Muitos brasileiros sonham em serem seus próprios chefes, e claro, conquistar sua independência financeira. Abrir uma lanchonete, mesmo que seja pequena, pode proporcionar essa realização.
Confira a seguir seis passos para você montar uma lanchonete pequena com até R$ 1000,00:
Passo 1: Escolher o local
Um passo essencial e um dos mais importantes para os que desejam montar seu próprio negócio, principalmente quando o ramo escolhido é o ramo alimentício, pois será o local que determinará a clientela de seu empreendimento. É preciso escolher um local com boa movimentação, porém lembre-se de que quanto maior for o fluxo de pessoas, maior será a concorrência.
Um local próximo a escolas, pontos de ônibus, centros comerciais, arredores de escritórios e academias são excelentes para vender fast-food. Como o orçamento é pequeno, você pode optar por espaços pequenos ou até mesmo começar na porta de casa para atrair clientes, aumentar a renda e quem sabe abrir um negócio ainda maior.
Ao determinar o local, deixe-o bonito e com a cara do que você deseja. Organize-o e mantenha-o limpo para que as pessoas se interessem em entrar e até mesmo sentar para lanchar. Uma lanchonete pequena pode conter apenas um balcão longo com banquetas, que além de ser uma excelente opção para poupar espaço também economiza bastante!
Aprenda: Como Montar uma Lanchonete Pequena
Organize-se financeiramente
Mesmo com orçamento baixo, é preciso lembrar que todo comércio precisa de um investimento financeiro inicial, e é preciso saber também que leva tempo recuperar esse investimento. Por esse motivo, é necessário saber lidar exatamente com o capital que possui até que ele possa se manter sozinho e começar a gerar o tão aguardado lucro. Crie uma planilha ou anote em um papel os gastos iniciais que são necessários:
• Aluguel (caso tenha optado por alugar um local)
• Água, luz, telefone
• Equipamentos, móveis, utensílios
• Matéria prima inicial para produção dos lanches, salgados, sucos e outros
Conheça seus clientes
Um dos itens mais importantes na hora de se abrir um comércio: conhecer seus clientes. Muitos empreendimentos não conseguem se manter porque simplesmente não sabem como atender ao seu público alvo. Um exemplo clássico disso é quando uma lanchonete está próxima a um ponto de ônibus bastante movimentado, os clientes que entrarem ali, irão dar preferência a lanches rápidos, ou seja, que já estejam prontos, pois assim não perderão sua condução.
Porém, quando o comércio tem a intenção de atrair trabalhadores em horário de almoço, os lanches deverão ser mais compostos, ou seja, mais nutritivos e capazes de fazer com que o trabalhador aguente bem, afinal esse lanche substituirá uma refeição completa. Você também pode se tornar um verdadeiro especialista em lanches e sucos naturais, caso seu comércio esteja próximo a uma academia.
Quando você conhece seu público e consegue agradá-lo, acaba criando um público fiel. Converse com seus clientes e entenda suas expectativas. Lembre-se de que um bom atendimento e qualidade dos produtos são o que geram a maior propaganda que você pode querer: o boca a boca.
As pessoas costumam comentar a respeito de tudo que gostam de um lugar, seus serviços e tudo mais com amigos e parentes. Aproveite para usar isso em seu favor.
Futuro – Você já abriu sua lanchonete e as coisas estão correndo exatamente como o planejado, porém é preciso pensar no futuro do seu negócio.
Você não pode apenas viver do momento, afinal você deverá estar preparado para tudo, fazer planos, guardar dinheiro. Muito mais que vender, você precisa sempre pensar em como tornar sua lanchonete algo a mais no futuro. Estabeleça metas de vendas, crie promoções que tragam um maior lucro e lembre-se de sempre inovar!