Como montar uma padaria

Você pensa em montar um grande negócio? Se sim, você veio ao lugar certo. Aqui daremos para você as melhores dicas de como você pode montar uma padaria: equipamentos, custos, concorrência, diferenciais e muito mais…

Como montar uma padaria

Análise de mercado, público-alvo e concorrência

Esse ramo de panificação está em grande crescimento, não é difícil vermos pequenas cidades com dezenas de padarias, e isso acontece, pois, o público brasileiro simplesmente ama pães, é raro uma família brasileira não comer pão no café da manhã, assim como os americanos são acostumados a comer panquecas no mesmo horário.

Antes de qualquer coisa, vale frisar que este negócio exige tempo e muita dedicação, ou seja, se você pensa em montar uma padaria tem que ter em mente que seu tempo de trabalho diário ficará entre impressionantes 14 e 18 horas, ou seja, é tempo demais, a não ser que você tenha pessoas de confiança para gerar o seu estabelecimento, mas, como todos sabem, o começo é difícil e nem sempre temos pessoas de confiança, sem contar que é o dono que “engorda a boiada”, sendo assim, mesmo que você tenha os melhores profissionais, você terá que estar no local para deixar tudo em ordem e ajeitar algo que precise de urgência.

A concorrência entre padarias é grande, mas como dito, a procura é alta então isso não afeta muito nas vendas. Vale frisar que existem diversos modelos de negócios em relação a padarias, uma melhor do que a outra e sempre uma que adapta melhor ao seu estilo de trabalho. Caso você tenha já empreendido em algum ramo, por menos que seja a sua experiência com padaria, você sabe gerir algo se comparado a outra pessoa leiga que nunca empreendeu no mercado, por outro lado, se você nunca empreendeu, convêm partir para uma franquia de padarias, com isso você terá um acompanhamento mais de perto e poderá se sair melhor nos seus primeiros meses, que como todos sabem, é o mais difícil.

Montar Uma Padaria do Zero

Caso você opte por montar uma padaria do zero, ou seja, não contratar uma franquia de padaria, você tem de escolher muito bem todos os detalhes em que trabalhará, seu plano de negócios quem fará será você, ou seja, tem que estar tudo na ponta do lápis a prova de falhas, caso contrário o seu negócio já poderá estar com os dias contados mesmo antes de ter iniciado.

Apesar de no Brasil termos milhares de padarias, sempre todas estão ocupando o mesmo local, sendo assim, estão interagindo com as mesmas pessoas, e isso é péssimo para o negócio. As pessoas querem ir à padaria e comer pães frescos todos os dias, ou seja, é uma coisa diária e que tem de ser rápida, ela não pode perder muito tempo diariamente indo em outro bairro comprar pão, sendo assim, prefira um local que ainda não tenha padaria, mesmo que o bairro não for muito grande, as chances de você conseguir conquistar os 100% dos clientes daquele local são enormes.

Conheça também o Como Montar uma Choperia, vale a leitura.

Uma grande ideia e que você pode colocar em funcionamento já no primeiro dia é em relação ao que irá oferecer em sua padaria, não é porque você tem uma panificadora que você deve ficar restringido a este tipo de produto. Você tem de conhecer muito bem a sua audiência, ou seja, caso a sua padaria fique perto de uma área que tem muitos trabalhadores, em sua padaria você pode oferecer almoço, servindo coisas gostosas e fáceis de fazer, como a panqueca, por exemplo.

Muitas pessoas hoje preferem almoçar em locais perto do trabalho e comer comidas frescas e baratas, e panquecas é uma dessas comidas preferidas e que fazem o maior sucesso. Você pode vender cada panqueca tranquilamente por R$ 4 reais, a média de consumo de panquecas do brasileiro é de 3 por almoço, com isso você já ganharia R$ 12 reais. Você não pode depender apenas de uma fonte de renda. É preciso diversificar e oferecer todo o possível e de melhor qualidade, pois este é o primeiro passo para o seu negócio crescer a passos largos. Cafés da manhã para empresas e kit para festas também são um diferencial, sem contar os doces e principalmente os bolos por encomenda que a sua padaria pode oferecer.

Comprando Uma Franquia de Padaria

Um outro modelo de negócio e que faz o maior sucesso é a franquia de padaria, que é onde você tem uma padaria já de renome em funcionamento, com isso, a sua autoridade e a autoridade do seu estabelecimento é instantânea. Pão e Cia, Café Donuts, Café do Feirante e Vanilla Caffé são algumas das franquias de padarias já disponíveis no mercado para a compra, e o melhor, elas são extremamente conhecidas, com isso, quem conhece a marca já vira seu cliente automaticamente, pois sabem os padrões de qualidade que essas empresas seguem.

Como montar uma padaria

Comprar Uma Padaria Já Estabelecida é um Bom Negócio?

Muitas pessoas optam por este tipo de negócio, pois é muito mais fácil iniciar e praticamente já está tudo pronto, porém, tem de prestar atenção em todos os detalhes. Se a padaria já é estabelecida, porque está sendo vendida, quais os motivos? São dezenas de perguntas que tem de serem feitas ao dono que a está vendendo, caso contrário você poderá pegar uma batata quente.

É extremamente importante você deixar claro na frente do estabelecimento que a padaria está em nova direção, isso evita você levar consigo qualquer referência que as pessoas tinham da padaria anterior. A padaria que você comprou poderia ser boa como ruim, não sabendo os detalhes corretos ou pelo menos o que a maioria das pessoas achavam da padaria, o mais certo é deixar todos avisados e você criar uma ideia nas pessoas em relação a sua padaria.

Sendo assim, o que resta agora é você pensar na melhor possibilidade para você montar uma padaria e ter o seu próprio negócio, nada melhor do que trabalhar para si próprio. E aí gostou do artigo? Tem algo a acrescentar? Deixe sua opinião nos comentários. Bons negócios!

Leave a Reply