O delivery tem sido uma boa aposta para aqueles que querem investir na área gastronômica, conseguindo gerar receitas positivas mesmo no meio de uma crise, ainda sendo o carro chefe do faturamento de alguns restaurantes. Com isso, existem algumas dicas para conseguir fazer seu delivery dar certo!
Como fazer meu delivery dar certo
Sumário
O consumidor tem demonstrado um interesse maior em pedir comida em casa sem querer se deslocar ou conversar com atendentes dos estabelecimentos. Isso transformou o mercado fazendo com que o método de delivery seja mais procurado, mas que demanda certo planejamento da empresa para conseguir fazer dar certo.
Cardápio
O primeiro passo para conseguir fazer um delivery dar certo é escolher o cardápio para que consiga estar dentro das estruturas de um delivery. Por isso, o cardápio precisa ser analisado com cuidado, tirando as opções que podem não ser boas para serem transportadas ou embaladas. Por exemplo, aqueles cardápios que tem muito molho ou comidas que precisam ser consumidas rapidamente, podendo ser adaptado para continuar com a mesma qualidade o prato.
VEJA TAMBÉM: Como criar um canal no youtube
Definir o cardápio precisa ser feito de acordo com o horário escolhido para ser o funcionamento, dentro da sua área de atuação, com um perfil do seu público e do seu restaurante. Dependendo da localização, incluir opções executivas pode ser mais atraente, por exemplo.
Organização
A organização é muito importante para conseguir fazer o sistema de delivery continuar muito bom, sem erro nos pedidos e sem atrasos. Então, contar com uma compra de qualidade dos ingredientes e a finalização dos pratos, para que os processos sejam padronizados e toda a equipe compreenda ele.
Nesse momento, é bem importante separar, organizar e deixar higienizado os ingredientes, embalagens, utensílios conforme a ordem de uso de cada um deles. Deixar também tudo sinalizado com as etiquetas indicando a data de validade e de produção.
Embalagens
As embalagens são bem importantes para que a operação dê certo, precisando ser escolhidos conforme o cardápio, procurando escolher aqueles que tenham um aspecto mais natural do alimento, conseguindo conservar a temperatura, mas que sejam embalagens seguras para o alimento ser transportado.
Os recipientes precisam suportar o alimento sem que acabe vazando o u quebrando. Os produtos precisam ser separados quando há alimentos quentes, frios, bebidas, por exemplo. Para as bebidas, pode ser necessário fazer m uso de divisória de papelão que já conta com um isolamento térmico, conseguindo também estabilizar o liquido dentro do recipiente.
O recipiente e a sacola de transporte também podem ser um meio de divulgação, por isso, inclui a logo do restaurante ou as cores são uma ótima escolha. Todos os itens que estiverem dentro podem ser personalizados e já dão um diferencial. Esse é um momento que pode ser usado para ser criativo e conseguir divulgar a marca.
Equipe
Para que o delivery dê certo, também é fundamental que a equipe esteja preparada para uma demanda que vai acabar aumentando. Conversar com os funcionários explicando o processo que cada um está fazendo, para que eles saibam como contribuem para a operação e tenham noção das suas responsabilidades.
Diferente do salão em que dá para corrigir os erros instantaneamente, como esquecer um acompanhamento ou um prato que foi trocado, no delivery, um erro é uma grande perda de tempo e dos recursos. Por isso, nesse momento é fundamental ter bastante atenção.
VEJA TAMBÉM: Como colocar um restaurante no ifood e vender mais
Ferramentas
Para receber as comandas na cozinha e para receber o pedido dos clientes, é necessário ter métodos que vão deixar a rotina do restaurante mais fácil, diminuindo os riscos de erros e deixando os processos mais rápidos. Contratar um serviço de plataforma online, por exemplo, pode facilitar a organização do restaurante.