Como abrir uma casa de salgados

Está pensando na hipótese de abrir uma casa de salgados? Então este post é para você! Se você sempre sonhou em abrir um próprio negócio, então tenho uma boa notícia: 2016 está sendo um bom ano para tirar a ideia do papel e arriscar em um novo empreendimento, principalmente quando o assunto é o setor alimentício.

O segmento da alimentação, seja um restaurante, marmitaria ou outros, está extremamente em alta e o mercado está grande. Mas, também não basta ser apenas mais uma casa de salgados. Para se destacar neste mercado, que apesar de amplo também é concorrido, é preciso inovar e acima de tudo fazer comida boa. Além disso, também é fundamental se atentar a alguns detalhes fundamentais na abertura de um novo negócio. Para te ajudar, separamos para você os principais quesitos que devem ser levados em consideração ao se abrir uma casa de salgados. Veja abaixo!

Como abrir uma casa de salgados

O que vender em uma casa de salgados

Uma casa de salgados necessariamente não precisa vender apenas salgados. Além deles, salgados fritos e assados, você também pode oferecer aos seus clientes cafés da manhã, com leites, capuccinos, cafés, sucos naturais, etc.

Abaixo segue uma lista de sugestões para vender em seu estabelecimento:

SALGADOS:

Coxinha

Quibe

Rondeli

Bolinha de queijo

Pão de queijo

Esfiha

Tortas salgadas

Pastéis

Assados de presunto e queijo

Assados de frango com catupiry

Pacotão de legumes

Folheados

PORÇÕES:

Porção de batata-frita

Porção de presunto/queijo/azeitona/salame

Porção de mandioca frita

BEBIDAS:

Refrigerantes

Água

Sucos naturais e industrializados

Energéticos

Cervejas

Cafés

Capuccinos

Leite com chocolate

Chocolate quente

OUTROS:

Balas e chicletes

Bombons

Conheça também Como Montar Uma Lanchonete, vale a leitura.

Mercado de uma casa de salgados

Analisar o mercado de uma casa de salgados é muito importante para se ter certeza da viabilidade da ideia. Neste caso, o mercado de alimentação é sempre muito amplo, e mesmo com o grande número de concorrentes, é possível sim encontrar espaço para se destacar e fazer dinheiro. Mas, é essencial buscar o diferente, já que “butecos” temos em toda esquina.

Oferecer salgados produzidos com ingredientes de qualidade, gostosos e levando em conta as normas de higiene são o primeiro passo para garantir o sucesso da sua casa de salgados. Além disso, também é importante prezar pelo bom preço e investir em um ambiente agradável para seus clientes, principalmente por se tratar do ramo da alimentação, que pede higiene e um ambiente climatizado.

Perfil dos clientes de uma casa de salgados

Os clientes de uma casa de salgados são vários e não se limitam a uma faixa etária ou sexo. Mas, a grande parte deles são aqueles que estão com pressa e precisam fazer uma refeição rápida, optando pelos salgados que já estão prontos e podem ser consumidos no mesmo instante.

Localização ideal de uma casa de salgados

A localização ideal de uma casa de salgados é uma só: ruas ou centros com grande movimentação de pessoas o dia todo e todos os dias da semana, próximo a escolas, universidades, hospitais, empresas ou comércios em geral.

Apenas tome cuidado com a concorrência! Evite ao máximo instalar o seu estabelecimento na mesma rua ou no mesmo bairro que tenha muitas casas de salgados. Opte sempre por um local que não houve exploração deste segmento, mas se atentando se a localização é a certa para este empreendimento.

Estrutura e equipamentos de uma casa de salgados

Uma casa de salgados também pode se transformar em um restaurante de porte pequeno, basta que você crie um ambiente agradável com mesas e cadeiras para seus clientes se acomodarem. A estrutura de uma casa de salgados não precisa ser grande, cerca de 20m² é o suficiente. 

Os equipamentos necessários para funcionar uma casa de salgados também não têm segredo. Expositores climatizados para os salgados, assim como freezers para as bebidas são essenciais. Além disso, pratos, talheres e copos também devem se fazer presentes. Os principais são estes, mas é claro que você também precisará dos outros equipamentos indispensáveis para a abertura de uma casa de salgados, como fogões, panelas (para fritar os salgados) e outros utensílios de cozinha. Fora eles, os outros equipamentos serão necessários de acordo com os produtos que você venderá no seu estabelecimento.

Investimento inicial de uma casa de salgados

De acordo com nossas estimativas, para abrir uma casa de salgados de pequeno a médio porte, equipada e decorada, terá que ser desembolsado cerca de R$50 mil reais. Mas, é claro que levamos em consideração que você vá alugar um ponto comercial e não comprar ou construir.

Também é importante ter um caixa de R$5.000,00 para os gastos iniciais do estabelecimento, como funcionários e despesas básicas, além de precaução para imprevistos.

Como abrir uma casa de salgados

Franquias de casa de salgados

Você sabia que também é possível se tornar um franqueado de alguma rede franqueadora de casas de salgados? Mas, antes de escolher a primeira oportunidade, é importante analisar as propostas das franquias e ver se o investimento inicial bate com a quantidade de capital que você deseja investir.

Além disso, também procure avaliar se a franquia é realmente popular e bem vista no mercado, já que você estará comprando não só os produtos e experiência da franqueadora, como também a popularidade da mesma.

Achou uma que se identificou, gostou e cabe no bolso? Então comece a avaliar se a franquia é realmente a melhor opção de investimento ou se é melhor começar algo do zero. Particularmente, as franquias do ramo de alimentação valem a pena, já que na grande maioria das vezes possuem grande popularidade e, portanto, as chances do empreendimento não dar certo são mínimas.

Desenvolvimento de um plano de negócios

Agora que você já sabe como montar a sua casa de salgados, é hora de partir para o próximo passo: o desenvolvimento de um plano de negócios. Um planejamento minucioso de um empreendimento é fator crucial para garantir o sucesso do mesmo. A ausência de um, por outro lado, pode ser determinante para o fracasso de algo que ainda nem começou.

Por isso, se você não sabe como desenvolver um plano de negócios, aconselho que você leia o artigo que fiz para você sobre como fazer um plano de negócios perfeito. Acredito que vá te ajudar bastante!

Tirou todas as suas dúvidas sobre como abrir uma casa de salgados? Espero que sim e não esqueça de deixar o seu comentário logo abaixo!

Leave a Reply