Dicas de Trabalho para Freelances

Ser um freelance significa muita liberdade para planejar seus próprios dias no trabalho. Mas como se tornar um freelance bem sucedido, tudo requer disciplina e planejamento. Ser seu próprio patrão, você precisa ser bom em fazer as regras certas para ter sucesso. Ser um freelance traz diversos benefícios, um dos principais é a flexibilidade de horário. A pessoa pode se organizar e dividir seu tempo como achar melhor, já que não tem a obrigação de chegar à empresa para iniciar a jornada de trabalho em determinada hora.

Dicas de Trabalho para Freelances

Porém, quem optar por este tipo de emprego deve ter um cuidado especial exatamente neste ponto. Muita disciplina, pois de qualquer forma, existe o compromisso de entregar os trabalhos prontos para os clientes dentro do prazo estabelecido. O freelance deve procurar elaborar e seguir uma rotina para conseguir atender a todos.

Você precisa saber como encontrar clientes, tudo isso e feito com um ótimo plano, aqui estão algumas dicas de como você pode começar seus trabalhos como freelance.

Achando trabalho

Cada pessoas procura trabalhar como freelance usando as funções que mais gostão de fazer. Foi pensando nisso que analisando descobri que a diversos trabalhos e funções que um freelance pode fazer como:

  • Fazer campanhas nas redes sociais
  • Escrever cartas de venda
  • Criar e-Books
  • Iniciar uma newsletter eletrônica
  • Tradução de conteúdo
  • Criar série de e-mails
  • Descrição para produtos
  • Criar landing pages
  • Redação de artigos
  • Relatos de viagem
  • Desenhar logotipos
  • Criação de conteúdo
  • Criação de vídeos
  • Fotografia

A alguns sites que podem te ajudar a achar trabalho como freelance como:

  • 99freelas.com.br:Destaca uma seria de oportunidades para você que já atua ou sempre sonhou em ser freelance
  • Workana.com: Ajuda a clientes encontrar os melhores talentos remotos para seus projetos, assim como também ajudam os professionais a encontrar trabalho que atendam às suas expectativas, habilidades e faixa de preço
  • Prolancer.com.br:  Você encontrará as melhores ofertas de trabalho das melhores empresas e startups do mercado digital. Tanto se é iniciante ou um sênior, a Prolancer é o lugar onde você vai encontrar o trabalho que busca.

Fazendo campanhas nas redes sociais

Criação de conteúdo para redes sociais como Face book, Google, e outros pontos de divulgação. Vai trabalhar montando campanhas de produtos ou marca de seu cliente, onde normalmente será pago por comissão de cada produto vendido ou fechando um preço fixo até o termino da divulgação. Alguns freelances que fazer este tipo de trabalho também podem optar e ser afiliados vendendo o produto de vários nichos (temas), utilizando como ferramenta as redes sociais

Conheça também o Como fazer Vendas por Telefone, vale a leitura.

Trabalhando seus ganhos

Saiba lidar com seu dinheiro de freelance. Saber gerenciar seu dinheiro é extremamente importante quando se trabalha como freelance, afinal de contas trabalhar neste ramo pode ser difícil especialmente no começo até que você crie um grupo de clientes.

Neste caso é altamente importante que você consiga manter um fundo de reserva para os tempos de escassez de projetos que podem acontecer. Pode ser difícil no começo criar fundos de reserva financeira porém com planejamento e constância é possível mesmo que não aconteça de um mês para o outro.

Sendo um freelance é ser vulnerável as mudanças no mercado. Um conselho seria para economizar um pouco de sua renda cada mês, abra uma conta poupança própria para que seja depositado um dinheiro para manter uma segurança para quando os tempos ficarem ruins e faltar trabalho. Você com certeza não vai se arrepender de fazer isso.

Se o mercado está apertado você precisa fazer o que puder para ter seus clientes de volta uma segunda e terceira vez. Ser amigável no serviço e sempre uma obrigação.

Dar descontos em seus trabalhos também e uma ótima alternativa fazer ofertas de vários tipos para trazer clientes e arrumar novos meios de sobreviver como freelance.

Dicas de Trabalho para Freelances

Como montar seu horário de trabalho

Tão importante quanto realmente o trabalho e o horário que o freelance começa a fazer, você terá que aprender a montar sua rotina para cada dia onde, terá que montar um horário de trabalho.

Você pode ter que se preparar para trabalhar horas extras de vez em quando para manter seu negócio vivo, mais é muito importante que você tenha tempo livre também. Você precisa se recuperar e obter a sua meta cheia de outas coisas.

Quanto mais horários de trabalho você faz menor cera sua produtividade, pois terá que descansar para manter um ritmo de trabalho que te agrade sem prejudicar sua saúde e produtividade.

E aí, caro leitor e futuro empreendedor, o que achou das nossas dicas de como achar trabalho para freelance? Se você tiver mais alguma dúvida, sugestão ou experiência que queira compartilhar conosco deixe o seu comentário logo abaixo que te responderemos.

Leave a Reply