Como montar um estacionamento

Não vê a hora de dar vida a sua ideia de negócio próprio, mas ainda possui dúvidas sobre como montar um estacionamento? Então continue neste post para obter mais informações sobre este nicho!

Como montar um estacionamento

Como montar um estacionamento? Para quem está avaliando este negócio, podem surgir muitas dúvidas acerca de mercado, localização, estrutura e muito mais. E estar neste artigo, mostra que você está no caminho certo, pois antes de tomar qualquer atitude, primeiramente está em busca de mais informações sobre este tipo de empreendimento.

Mas, saiba que montar um estacionamento pode ser, na verdade, muito simples. Embora exija investimentos altos e muita papelada, o estacionamento é um negócio que não tem tantos “detalhes” que podem definir o sucesso, ou fracasso, do mesmo.

Se você instalar o seu negócio em um bom local, levando em consideração aspectos como concorrência e demanda, você já estará no caminho certo para ganhar muito dinheiro com o seu estacionamento.

De qualquer forma, não gostamos de deixar os nossos leitores com dúvidas e, neste caso, dedicamos este post exclusivamente para te ensinar como montar um estacionamento, levando em conta as dúvidas mais comuns por quem começa neste segmento. Abordaremos sobre os seguintes tópicos:

  • Análise de mercado
  • Localização ideal
  • Estrutura de um estacionamento
  • Pessoal para um estacionamento
  • Concorrência de um estacionamento
  • Marketing e publicidade
  • Investimento inicial para montar um estacionamento

Veja só!

Existe mercado para um estacionamento?

Com certeza! E o mercado está acompanhando a crescente demanda de espaço para os automóveis, já que os números de carros só tendem a crescer aqui no Brasil.

O problema é que, como o número de carros aumenta, o número de vagas públicas para estacionar diminui. Ou seja, está ficando cada vez mais comum uma pessoa deixar o seu carro a uma longa distância do seu trabalho, centro comercial ou de qualquer outro local que ela precise frequentar.

Mas, não é só isso que torna os estacionamentos bastante disputados. Quando você estaciona o seu veículo na rua, as chances de você ter seu carro roubado ou depredado são enormes. Então, a maioria das pessoas preferem aceitar os gastos com um estacionamento, do que sofrer com a insegurança de seus automóveis estacionados em vias públicas.

Além destes motivos que mostram que existe mercado para um estacionamento, poderíamos abordar diversos outros, como a inconveniência de pegar sol ou chuva e outros, mas acredito que apenas estes fatos já mostram que vale a pena montar um estacionamento na sua cidade.

Qual o melhor local para montar um estacionamento?

O principal ponto para você ter um estacionamento lucrativo é saber o melhor local para abri-lo. E qual seria? Bem, comece analisando os principais pontos da sua cidade, com grande concentração de pontos, centros e prédios comerciais. Locais onde não há muitos outros estacionamentos, mas que necessite deste tipo de serviço, são excelentes locais.

Para descobrir este melhor local para montar um estacionamento, aconselho que você visite o departamento de trânsito mais próximo para que ele te ajude a encontrar um bom ponto. Na maioria das vezes, eles são bem camaradas e te ajudam com isto!

Como deve ser a estrutura de um estacionamento?

Não é necessário que o seu estacionamento seja luxuoso. Mas, o mínimo, é que você ofereça um local seguro para os seus clientes. Quando você for procurar um local para montar seu estacionamento, certifique-se de que ele tenha, pelo menos, 1.000 m² de área coberta.

Investir em portões automáticos também é muito importante para aumentar a segurança do estacionamento e deixar os seus clientes mais confiantes. Demarcação de vagas, sinalizadores, postes de luzes, guarita, escritório e catraca para cartões, devem estar presentes na estrutura deste tipo de empreendimento, afinal, é um destaque que vale a pena investir.

O piso pode ser simples, forrado com pedregulho, cimento ou asfalto. Vai da sua preferência e orçamento disponível. Em relação à cobertura, não se esqueça que ela é fundamental para um estacionamento, embora muitos deles dispensem a mesma, usando no máximo as tendas de lona.

A dica na estrutura é simples: pesquise o máximo possível orçamentos em construtoras, pois os valores podem variar muito de uma para outra. Você pode ter uma economia e tanto buscando um pouco a mais.

Quantos funcionários é preciso para montar um estacionamento?

Uma das dúvidas mais comuns sobre quem deseja saber como montar um estacionamento, é em relação à quantidade de funcionários. A verdade é que vai depender!

O pessoal para o seu estacionamento funcionar dependerá do porte do mesmo. Se for um estacionamento pequeno, que acomode até 50 carros de uma vez, você precisará de alguém para ficar na guarita (que pode servir de escritório), sendo o próprio dono na maioria dos casos; e, pelo menos, um guarda para vigiar o local todo.

Alguns estacionamentos maiores investem também na contratação de manobristas, assim tornam a experiência do cliente ainda mais satisfatória. Porém, esta é uma opção que pode ser avaliada mais para frente, quando o seu estacionamento já estiver funcionando.

Como sair na frente da concorrência?

Os estacionamentos disputam espaço no mercado, atualmente. E, não é para menos, já que este é um segmento com bastante demanda e que garantem uma alta lucratividade.

Para obter destaque perante os outros estacionamentos, a dica é investir nos diferenciais do seu espaço. Prezar pela qualidade e bom preço, principalmente, e, também, em “mimos” como lavagem do carro quando a estadia passa de 5 horas, por exemplo.

Oferecer a lavagem a seco, cera e outros serviços, além de complementar a sua renda, também fidelizam o seu cliente.

Não se esqueça de outro detalhe: o atendimento ao cliente. Você pode até dizer: mas é apenas um estacionamento!, porém, este é um negócio como qualquer outro e precisa de profissionais capacitados, responsáveis, honestos e simpáticos.

Leia também: Como  abrir uma loja de Produtos Naturais 

É necessário fazer publicidade do meu estacionamento?

Não ache que você se safará do marketing! Ele é tão importante em um estacionamento quanto em qualquer outro negócio.

A melhor maneira de fazer a publicidade do seu espaço é usando meios que atinjam rapidamente os seus potenciais clientes. A panfletagem e os anúncios em rádios, são boas escolhas.

Não se esqueça de distribuir cartazes nas ruas próximas ao seu estacionamento, indicando o local que ele se encontra. Isto é essencial para você fazer seu espaço crescer.

Como montar um estacionamento

Qual o investimento inicial para montar um estacionamento?

Como você já deve ter percebido ao longo dos tópicos anteriores, vai bastante dinheiro para montar um estacionamento. Estrutura, funcionários, publicidade, diferenciais… Sem contar que nem mencionamos os gastos com a burocracia para abrir este tipo de negócio.

De acordo com nossas estimativas, para abrir um estacionamento, você deverá desembolsar cerca de R$150 mil, levando em conta que você compre um terreno. Caso você opte por alugar um espaço para abrir seu estacionamento, o investimento inicial se torna menor, porém, lembre-se que o aluguel de uma área em centros comerciais é sempre mais caro e, nem sempre, é a melhor opção.

Agora que você já sabe como montar um estacionamento, coloque as nossas dicas em prática e realize o seu sonho de ter o próprio negócio! Gostou do nosso post? Então deixe o seu comentário abaixo e aproveite para seguir o Gera Negócios no Facebook. Bons negócios!

Leave a Reply