnologias a seu favor

Quem não adora um próprio negócio automatizado, não é mesmo? E você também pode conseguir isso, através de softwares, muitas vezes disponibilizados pelas próprias editoras, como a Globo e a Abril.

Estes aplicativos automatizam o seu negócio controlando as suas vendas, o seu estoque, os seus clientes, os fornecedores, as contas a pagar e tudo o que for possível automatizar.

Essas ferramentas são importantes de ter, pois acabam proporcionando uma economia e tanta de tempo para o empreendedor, que pode ser gasto em assuntos mais essenciais.

Investimento inicial para abrir uma revistaria não é alto

Se você quer abrir uma revistaria, então aqui vai outra boa notícia: investimento baixo!

Caso você já tenha cotado alguns preços, com certeza, já pode perceber como abrir um estabelecimento deste tipo não precisa de tanto investimento, na verdade, apenas cerca de R$ 60 mil reais é o suficiente no começo, já contando com um capital de giro para os primeiros meses de abertura do seu negócio.

De qualquer forma, é fundamental que você pesquise preços entre fornecedores de jornais, revistas e livros, para que você consiga melhores valores e possa fazer disso um outro diferencial para a sua revistaria.

Como montar uma revistaria

O plano de negócios é indispensável em qualquer negócio

Seja para abrir uma revistaria, um hotel cinco estrelas ou um bar, você precisará fazer um planejamento minucioso da sua ideia de negócio para conseguir avaliar a viabilidade da mesma.

Por isso, elaborar um plano de negócios se tornou indispensável no início de qualquer empreendimento. Mas, se você não sabe como desenvolver um bom planejamento, recomendo que você leia o post que fizemos exclusivamente para ensinar como fazer um plano de negócios perfeito.

Além do nosso artigo, também existem algumas ferramentas, como o Canvas, por exemplo, que te ajuda a elaborar o seu modelo de negócio de forma fácil, prática e rápida. Vale a pena dar uma olhada também.

Agora que você já sabe como montar uma revistaria, aproveite para deixar o seu comentário abaixo nos dizendo o que achou desta matéria e, caso tenha alguma sugestão neste segmento, também a deixe no campo abaixo para que possamos inserir no post. Não se esqueça de compartilhar essa matéria com seus amigos e seguir o Gera Negócios nas redes sociais. Bons negócios!

Leave a Reply