Montar um negócio não é muito fácil, porque o mercado é muito competitivo e a cada dia surgem novas empresas no mesmo ramo. Para aquelas pessoas que buscam algo diferente para investir uma boa opção é a criação de codornas.
No mundo do agronegócio é possível encontrar diversas alternativas para abrir um negócio, sendo que nesse ramo, uma das melhores alternativas é a criação de codornas.
Criação de codornas
Para criar codornas é necessário uma estrutura básica e simples, e com isso são muitos os benefícios para os empresários, como a praticidade para administrar esse tipo de negócio e muitas possibilidades de ganhar dinheiro com essas aves.
Montar uma criação de codornas é uma ótima opção para quem busca lucrar com a venda dessas aves e também dos seus ovos. A codorna é um animal pequeno, conhecido a pouco tempo no Brasil, pois elas vieram do Japão para o nosso país em 1950.
A vantagem principal de montar uma criação de codornas é que essas aves se reproduzem rapidamente, ou seja, botam ovos frequentemente e chegam na idade perfeita para se reproduzir muito rápido, e com isso, o negócio em pouco tempo se torna próspero, se comparado com a criação de outras aves e animais de criação.
As codornas são aves que contam com uma saúde melhor do que a das galinhas, porque elas possuem poucos hormônios e por consequência, seus ovos também são mais saudáveis.
Leia também: Como Montar Granja de Galinhas Poedeiras
Como criar um negócio de criação de codornas
Estrutura – O primeiro passo para criar um negócio de criação de codornas é a estrutura, que exige um pequeno investimento. A criação de codornas deve ser montada em casas de campo, fazendas ou sítios, porque é necessário oferecer para essas aves, uma estrutura feita em madeira, como um galpão de alvenaria, esse espaço deve ter no mínimo 16 metros quadrados que terá a capacidade de acomodar 2 mil codornas.
O local onde as codornas ficarão deve ter uma boa circulação de ar, pois a temperatura média deve ser em torno de 19 graus para não prejudicar a fertilidade das aves. As codornas também precisam ser protegidas dos ventos, sol e chuva, a proteção pode ser feita com metal, telha ou madeira.
A maioria dos criadores de codornas, optam por uma cobertura feita com telhas de amianto que são mais baratas. Dentro do galpão é importante construir uma estrutura no formato de gaiolas para as aves ficarem acomodadas. As gaiolas devem ter altura de 1 metro de altura por 30 centímetros de largura, que podem acomodar até 15 codornas fêmeas.
As codornas costumam colocar seus ovos no chão, por isso é indicado que a gaiola fique em um declive no piso em direção ao fundo da gaiola, no qual deve ter uma boa quantidade de serragem para aparar os ovos e em seguida serem retirados pelos criadores.
Raça de codornas – Depois de organizar todo o espaço para a criação das codornas, é hora de escolher as raças das codornas que serão criadas em seu negócio.
A raça mais indicada para a criação em cativeiro é a Coturnix Coturnix Japônica, essa raça é conhecida como codorninha, ela tem mais carne, se adapta facilmente ao clima do Brasil e é a raça que mais coloca ovos. As fêmeas põem, no mínimo, um ovo por dia.
As codornas dessa raça crescem e se reproduzem a cada 45 dias e estão prontas para o abate quando completam 5 ou 6 semanas de vida. O primeiro ovo fértil surge em até 20 horas depois da primeira cópula.
Reprodução da codorna – A codorna é o melhor animal para iniciar um negócio, pois com apenas uma codorna, em pouco tempo nascem cerca de 42 codornas, porque seus ovos são constantes e férteis quando chocados.
Codornas machos e fêmeas cruzam durante todo o ano, sem uma época definida, sendo que o criador precisará de um macho para cada cinco codornas fêmeas que podem ser mantidas nesse sistema por dois anos no máximo, depois é preciso encontrar um novo reprodutor para evitar que haja mutações genéticas nas aves.
Para evitar que a genética cause alguma doença nos animais, o indicado é evitar que os filhotes cruzem com os seus pais, o criador pode até permitir que isso aconteça, mas não constantemente.
Para reproduzir, as fêmeas precisam ficar em contato com o macho por doze horas seguidas, depois do acasalamento, a fêmea deve ficar isolada para evitar o estresse que pode atrapalhar a fertilização.
Os ovos precisam de apenas 16 dias para gerar novas codornas e não necessitam estar com as fêmeas. Só é necessário ter uma chocadeira que tenha a temperatura de 16 graus, que é a mesma que a fêmea deixa o ovo quando ele é chocado.
Alimentação das codornas em cativeiro – As codornas devem ter uma alimentação vegetariana, ou seja, o criador deve oferecer uma dieta de vegetais para seus bichos, no entanto, para deixar as codornas fortes, a melhor opção é combinar vegetais com uma ração balanceada.
O peso máximo de uma codorna macho é 100 gramas quando estiver adulto e a fêmea é de 80 gramas.
Portanto, se quer investir no negócio de criação de codornas, siga as dicas acima e comece hoje mesmo a lucrar com essas aves.