Como montar uma editora

O mercado editorial é um mercado que tem caído nos últimos anos, com o faturamento indo abaixo cada ano mais. Isso fez com que diversas editoras estivessem fechando e também livrarias, mesmo sendo um mercado que ainda consiga vender bastante, por isso, ainda parece atraente montar uma editora.

Como montar uma editora

montar uma editora

Com uma queda no faturamento, faz ainda mais necessário montar um negócio cm bom planejamento para que o faturamento não seja ruim no começo e que o investimento inicial consiga valer a pena, trazendo bons resultados para aquele que deseja montar uma editora como ideia de negócio.

Plano de negócios

O plano de negócios é bem importante para o empreendedor ter uma visão ampla sobre o seu negócio, verificando a situação em que o mercado que está adentrando se encontrada. É nesse momento que é definido os assuntos como os produtos e serviços que vão ser oferecidos. Também vai ser possível detalhar a questão financeira e também pensar nos recursos humanos para continuar desenvolvendo a empresa.

VEJA TAMBÉM: Como montar uma distribuidora de gás e água

Pata montar o planejamento, é preciso juntar todos os investimentos que foram feitos, seja para material, funcionários, equipamentos, entre outros. Também é a hora de pensar no público alvo que vai se interessar pelos seus serviços, vendo quem são os concorrentes e também verificando a situação do mercado.

Localização

A localização também é muito importante para qualquer tipo de empresa. Para aquele que quer montar uma editora, precisa considerar a densidade populacional, o perfil dos consumidores locais, concorrência, visibilidade, acesso, facilidade de locomoção para que consiga funcionar com mais tranquilidade.

Colaboradores

A contratação de colaboradores para conseguir montar a editora vai depender das necessidades do empreendedor. Para começar, é necessário ter um time que conte com os editores, revisores, capitas, designer gráficos, entre outros.

Estrutura

A editora não precisa ser muito grande, contando com um espaço que tenha espaço para ter uma sala administrativa, sala de marketing, de produção, do comercial, do departamento editorial, além de sanitários e copas. Vão precisar de computadores, mesas, cadeiras, software para diagramar, criar gráficos, editorar, entre outros.

Divulgação

É muito importante que a empresa consiga trabalhar bme a sua divulgação, procurando estar em contato com os clientes em potencial. Para o empreendedor que quer uma editora de sucesso, precisa usar estratégias de marketing de qualidade para conseguir determinar o sucesso do seu negócio.

A primeira regra é conseguir usar uma empresa de serviços com um público alvo bem definido, conseguido atingir aqueles que vão procurar pelos serviços prestados. Depois de definir isso, é a hora de investir valores para conseguir atingi esses objetivos. O empreendedor pode usar de diversas opções e ações de comunicação para que o seu serviço seja conhecido.

Podem ser usados os materiais impressos, como folders e flyers, mas também começar a usar os meios digitais. Criar perfil em redes sociais, montar um site, colocando as principais informações sobre a empresa e procurando ter um perfil bem ativo para conseguir criar mais pessoas acessando.

VEJA TAMBÉM: Como montar uma adega

O empreendedor precisa continuar realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência e verificando o seu público alvo. Assim, precisa identificar os pontos que ainda não foram entregues por outras editoras do mercado, conseguindo oferecer algo de diferencial no seu negócio.

Para começar a trabalhar com uma editora, é preciso também pensar na questão legal, precisando montar os documentos para conseguir funcionar sem problemas. Por isso, é necessário ter CNPJ, documentação na junta comercial, IPTU do imóvel, alvará de funcionamento, entre diversos outros documentos que podem ser pedidos conforme o tipo de exigências que o município faz. Assim, a dica é procurar um consultório de contabilidade que consiga dar maiores informações sobre isso.

Leave a Reply