8 Ideias de negócios sustentáveis e lucrativos

Quando a maioria das pessoas se conscientizarem para promover um mundo melhor, não teremos mais problemas relacionados à degradação do meio-ambiente, falta de água, aquecimento global, excesso de lixo nas ruas e entre outras complicações. E, nos últimos anos, parece que a população está começando a abrir os olhos para enxergar um motivo para pensar na sustentabilidade.

Não só pessoas comuns, como também os novos empreendedores. Pensar em alternativas para obter lucros, porém, ao mesmo tempo ser sustentável está virando uma realidade no mercado atual, isso porquê não só ajuda a conscientizar as pessoas a “praticar o bem com o meio-ambiente”, como também passa a ideologia dos empresários que acreditam em um mundo melhor.

8 Ideias de negócios sustentáveis e lucrativos

O preconceito de achar que não existe ideia sustentável e lucrativa ao mesmo tempo, já é um pensamento passado. Porém, achar que a empresa é uma praticante da sustentabilidade só por economizar no uso de papéis, sacolas e copinhos plásticos, não está certo. Na realidade, os negócios que realmente são sustentáveis e que ao mesmo tempo geram receita, são aqueles que interferem de verdade no dia a dia da população e resolvem um problema.

Mas, não ache que as ideias se resumem a uma, duas, três, no máximo… Há infinita delas e uma melhor do que a outra. Pensando nisso, a nossa equipe resolveu elaborar este artigo, a partir de muita pesquisa de mercado e sustentabilidade, para te apresentar algumas ideias de negócios sustentáveis e lucrativos. Quer saber quais são? Então confira os detalhes abaixo!

As melhores ideias de negócios sustentáveis e rentáveis

Buscamos as informações sobre as melhores ideias de negócios sustentáveis e rentáveis no site de uma organização americana que vem sendo destaque quando o assunto é pensar no meio-ambiente, Green For All. Segundo ela, as 8 Ideias de negócios sustentáveis e lucrativos são:

  1. Venda de produtos orgânicos

Como já foi dito anteriormente, as pessoas estão tomando mais cuidado com o que comem, e por isso, buscam por alternativas saudáveis para se alimentar. Os produtos orgânicos, aqueles que não são geneticamente modificados e sem nenhum acréscimo de produtos tóxicos, estão fazendo sucesso. O problema é que, infelizmente, poucos empreendedores estão investindo neste segmento e em cidades pequenas, não há indícios de nenhuma loja para atender a esta demanda. E é aí que a oportunidade se torna promissora para o empreendedor.

  1. Energia renovável

Hoje em dia e na maioria dos países, ainda utilizamos como fonte de energia as não renováveis, ou seja, as provenientes de combustíveis fósseis e a água. Por isso, investir em uma empresa que instala placas solares, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de ter bons lucros e agir para o bem do planeta.

  1. Conserto e venda de bicicletas

Se estamos pensando em sustentabilidade, porque não investir em algo que não irá poluir o meio-ambiente? As bicicletas são as melhores formas de transporte e, por isso, deveriam ser usadas por grande parte da população. Uma maneira de incentivar isso é abrindo uma loja de venda e conserto delas e, ainda por cima, divulgar a importância de pensar de maneira sustentável (usando a bicicleta e a sua marca).

  1. Roupas com algodão orgânico e sem corantes

Outra ideia de negócio sustentável e lucrativo é a produção e venda de roupas feitas com algodão orgânico e sem acréscimo de corantes. De acordo com pesquisas recentes, a busca por este tipo de vestimentas ainda será bastante procurada.

Conheça também o Como ser Jornalista Freelancer, vale a leitura.

  1. Produtos de limpeza ecológicos

Um exemplo prático que já existe no mercado no segmento de limpeza sustentável é a dos lava-jatos a seco. Eles chegaram de “mansinho”, porém hoje já conquistam diversos clientes pelo Brasil todo, já que realmente resolvem o problema do desperdício da água usada para limpar automóveis.

  1. Renovadora de móveis e roupas

Outra maneira de ganhar dinheiro ainda pensando em ser sustentável, é abrindo um negócio de renovadora de móveis e roupas. Renovar, ou seja, estender o prazo destes objetos é muito melhor do que reciclar! Um exemplo são os brechós que, se antes eram vistos apenas como “roupa velha”, hoje são encarados como uma maneira de reaproveitamento.

  1. Serviço que faça os telhados verdes

Em relação ao desmatamento do meio-ambiente para construir novas cidades, é um fato difícil de se mudar atualmente por conta do grande aumento populacional. Porém, uma forma de amenizar este problema é o caso dos telhados verdes. Diversas construtoras já oferecem este tipo de serviço que nada mais é do que plantar mudas, plantinhas e, até mesmo, fazer uma horta em cima do telhado. Essa atitude, além de deixar o ambiente mais fresco, também deixa a paisagem mais verde.

  1. Serviço de paisagismo

Assim com os telhados verdes, os serviços de um paisagista também podem dar uma ótima lucratividade, já que diversas pessoas estão procurando por integrar os “jardins” em suas casas e ruas. Outro consumidor deste serviço são também as empresas e edificações que buscam por certificações (como a LEED).

8 Ideias de negócios sustentáveis e lucrativos

Por que investir em um negócio sustentável

As pessoas, a cada dia que passa, estão mais preocupadas com o meio-ambiente e com os seus próprios futuros. E é exatamente por este motivo que a grande maioria está buscando por alternativas mais sustentáveis para o planeta e mais saudáveis para si mesmas. Consequentemente, uma empresa que busca diminuir os impactos ambientais, acaba sendo escolhida por estes consumidores conscientizados.

Esse fator, acabou até mesmo fazendo com que houvesse uma competitividade entre empresas. Se uma procura melhor “isso”, a concorrente tenta melhorar algo ainda melhor, ou no caso, “pior” para o meio-ambiente. Assim sendo, a ecoeficiência já é uma realidade, tanto no Brasil quanto em diversos outros países.

Outro benefício das empresas sustentáveis é a redução dos custos que ela mesma terá. A matéria-prima será muito mais aproveitada e reaproveitada, haverá uma atenção redobrada em relação ao desperdício nas produções, etc. Todos esses fatores colaboram para que o negócio se torne mais conhecido e a marca mais forte.

E aí, caro leitor, o que achou dessas dicas de ideias de negócios sustentáveis e lucrativos? Deixe o seu comentário abaixo!

Leave a Reply