Como Montar uma Empresa de Telemarketing

As empresas de Telemarketing se popularizaram a partir da criação do Código de Defesa do Consumidor, a partir daí as empresas se viram obrigadas a dar maior atenção a seus clientes, sendo então chamadas de Telemarketing Passivo, onde os operadores de Telemarketing recebem ligações para auxilio sobre como lidar com determinado produto ou para reclamar de produtos em mau estado ou mau atendimento. Nos últimos anos com a tendência de terceirar serviços para facilitar e reduzir gastos de empresas, o Telemarketing tornou-se ainda mais popular, nesse caso o Telemarketing Ativo, onde os operadores é que fazem as ligações para oferecer produtos, estabelecer cobranças, fazer agendamentos, confirmar presença em eventos, entre outras coisas.

As empresas de Telemarketing podem ser bastante econômicas, pois não necessitam de um imóvel muito grande e a mão-de-obra de funcionários é de baixo custo, além de receber um alto retorno, devido à grande contratação desse tipo de empresa por conta da versatilidade, interatividade entre cliente e operador, flexibilidade, comodidade e velocidade com que os contatos são realizados.

empresa telemarketing

Onde Montar sua Empresa e o que Ela Deve Possuir

Sendo assim, para montar uma empresa de Telemarketing você necessita escolher um local favorável para situar a empresa. O local deve ser de fácil acesso, preferencialmente próximo a pontos de ônibus e metrô, também é interessante que esteja situado próximo a restaurantes, pois você abrigará muitos funcionários que muitas vezes estarão distantes de sua casa, se possível ter um restaurante próprio da empresa, isso facilitaria muito a vida de seus funcionários e a qualidade de desempenho dos mesmos, que não precisariam cansar-se se deslocando a pontos distantes para fazer suas refeições. Deve também oferecer segurança para os funcionários e atender às necessidades básicas dos mesmos.

Nesse local você receberá os clientes e também acomodará os operadores de Telemarketing. Um imóvel de aproximadamente 50 metros quadrados já é um bom negócio. No que se refere ao estilo do imóvel, dê preferência a cores claras, fique atendo à iluminação e à ventilação para que o ambiente fique confortável e para que as cores não causem cansaço visual. O imóvel deve ser mobiliado com artigos de escritório e eletrônicos. É indispensável o uso de mesas e cadeiras, armários, microcomputadores, scanners, headphones e outros acessórios.

profissionais telemarketing

Os Profissionais da Área

Para que sua empresa obtenha sucesso é fundamental a contratação de profissionais qualificados, no entanto os operadores de Telemarketing não precisam ser pessoas experientes. Geralmente as empresas de Telemarketing contratam jovens trabalhadores que estão em busca de seu primeiro emprego, em grande parte universitários que precisam de uma renda para arcar com os custos da faculdade.

O salário desses operadores varia entre R$ 550,00 e R$ 700,00. Devem ser pessoas habilidosas, capazes de lidar com os mais diversos tipos de gente, manter uma boa educação independente da forma como for tratado pelo interlocutor, dominar a oratória e saber ouvir o que os clientes têm a dizer, devem ter total conhecimento dos serviços que estão prestando e devem saber lidar com ambientes onde haja pressão e cobranças constantes. Os operadores de Telemarketing irão atuar conforme as especificações da empresa. Além dos operadores, a empresa deve contratar também um Monitor de Telemarketing, que irá monitorar a qualidade e funcionamento das ligações e atendimento aos clientes e um Supervisor de Telemarketing.

Busque Minimizar o Estresse dos Funcionários

Por se tratar de um ambiente bastante estressante, algumas medidas podem e devem ser tomadas para minimizar o estresse e otimizar a relação entre os operadores e monitores. Essas atividades podem ser através de exercícios para relaxar em intervalos de tempo, já que os operadores passam muito tempo sentados, exercendo atividade repetitiva, organizar confraternizações entre os funcionários, gratificar funcionários responsáveis e que atingem as metas, mas manter cuidado para que isso não resulte em rixas entre os operadores, dar feedbacks sobre como anda o desempenho da empresa e de como são importantes para o crescimento e sucesso do empreendimento.

Documentação e Custos Adicionais

Para o funcionamento da empresa são necessários todos os documentos legais para o porte de um estabelecimento, e por isso você irá necessitar da ajuda de outros profissionais. Você irá necessitar também da automatização de sua empresa, pois sem ela você corre o risco de cometer erros nos serviços de sua empresa. Tenha, então, tudo organizado e computadorizado, para facilitar o acesso e a fidelidade das informações.

Alguns custos adicionais também serão necessários, como os custos de aluguel, água, luz, telefone, pagamento de funcionários, despesas, compra de matéria prima. Por isso você deve optar por compras de menores preços e evitar gastos desnecessários, mesmo assim você não deve excluir a qualidade de seus produtos, embora o que fará diferença nos seus serviços seja o atendimento prestado pelos operadores e não a qualidade de matéria prima. A matéria prima deve ser de qualidade para evitar que estraguem facilmente e você necessite de mais gastos.

Destacando-se das Demais

A empresa necessita destacar-se em meio à concorrência e por isso deve buscar sempre novas formas de agregar valores que a tornem diferenciada. Tais formas podem ser encontradas investindo em cursos e palestras que sempre dão dicas e truques inovadores que talvez seus concorrentes ainda não tenham pensado, não fique apenas em buscas na internet onde todos seus concorrentes terão fácil acesso e que possivelmente já estejam implantando em seus negócios.

Fique atento e conheça a concorrência, pois só assim você será capaz de oferecer serviços exclusivos e de maior qualidade. Exponha a seus contratantes os possíveis riscos que podem correr durante as vendas ou qualquer outro tipo de serviço prestado, isso dará ao cliente maior confiança e credibilidade. Não faça propostas que não poderá cumprir, pois quando surgir uma oportunidade de divulgar sua empresa, caso tenha falhado nas propostas anteriores, seus antigos clientes farão propagandas desfavorecendo seu estabelecimento.

Tenha Clientes e Funcionários Satisfeitos

Divulgue sua empresa nos eventos que você for, imprima e distribua panfletos, deixe alguns cartões em escritórios com boa clientela, ofereça serviço de qualidade para que seus clientes o indiquem para outras pessoas, tenha uma página na internet para divulgação e exposição de seus serviços, tenha funcionários contentes e satisfeitos com o local onde trabalham, pois eles também falarão a respeito de seus negócios com amigos e conhecidos.

Tenha Certeza de que Este é o Caminho Certo

Analise todas as possibilidades minuciosamente e tenha garantia de que pode abrir um negócio sem futuros arrependimentos, busque em outros meios de aprofundar-se no assunto. Caso esteja certo de que esse empreendedorismo é mesmo para você, desejamos sucesso em sua nova carreira.

Leave a Reply