Como montar um posto de gasolina

Em toda parte do mundo temos milhares de carros, camiões, motos e tanto outros veículos. A opção de abrir um posto de gasolina está ligada em um planejamento inteligente e um investimento significativo. No brasil com a alta da gasolina muitos empresários então investindo na aberturas de postos de gasolina pelo pais inteiro visando o grande lucro que está por vir durante esta alta de combustível. Mais para fazer tudo isso. Você vai precisar fazer um plano de negócio, escolher um local, obter financiamento, e executar seu posto de forma eficaz.

Como montar um posto de gasolina

Definindo o plano de negócio

Para definir um ótimo plano para abertura de seu posto de gasolina primeira mente conversar com seu contador, para obter uma opinião profissional realista sobre suas despesas estimadas e renda. Você terá de incluir uma descrição dos serviços, produtos e instalações como estações de ar, lavagem de carros estação de vácuo etc. Uma análise do mercado local e competição terá de ser incluída.

Trabalhar o marketing sugerir maneiras pelas quais você vai anunciar nos jornais locais, e obter uma ótima publicidade.

Calculando o investimento

Estima-se que se gaste para montar um posto de gasolina cerca de R$ 600 mil reais, não menos que isso, contando com todos os equipamentos necessários e a compra de combustíveis, itens básicos também. O retorno deste grande investimento está estimado em 16 a 18 meses, isso vai depender da localização e do valor do combustível, que é altamente variável hoje em dia com alta e queda constante do valor do barril do petróleo. O valor investindo em licenças necessárias neste ramo de negócio é alto. Uma vez que movimentar combustível é de alta periculosidade e por isso as taxas cobradas são altíssimas, mas vale a pena o investimento visando o longo

Como achar o melhor local

Pense em terrenos abertos disponíveis na região. Tendo a melhor localização o fluxo de pessoas será maior, os clientes vão querem um local que é ao longo de uma importante rota para o trabalho e conveniente em temos de padrões de trafego. Evite áreas que já estão saturadas com postos de gasolina. A medida que novos bairros e distritos vão aumentando, haverá uma demanda por novos postos de gasolina.

A maioria dos empresários procuram sempre avenidas movimentadas e bairros com mais fluxo de pessoas e empresas.

Equipamentos necessários

O espaço deve acoplar os seguintes itens: tanques subterrâneos para armazenar combustíveis, que são os principais e devem respeitar as normas locais, bombas e filtros de combustível, compressores de ar para alimentação de elevadores, balanças de ar, equipamentos de lubrificação e limpeza geral.

Conheça também o Como Montar um Lava Jato Profissional, vale a leitura.

Licenças necessárias para abertura

Existem regras especificas que devem ser seguidas ou o estabelecimento será fechado, todas estipuladas pela ANP-Agencia Nacional do Petróleo, que dizem respeito, á construção das instalações civis e de tancagem dos derivados do petróleo, que são o registro de revendedor varejista expedidos pela ANP, dispor de equipamentos medidores, bem como de tancagem para o armazenamento de combustíveis automotivos, além de adquirir a granel e revender os produtos no varejo e não em alta quantidade.

Definindo o horário de abertura

Estabelecer um horário de abertura pode ser pesquisado conforme os momentos mais movimentados de tráfego outras opções são:

  • Se nenhum dos outros postos de gasolina nas proximidades estão abertos até tarde, considere ter tarde da noite. Torne-se um posto de gasolina 24horas, se há um mercado para os negócios de meia-noite
  • Sempre abrir prontamente no tempo definido. Os clientes não querem esperar para a abertura.

Contratando seus funcionários

Como buscar funcionários de confiança, certifique-se de que eles compreendam todos os aspectos do seu trabalho. Programe seus turnos de funcionários para permitir a ampla cobertura durante todo o dia útil. Ter um gerente de loja em serviço para todos os turnos, o número de funcionários pode ser calculado pela quantidade de serviços e o número de bombas de abastecimento, sendo um funcionário para cada bomba e dois para aloja de conveniência, caso invista neste ramo que é considerado um extra, agregando valor ao seu posto de gasolina.

Como montar um posto de gasolina

 Marketing e propaganda

Deve se pensar em soluções de marketing criativas para atrair novos clientes e transformar motoristas de passagem em frequentadores assíduos. Ofereça prêmios para concursos e promoções temporárias e faça propagandas do evento e do prêmio. Faça com que o prémio seja algo que encoraje a promoção como:

  • Como combustível grátis por um ano ou café gratuito pelo resto da vida.
  • Faça comercial nas rádios para alavancar a palavra sobre o concurso e aumente consideravelmente o volume de vendas a curto prazo
  • Monte propagandas para páginas de face book e comerciais em programas de TV

Considere ter ao menos uma ou duas bombas de combustíveis funcionando 24 horas por dia. Venda álcool, suprimentos para a viagem e qualquer outro item que o cliente possa procurar em uma loja de conveniência. Seja diferente de seus concorrentes e faça a diferença e terá mais clientes.

Leave a Reply