Como fazer vendas por Telefone

Para aprender a fazer várias vendas por telefone requer toda uma disciplina. Se a pessoa dar liberdade de conversar com ela sobre porque está fazendo esta ligação, estaremos mais abertos a seguir um diálogo e com isso levar a venda do produto. A melhor recomendação é fazer um bom pré-contacto para conhecer o mais possível sobre o prospecto ao qual estamos contatando, de tal forma que sempre saiba o nome da pessoa com quem quer falar insto poderá passar mais confiança ao seu cliente.

Como fazer vendas por Telefone

Com isso quando realizamos uma venda por telefone, deve-se pedir ao cliente que informe de algum de seus amigos ou conhecidos, que possam se interessar em seu produto e solicitar sua autorização para utilizar o seu nome como referência.

Existem vários métodos que podem ajudar a dominar as vendas por telefone. Tudo está em saber usar as palavras adequadas. Uma frase mal empregada pode custar a venda, uma pergunta mal dirigida pode passar uma impressão negativa ao seu cliente. Foi pensando nisso que quero te mostrar algumas maneiras para se dar bem em vendas por telefone como:

  • Correndo com ética: Considere que o tempo do cliente e muito curto, por tanto seja claro nas palavras e não conte muita história.
  • Organize a entrevista: Prepare um texto geral, mais conforme decorra a entrevista, vá adequando-o a cada cliente.
  • Não peça permissão: É melhor que vá direto ao ponto e informe ao prospecto a razão de seu contato
  • Cuide de seu vocabulário: A riqueza em seu vocabulário, o tom de voz a amabilidade e cortesia, fazem parte da imagem que projeta por meio de sua voz

Conhecendo seu cliente

Você encontrara vários tipos de cliente por venda de telefone, e cada um exige um tratamento diferente e individual. Vou te mostrar alguns tipos de cliente que você pode encontra durante uma ligação para fazer suas vendas, e como fazer para ter sucesso com cada um como:

  • Conversador abusa muito de seu tempo: Mostre interesse, estabeleça com clareza sua informação, fala perguntas
  • Molesto: é agressivo e vê tudo ruim: Peça sua opinião e não se desespere
  • Ofensivo: é arrogante e prepotente: Comporte-se excepcionalmente amável
  • Indeciso: é incapaz de tomar uma decisão: Construa um ambiente descontraído e seja paciente
  • Exigente :interrompe demasiado e exige tudo de imediato: Trate-o com respeito e aceitando suas demandas.
  • Queixoso: pensa que tudo está ruim, errado: Não leve para o lado pessoal, seja meticuloso para convence-lo de que não está enganando

Conheça também o Como ser Jornalista Freelancer, vale a leitura.

Iniciando uma ligação

Normalmente o que acontece é que você inicia a ligação, se apresenta e começa a falar com intuito de fechar a venda, porem seu cliente está com muitas dúvidas e começa a fazer perguntas que tendem a tirar a conversa da direção da venda. Você precisa sana-las de forma genial trazendo o cliente novamente para o mais próximo possível do assunto sobre o produto e assim fechando a venda.

A ideia é que a venda seja realizada o mais rápido possível. Nos primeiros 15 segundos você irá se apresentar e falar qual é o motivo de sua ligação. Tenha em mente que normalmente a primeira objeção apresentada pela pessoas não é uma objeção real e sim uma desculpa para não comprar.

Perceba que conforme você for interagindo com diferentes clientes percebera quais são as desculpas mais frequentes e com isso treinará a resposta aprendendo várias maneiras de vender mais por telefone. Com o tempo e o treino você conseguira contornar qualquer objeção.

Como não errar na ligação

Tudo que no cliente quer é se livrar de você, com certeza ele irá dizer que ligara mais tarde e nunca mais retornara ou já falara que não quer saber de seu produto. Algumas dias podem te ajudar em não errar nas ligações como:

  • Caso tenha que ligar posteriormente não pergunte se pode ligar e sim você prefere que eu ligue amanhã cedo ou senão no início ou final do dia, lebre se não existe a opção não ligar.
  • Não seja preconceituoso, achando que um grupo de clientes não vale a pena ou que não conseguira vender para um cliente
  • Não fale coisas negativas, regra de sem mimimi, só alto astral, pois senão você acabara afetando o resto da equipe
  • O mais importante é a satisfação do cliente, tenha certeza que o que está oferecendo realmente é útil para o cliente e foque na segunda venda

Como fazer vendas por Telefone

Hora certa para vender

A hora de ser profissional e fazer suas vendas está no momento onde o cliente aceita ouvir o que tem para dizer, não faça historias longas para não estressar com coisas que não vão gerar valor para a venda. Seja rápido e claro, fale sobre os benefícios que seu produto vai trazer na vida desta pessoas e o que ele pode oferecer para trazer mais conforto e comodidade gerando um interesse e curiosidade ao cliente.

Trabalhar com vendas por telefone ser um telemarketing em vendas requer muito treinamento mais com essas dicas você poderá já começar a dar mais segurança em suas ligações e gerar mais vendas.

E aí, caro leitor e futuro empreendedor, o que achou das nossas dicas de como fazer mais vendas por telefone? Se você tiver mais alguma dúvida, sugestão ou experiência que queira compartilhar conosco deixe o seu comentário logo abaixo que te responderemos.

Leave a Reply