Como montar uma empresa de consultoria

Este artigo são para pessoas que já possuem um conhecimento amplo, sobre algum assunto. Além disso, a experiência sólida profissional em alguma área, pode ser uma peça chave. Se você se enquadra e deseja saber como montar uma empresa de consultoria na sua área, aqui você aprenderá os passos corretos para dar início à sua trajetória pessoal, baseado em seus conhecimentos.

Para se tornar um consultor, é preciso entender que este trabalho se baseia em um modelo direcionado à prestação de serviços. Através de um profissional qualificado e experiente em determinados assuntos, é possível que você possa oferecer consultorias.

O que faz um consultor?

A função principal de um consultor é montar diagnósticos e atuar na elaboração de novos processos. Tudo isso, com o objetivo principal de compreender as necessidades de seus clientes, sabendo identificar as soluções e inserir as recomendações necessárias.

Com todas as informações ideias, o consultor deve ser capaz de desenvolver, implantar e viabilizar um trabalho. Esse, por sua vez, deve atender atentamente as necessidades dos clientes de sua lista. Se trata de um conselheiro para empresas ou pessoas físicas, ajudando-os a melhorar naquilo que precisam. Compreendendo o seu desejo, temos algumas dicas de como montar uma empresa de consultoria para você.

VEJA TAMBÉM: Como montar uma empresa de limpeza

Dicas de como montar uma empresa de consultoria

como montar empresa consultoria

Antes de irmos para o ponto principal, você deve saber que o mercado de consultores, cresce cada vez mais. Principalmente no Brasil, esse serviço já é conhecido é fornecido desde os anos 90, ou seja, é eficaz quando o profissional sabe conduzir.

A consultoria tem sido muito útil no processo de aberturas de empresas. Mais que isso, os consultores também atuam bastante em empresas já existentes, inovando os modelos de negócios, a produção e tecnologias. Esses são pontos que pegam um novo empreendedor e até mesmo, aqueles mais experientes no mercado.

Por isso, se você quer mesmo saber como montar uma empresa de consultoria e trabalhar com essas pessoas, veja as dicas a seguir.

#1. Local e estrutura

É importante que você possua um local para realizar suas reuniões pessoais. Mesmo que em alguns casos, o profissional consultor é quem deve ir até seu cliente, alguns preferem que o encontro aconteça de forma contrária.

Existe também, a possibilidade de montar um escritório virtual, porém, a maioria das pessoas preferem a presença do consultor de forma física. Não é preciso um grande escritório, apenas uma sala com banheiro já é o suficiente. Outro ponto importante é a localização. Esta deve ser facilitada para que vão até você.


#2. Legalidade da empresa

Outro ponto importante de como montar uma empresa de consultoria é: Não é porque você atua como conselheiro, que não precisa estar legal para atuar em sua profissão de consultor. Com a regularização, você pode atuar vendendo ou prestando serviços até mesmo para órgãos públicos. É uma exigência necessária e que expande ainda mais as suas possibilidades.


#3. Ordem no processo de produção

Este é o seu trabalho agora! Para que um consultor tenha sucesso no que faz, além dos amplos conhecimentos é preciso organização em seus processos. Inicialmente, é ideal que se desenvolva o contrato referente ao serviço, pré-diagnosticar quais são as necessidades dos seus clientes e Elaborar a proposta que será feita.

Seguindo em como montar uma empresa de consultoria, essa elaboração precisa conter seus objetivos, a metodologia utilizada, o tempo em horas de seu serviço, os prazos de entrega, os valores relacionados e as formas de pagamento.

Com passo final, você precisará apresentar o contrato, executar e analisar os fatos, incluir as recomendações necessárias e assim, receber pelo seu serviço. Uma dica muito valiosa é investir em visibilidade, principalmente através do marketing digital.


#4. Pessoal, tributos e investimentos

Os funcionários de sua empresa de consultoria podem ser variáveis. Na grande maioria das vezes, os consultores trabalham com sócios das empresas como colaboradores ou outros consultores experientes.

Em relação aos tributos, é muito comum que consultores optem por Lucro Presumido, Simples Nacional, Lucro Real ou pode ser uma atuação autônoma. Cada um desses regimes tributários demanda taxas e regimes diferenciados.

VEJA TAMBÉM: Como fazer dinheiro com lanche natural

E o investimento! Se você quer saber como montar uma empresa de consultoria, este passo é super importante. Você precisará de muita organização para fazer os cálculos de seu investimento. É importante que não se esqueça de ter um capital de giro inicial, para péssimas eventualidades que podem surgir.

Essas são as melhores dicas que possuímos para você. Agora, você já pode começar a caminhar e se tornar um grande consultor!

Leave a Reply