Como montar um hotel para animais

Nesses tempos tão difíceis para o Brasil, as pessoas que realmente são empreendedoras estão encontrando maneiras de ganhar dinheiro mesmo com todas as dificuldades. Uma dessas novas ideias e que está fazendo muito sucesso é o hotel específico para animais, que cresce em ritmo acelerado nos últimos anos. Esse crescimento é devido a grande quantidade de animais domésticos que as pessoas têm em suas casas no Brasil, somado ao pouco tempo que as pessoas tem para cuidar deles.

Como montar um hotel para animais

No Brasil existem 44 milhões de animais domésticos, segundo o IBGE. Esse tipo de empreendimento faz sucesso, por exemplo, porque no momento em que as pessoas vão viajar não têm com quem deixar seus bichos de estimação.

Mercado dos hotéis para animais

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação (ABIN PET), o faturamento do setor de hotéis para animais de estimação alcança a incrível marca de 14 bilhões de reais por ano. Além disso, a Associação dos Revendedores de Produtos, Prestadores de Serviço e Defesa Destinados ao Uso Animal (ASSO FAUNA) indica que exatos 63% dos brasileiros que se encontram as classes A e B possuem animais de estimação, gastando com eles mais do que 300 reais todos os meses, com despesas diversas como medicação, veterinário, alimentação, limpeza, tosa, massagem, adestramento, psicólogo entre muitas outras despesas.

Estrutura e localização de um hotel para animais

É preciso ficar atento ao marketing, e a localização do ponto está relacionada exatamente a esse tópico. O local deve ser de fácil acesso para a clientela, acessível para os donos e com opções de estacionamento. O espaço necessário para um hotel de animais nunca pode ficar abaixo de 500 metros quadrados. Uma casa comum e com um grande quintal pode ser uma boa possibilidade. O local também deve ter pouco ou nenhum barulho, para ser um bom ambiente para os animais, sendo importante evitar casas com vizinhos muito próximos. A quantidade de vagas do hotel, ao menos no inicio, não pode passar de um número entre 10 e 20, para assim o proprietário poder sentir o mercado e caso haja possibilidades, expandir o negócio.

Investimento em um hotel de animais

O valor a ser cobrado na diária varia de acordo com o valor cobrado pela concorrência em sua região, mas não costuma passar muito de 200 reais, de acordo com os serviços e atrações que você oferece em seu hotel. Caso você queira comprar um local para instalar o seu hotel para animais o investimento pode alcançar até 130 mil reais ou mais. Não se esqueça de ter um razoável capital de giro, que é um recurso reservado normalmente por empreendedores para sustentar o seu negócio pagando as suas despesas enquanto este ainda não está lucrando o suficiente para ser autossustentável.

Equipe de colaboradores

Um fator determinante no momento de abrir um hotel de animais é ter bem claro em mente que um hotel tem expediente em tempo integral, ou seja, 24 horas por dia e 7 dias por semana.O tamanho da equipe portanto vai ser considerável, bem distribuída por turnos. Dentre os colaboradores necessários estão ao menos um recepcionista por turno, alguns auxiliares de serviços gerais, supervisores de banho e tosa, veterinários, tratadores e o gerente responsável.

Trabalho burocrático

Na hora muito trabalhosa de regularizar a empresa, existem as leis que são específicas desse tipo de negócio. Além disso, existem também os documentos mais básicos, como o cadastro nacional de pessoa jurídica, que é o CNPJ, o cadastro no instituto nacional do seguro social, INSS, o registro no fundo de garantia por tempo de serviço FGTS, o importante registro na junta comercial, o alvará de funcionamento, que via de regra é expedido pelo órgão responsável da prefeitura, enquadramento na entidade do sindicato patronal, etc. Agora você está munido de todas as informações fundamentais para abrir o seu hotel para animais.

Leave a Reply