Como Montar um Negócio de Marmitex

O ramo da alimentação é, sem sombras de dúvidas, a que mais gera lucratividade e que tem de tudo para ser promissor. Desde a abertura de uma franquia, lanchonete, ou nesse caso, um serviço de marmitex, a escolha entre eles irá depender de fatores como o seu capital de investimento inicial, e principalmente, o seu perfil como empreendedor. Portanto, se você tem plena certeza do negócio que você quer abrir, ama cozinhar, tem cuidados e atenção no que faz e sabe que essa é uma oportunidade que pode te gerar muitos lucros, então confira este artigo para obter mais informações sobre como montar um negócio de marmitex.

montar negocio marmitex

Capital de Investimento Inicial

Mesmo que o seu serviço possa ser feito dentro da sua própria casa, é importante por no papel os outros gastos que você terá com equipamentos, utensílios e alimentos. O seu negócio de marmitex precisa ter um endereço fixo, pois além de oferecer o serviço delivery, você também deve oferecer a retirada em mãos para os seus clientes. Então, se você não deseja usar a sua própria cozinha para preparar as marmitas, então alugar um espaço pode ser uma ótima opção, só que nesse caso não se esqueça de dar uma atenção especial à dica sobre localização que abordarei mais abaixo.

O orçamento para a abertura do seu negócio de marmitex é muito importante, principalmente porque evita futuros imprevistos. Por isso, não hesite em colocar na ponta do lápis todos os seus gastos e despesas, desde a matéria prima, utensílios, material para divulgação, e os gastos com a abertura da sua empresa.

Análise da Localização, Concorrência e Diversidade do seu Serviço

Procurar um ponto com uma ótima localização para montar a sua cozinha é fundamental, mesmo que você ofereça o serviço delivery. Um estabelecimento próximo a universidades, empresas, hospitais ou um centro comercial pode aumentar a sua clientela e fazer com que o seu negócio decole mais rapidamente. Mas, cuidado! A concorrência precisa ser observada, e sempre que possível, procure se manter o mais perto de seus clientes, e o mais longe dos outros serviços de marmitex, assim ninguém afeta os negócios do outro.

Em diversas cidades é normal encontrar um grande número de serviços de marmitex, e nesses casos, o que você deve fazer é encontrar formas de se destacar. O serviço delivery em si, já é uma maneira, ou melhor, uma vantagem para você sair na frente da concorrência, já que a maioria dos serviços só oferecem retirada em mãos. Apenas sempre se preocupe em entregar a comida sempre quentinha, por isso, é importante não demorar na entrega e ter uma bolsa térmica.

Além do serviço de entrega, você também pode oferecer uma diversidade de opções de alimentos, e ter um cardápio, até mesmo, para vegetarianos. Esse é um quesito que a maioria dos donos de marmitex esquecem, e por isso, acabam perdendo uma freguesia muito boa. Além disso, oferecer bebidas e sobremesas também pode ser uma ótima opção para aumentar os seus lucros. Desde uma simples gelatina até uma sobremesa mais elaborada como um mousse, vale a pena investir. Só não se esqueça que eles também devem ser entregues em potinhos descartáveis.

Como Montar um Serviço Marmitex de Qualidade

Além das dicas de localização e diversificação do seu serviço marmitex, também é importante que você se atente a outros detalhes que, muitas das vezes, nem são percebidos. O primeiro deles é a compra dos alimentos necessários para a preparação das refeições. Sempre que for às compras, pesquise e compare preços, verifique a qualidade, a data de validade, etc. Esse é um quesito importante para o sucesso do seu serviço.

O segundo detalhe que necessita de atenção é o cardápio. Bolar uma lista de pratos, desde os mais simples aos mais elaborados é indispensável. Além disso, você também pode usar o seu cardápio para fazer uma divulgação do seu serviço de marmitex na cidade. Faça folhetos incluindo as opções de refeições, os preços, o endereço, telefone, horário de atendimento, e formas de pagamento.

Contratação de Funcionários

No começo é bem provável que você só necessite de, no máximo, duas pessoas para trabalhar. Você e um motorista. Porém, assim que a demanda começar a aumentar, poderá ser necessário que você contrate mais profissionais para te ajudar a dar conta, preparar alimentos, e a manter a cozinha organizada e bem higienizada.

Quando você for contratar alguém, certifique-se de que ela é uma pessoa organizada, que saiba cozinhar, e é responsável. Além disso, atendentes bem educados, que saibam conversar e apresentar o seu serviço é muito importante.

Benefícios de Abrir um Serviço Marmitex

Como já foi dito lá no começo desse artigo, o ramo da alimentação é um dos setores que mais geram lucros, e por isso, são viáveis de se investir. Porém, abrir uma franquia, um restaurante ou uma lanchonete, será necessário um pouco a mais de investimento, já que os gastos e custos são bem maiores. Assim sendo, o serviço marmitex é uma excelente opção para iniciar um negócio próprio, e com o aumento da demanda e giro no caixa, aí sim você poderá pensar em abrir um negócio maior.

Além disso, vale ressaltar que por ser um serviço que as pessoas não irão comer no seu estabelecimento, a demanda será ainda maior, já que você receberá pedidos através do telefone da cidade toda (quando você oferece o serviço delivery). Portanto, sempre invista em divulgação, tanto por folhetos e cartazes, quanto por redes sociais.

Defina um Plano de Negócios

Para que um negócio seja de sucesso, por menor que ele seja, é necessário que haja uma estrutura por trás dele. Definir um plano de negócios completo, ou seja, fazer um planejamento do seu serviço de marmitex é extremamente fundamental. Colocar no papel o seu objetivo de negócio, a localização, o investimento inicial, e as metas e expectativas a serem compridas é indispensável. Se você não sabe como definir um plano de negócios, então não deixe de conferir o nosso artigo que explica o passo a passo para o desenvolvimento do documento.

Se você tem alguma dúvida, sugestão ou ideia de negócio para compartilhar conosco e com mais pessoas, então não hesite em deixar o seu comentário logo abaixo. Boa sorte e bons negócios!

2 Comments

Leave a Reply