Como abrir uma agência de publicidade e propaganda

Ter um próprio negócio hoje em dia é a melhor maneira de conquistar o crescimento acelerado, assim como, a independência financeira. Se você está prestes a abrir uma agência de publicidade e propaganda, mas ainda não sabe o que fazer, ao que recorrer, e precisa de dicas para uma melhor gerencia, então continue lendo este post para conferir mais informações.

agencia publicidade e propaganda

A agência de publicidade e propaganda

Uma agência de publicidade, ou como também é conhecida, de propaganda, é uma empresa destinada ao planejamento e a criação de materiais feitos para a venda de determinado produto de seus clientes, assim como passar informações. A empresa de publicidade, por seus métodos de persuasão, boa linguagem e conhecimento amplo em mercado, e principalmente, públicos, criam o que lhes foi pedido e vendem para a posterior publicação. Além da produção e a veiculação das campanhas publicitárias, a agência de propaganda também é responsável pelo RTVC (rádio, televisão e cinema), que nada mais é do que a produção, gravação e edição das propagandas.

Qual o mercado disponível nessa área?

O ramo de publicidade e propaganda, atualmente, está bastante concorrido, e por isso, quanto mais a sua empresa se destacar, melhor será para ela. Na verdade, a grande concorrência atual é entre as agências de publicidade e propaganda grandes, que já estão no mercado há um bom tempo, e principalmente, oferecendo serviços a outras empresas de mesmo porte. Porém, vale lembrar que pequenas empresas clientes também desejam aumentar as suas vendas, por exemplo, e por isso, investem em publicidade. Nesses casos, a sua agência iniciante pode atender a essa demanda que, muitas das vezes, é deixada de lado.

Qual a estrutura de uma agência de publicidade e propaganda?

Uma agência de publicidade e propaganda não precisa, necessariamente, ser totalmente equipada e oferecer todos os tipos de serviços inicialmente. Em relação à estrutura, ter espaços para o atendimento, planejamento e criação das propagandas é o básico. Com os ambientes separados, a sua empresa ficará muito mais organizada e poderá ser melhor administrada.

Geralmente, a estrutura de uma agência de publicidade e propaganda, como dito anteriormente, é separada em quatro principais processos até a entrega do material ao cliente: o atendimento, o planejamento, a criação e o tráfego. Confira abaixo o que é feito e para que serve cada etapa.

Atendimento – O atendimento, ou como também pode ser chamado, a recepção, nada mais é do que a apresentação da agência ao cliente. Além disso, é nessa etapa em que é fechado negócios e o pedido é feito. Dentro desse setor, ainda pode existir um profissional voltado apenas à representação da agência, ou seja, ele leva propostas até empresas, apresenta projetos, etc. Vale lembrar que o atendimento ao cliente é uma das partes mais importantes dentro de uma agência de publicidade, já que ele posteriormente servirá como o “cliente”, que irá repassar o pedido.

Planejamento – Durante o planejamento, a equipe coleta dados acerca do mercado, dos consumidores, os seus gostos, etc. Tudo isso para elaborar da melhor maneira possível as propagandas.

Criação – Como o próprio nome diz, na fase da criação, os comerciais, mídias ou anúncios começam a ser produzidos. Após a criação do material, aí entra o trabalho da produção, que finaliza a peça e providencia a contratação de estúdios de som, produtoras de vídeo, etc.

Tráfego – A equipe responsável pelo tráfego irá analisar o andamento de os outros processos. Além disso, o tráfego também é aquele que irá passar os dias e horários de entrega de cada parte do projeto para o cliente.

Localização da agência de publicidade e propaganda

Para um bom empreendimento ser de sucesso é muito importante que seja dado a devida atenção à localização da empresa. Locais muito afastados, de difícil acesso e sem coleta de lixo, não é uma opção nem um pouco viável para uma agência que, provavelmente, irá receber empresários. Por isso, centros de fácil acesso, bem iluminados, limpos, e principalmente, próximo a outras empresas (podem ser futuros clientes) é fundamental.

Além disso, pequenos detalhes como o estacionamento também devem ser levados em conta na escolha de um ponto para a sua empresa, já que os seus clientes possivelmente irão com seus próprios carros até ela, e tendo um local reservado apenas para os seus clientes, a sua agência já ganhará alguns pontos a mais.

Lembrando que a pressa é inimiga da perfeição, portanto, não hesite em demorar um pouco mais até encontrar o local ideal para a sua agência de publicidade e propaganda, pois esse esforço será muito bem recompensado futuramente.

Quantos funcionários contratar para a agência de publicidade e propaganda?

Não há um número exato de profissionais para uma agência de publicidade e propaganda, pois a quantidade irá depender totalmente do tamanho da sua empresa e a quantidade de clientes. Porém, o básico seria um atendente, um publicitário para cuidar da criação das mídias e anúncios, e alguém para cuidar do tráfego. Isso, inicialmente.

Vale ressaltar que no momento da entrevista dos funcionários, é muito importante que o dono da agência de a devida atenção às habilidades profissionais dos mesmos. Ter conhecimento cultural, ser original, criativo, persuasivo, e ter capacidade, são os pré-requisitos mínimos.

Documentação necessária para abrir uma agência de publicidade e propaganda

Para abrir uma agência de publicidade e propaganda, você terá que abrir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) como qualquer outra empresa. Além disso, para a sua legalização, é necessário que você legalize a sua agência na Junta Comercial, na Secretaria da Fazenda, na Receita Federal, na prefeitura, no INSS e no Sindicato Patronal. Além disso, você terá que ir atrás de um Alvará de Funcionamento. Vale destacar também que você deverá pagar impostos referentes a abertura de sua empresa e o funcionamento da mesma.

E aí, caro leitor, gostou das dicas de como abrir uma agência de publicidade e propaganda? Qualquer dúvida em relação à abertura, ou qualquer outro assunto que foi abordado ou não no texto, é só deixar aqui nos comentários. Até a próxima!

Leave a Reply