Como montar uma confeitaria

Muitas pessoas acham que uma confeitaria só produz e vende bolos confeitados, mas não é só isso. Sem dúvidas, o produto mais vendido é quase sempre os bolos, mas o proprietário de uma confeitaria precisa oferecer outros produtos. Quer aprender como montar uma confeitaria do zero? Nos acompanhe!

Uma confeitaria é um tipo de ambiente dos sonhos para quem ama doce. É onde se encontram os melhores doces como bolos, brigadeiro, tortas, bolo no pote, pudim, cupcake e muito mais.

Além de oferecer produtos para encomenda, é importante que a confeitaria tenha um espaço de conveniência para que seus clientes consumam os alimentos no próprio estabelecimento.

Como montar uma confeitaria

Para quem quer montar uma confeitaria, aqui vão os passos principais, não só para abrir esse negócio como também para mantê-lo e ter muito sucesso.

Como montar uma confeitaria


#1. Registrar a confeitaria

Para montar uma confeitaria o primeiro passo é registrar o empreendimento, ou seja, cuidar da parte legal. Este tipo de negócio é uma loja, o que muda é a área de atuação. Por isso, é essencial registrar legalmente a empresa por meio da abertura de firma. Para isso é preciso contratar um contador de confiança, porque o processo é lento e se for feito da forma errada pode demorar mais de três meses.

É necessário registrar a confeitaria na Receita Federal e Prefeitura da cidade, para assim conseguir o CNPJ e poder ter o direito de emitir nota fiscal. Essa é a forma de agir de acordo com a lei e pagar os impostos, para não ter problemas com a fiscalização.

Após abrir a firma e escolher o local, é preciso cuidar da Vigilância Sanitária. Todo negócio relacionado com manuseio e venda de alimentos deve ter o selo de autorização desse órgão. A taxa que o empresário deverá pagar variará de acordo com a cidade.

Se for pequena, será cerca de R$ 50 mil. Sem o selo o negócio pode ser multado e fechado, caso aja irregularidades. É necessário também pagar a taxa dos bombeiros, que deverá fazer a fiscalização no ambiente e emitir certificado.

VEJA TAMBÉM: Aprenda ganhar dinheiro fazendo Bolo de Pote


#2. Local para montar a confeitaria

É importante escolher um local que facilite tanto a venda quanto o trabalho. Estabelecimentos em avenidas são ótimos, principalmente, se forem próximos a centros comerciais e padarias. Se o produto principal da confeitaria for bolo de casamento, abra seu negócio próximo de lojas de vestidos de noiva e aluguel ou até perto de casas de festas. Entregue panfletos e cartões de visitas nesses estabelecimentos.


#3. Produtos oferecidos

Depois de escolher o local para montar a confeitaria é hora de pensar se vai preparar os bolos ou comprá-los prontos e apenas decorar. Quais tipos de doces serão vendidos no seu negócio e tudo mais.


#4. Estrutura da confeitaria

Uma confeitaria precisa ter uma bela cozinha e um fogão industrial onde serão preparados os doces. Sendo que a cozinha deve ser bem ventilada para que o calor não fique insuportável. Na cozinha ainda precisa ter uma mesa grande e utensílios e eletrodomésticos para a fabricação dos doces. Fora da cozinha é necessário um balcão com caixa, mesas e cadeiras para que os clientes possam consumir os produtos feitos no estabelecimento.

Pode ser uma espécie de lanchonete para vender fatias de bolos e outros doces acompanhados por refrigerantes, sucos e cafés.


#5. Investimento

Para montar uma confeitaria com tudo que tem direito, fora as taxas que terão que ser pagas para legalizar o negócio. O investimento é em torno de R$ 250 mil. Entretanto, vai depender de vários fatores, como: tamanho do estabelecimento, localidade, móveis adquiridos e muito mais.


#6. Preços

Faça uma pesquisa minuciosa de mercado para saber a média de preços dos produtos que venderá em sua confeitaria. Pesquise com proprietários desse tipo de negócio e também na internet. Porém não se esqueça de levar em conta o quanto gastou para preparar um doce ou bolo, pois, terá que ter uma margem de lucro, senão não valerá a pena.


#7. Funcionários de uma confeitaria

Uma confeitaria de médio porte precisa de uma boa cozinheira, dois ou mais confeiteiros, pelo menos uma caixa, garçons para atender quem for comer no estabelecimento, uma atendente e um administrador.

VEJA TAMBÉM: Como ganhar dinheiro em casa com comida


#8. Divulgar a confeitaria

O dono do negócio deve oferecer em estabelecimentos diversos e também nas ruas, para a família e amigos cartões de visitas, panfletos e ainda divulgar seu estabelecimento nas redes sociais. Para que a confeitaria tenha sempre muito sucesso, ofereça produtos bem feitos, deliciosos, com preços bons e um ótimo atendimento.

Leave a Reply