Como montar uma empresa de limpeza

Para iniciar qualquer empresa, você precisa entender como é o funcionamento do mercado. Compreender como funciona e o que precisará ser feito, é o passo primordial para que lá na frente, as ações iniciais possam dar muito certo. Portanto, para entender como montar uma empresa de limpeza, vamos lhe fornecer algumas informações necessárias.

A limpeza é uma atividade necessária em todos os cantos do mundo. Dificilmente, você encontrará empresas, residências, etc. que nunca viram um pano com água e desinfetante. Seria bem estranho, inclusive! Então, vamos entender melhor o funcionamento deste mercado.

Como funciona o mercado voltado à limpeza?

como montar empresa limpeza

Sendo considerado um mercado que ainda está em expansão, as pequenas e micro empresas são as maiores responsáveis por manter essas atividades. Quando mencionamos a expansão destas, queremos dizer que, mesmo com a atividade existente a muito tempo, o serviço não era visto como algo verdadeiramente útil.

Sem a presença de equipamentos e técnicas ideias para a realização da atividade, o serviço de limpeza vinha sendo considerado apenas um serviço simples. Este, poderia ser feito por qualquer pessoa. Mas com a formalização no mercado, houveram grandes mudanças. Veja a seguir, como montar uma empresa de limpeza, de forma completamente profissional.

Ótimas dicas de como montar uma empresa de limpeza

O mercado é expansivo, como conversamos abertamente. A tendência é que novas empresas neste nicho, comecem a surgir cada vez mais. Hoje, a maior concentração de negócios de limpeza estão no Sul e Sudeste. Mas sabemos bem que, com o passar dos anos, a expansão estará ainda maior.

As dicas de como montar uma empresa de limpeza, são ferramentas muito importantes para você que deseja iniciar este serviço. Veja a seguir.

VEJA TAMBÉM: Dicas para franquear seu negócio

#1. Monte uma sede

Mesmo que os serviços prestados sejam fora da sede, é preciso ter um ponto de encontro para resolver todos os problemas. Além disso, nem só de problemas se vive uma empresa. Você também poderá usar este local para diversos momentos. Eventos, festas de fim de ano com funcionários, premiações, cursos, etc.

Tudo isso faz parte de como montar uma empresa de limpeza. A sua sede precisa ser um local com capacidade interna e externa. trabalhar neste ramo, exigirá um estacionamento, um estoque para seus equipamentos e variadas exigências quanto ao local escolhido.


#2. Tenha um contador

Para abrir qualquer empresa, é preciso de um contador. Ele é o profissional mais habilitado para te ajudar com as questões financeiras da empresa, além de montar vários planos referentes à abertura dela. O contador é quem te ajuda a fazer os registros nos variados órgãos, para que assim, sua empresa de limpeza esteja em ordem com as leis.


#3. Tenha estrutura suficiente

Dentro de sua sede, você precisará ter algumas estruturas básicas como:

 

  • Sala administrativa;
  • Sala de treinamento dos seus futuros funcionários;
  • O deposito ou estoque de seus equipamentos e materiais relacionados à limpeza;
  • Sanitários para clientes e funcionários;
  • Se possível, cozinha para seus funcionários.

 

Este é o básico de como montar uma empresa de limpeza. Com o tempo e a expansão de sua micro empresa, você pode se ver precisando de mais estruturas. Porém, para dar  os primeiros passos, esses são os essenciais.


#4. Tenha uma ótima equipe

É impossível cuidar de tudo sozinho. Portanto, se você quer saber como montar uma empresa de limpeza, precisa entender que precisará de uma boa equipe.

Equipe de vendas dos seus serviços, funcionários de serviços gerais, gestão administrativa, supervisores das atividades, etc. Você precisa de todas essas pessoas para alcançar os grandes objetivos de um empreendedor no ramo de limpeza.


#5. Tenha equipamentos necessários

Foi-se o tempo em que as limpezas eram realizadas apenas com água e desinfetante. Hoje, as coisas mudaram e os equipamentos de limpeza são muito úteis. Aliás, dependendo do tipo de serviço que será fornecido, grandes equipamentos precisarão ser utilizados.

VEJA TAMBÉM: Capital de giro: Saiba tudo sobre ele

Agora que você entendeu inicialmente como montar uma empresa de limpeza, está na hora de colocar a mão na massa!

 

Leave a Reply