criação de Faisão

Com a comercialização de aves em alta no Brasil, esta é uma área bastante lucrativa, pois, além de ser fácil criação, o consumo de aves está bem mais em conta, tanto pelo fato gastronômico, quanto na acessibilidade no preço, enquanto a carne de boi é mais cara.

criação de Faisão

Para você que vai iniciar seu negócio, na área da avicultura, e escolheu o Faisão, tem que conhecer tudo o que é preciso para começar sua criação.

Coisa muito rara ouvir alguém dizendo que vai comer um faisão no almoço, embora pareça estranho ouvir alguém dizer isso, não é nenhuma mentira, a carne de faisão, é uma carne suculenta e de origem rara.

A carne de faisão, é uma carne sofisticada e mais cara. Foi por muitos anos restrita a cardápios e açougues especializados. Ainda considerada uma carne rara, mas já pode ser pedida em churrascaria.

Algumas exigências

Antes de começar a criar essa espécie, é preciso tomar algumas precauções, você tem que ter a legalização em mãos.

A maior dificuldade para a criação dessa ave, é a autorização. Devido à algumas burocracias em órgão público e no IBAMA. É preciso muita paciência, mas não se desespere, você terá todas as explicações necessárias para sua criação dar certo.

Local de criação

Escolha um local adequado para instala-la, pois essa é uma ave que pode apresentar um comportamento bastante agitado em alguns momentos. Caso você não tome todas, as medidas cabíveis, poderá ter a autorização caçada pelo IBAMA.

Como obter as licenças necessárias para a criação

Primeiramente você terá que procurar o IBAMA, e solicitar uma autorização para começar a criação.

Para que o IBAMA conceda uma autorização, ele precisará fazer uma vistoria no criadouro, para verificar todas as condições de bem estrar do animal. Se nessa vistoria houver algum ponto negativo no local, você terá poucos dias para regularizar o ambiente, caso você não regularize, terá a autorização negada, e terá que encaminhar todo o processe novamente.

Leia tambem: Como Montar Granja de Galinhas Poedeiras 

Estrutura

Para iniciar sua criação, é necessário obter uma estrutura adequada para abrigar esse animal. Montar seu criadouro não é uma tarefa complicada, você precisará de um espaço cercado com tela, e com uma cobertura, para evitar que a ave escape. Lembre-se sempre de manter o local do criadouro, longe de lugares barulhentos, para que não fiquem estressados.

Seu local terá que ter aproximadamente 20 m² para comportar até 20 aves, é preciso bastante espaço para se movimentarem de forma confortável. Outra coisa bastante importante também, é a instalação de cochos e bebedouros para alimentação dos faisões.

Aquisição de matrizes

Você necessitará adquirir as matrizes, ou seja machos e fêmeas, para começar a criação de pequeno porte, você poderá comprar uma montante de até 30 matrizes, sendo então 60 aves para a criação.

Suas matrizes tem que ser compradas em viveiros específicos para a criação comercial. A intenção é que as aves se reproduzam e dê continuidade a linhagem, por isso é preciso, que elas já tenham alçado à maturidade sexual, que acontece entre os 7 e 12 meses de vida.

Viveiro de reprodução

Nos viveiros de reprodução, é preciso receber a luz do sol durante a manhã, o sol da tarde estressa as aves, alvenaria, tela e telhas é o necessário para o viveiro, a tela pode ser de metal ou plástico flexível, Para que as aves não se machuquem em caso de sustos. Com altura média de 2 metros, o piso pode ser de areia com boa drenagem. Comedouros e bebedouros automáticos é o mais recomendado. Se o viveiro for coletivo, você precisará de espaço de 1 m² para cada ave, a instalação de poleiros também é necessário.

Para os filhotes dos faisões, é preciso um cuidado a mais, são aves bastante frágeis. Nas quatro primeiras semanas, tem que serem mantidos em criadoras aquecidas, no caso de separação da mãe. São criadouros de madeira com 1m² e 50 cm de altura, com telas dos lados e cantos arredondados.

criação de Faisão

Alimentação

A alimentação do faisão é um pouco rustica, pois necessita de um pouco de cuidado, normalmente eles são alimentados com vegetais, frutas, raízes e até alguns insetos as vezes.

Porém, se a criação é voltada para o abate, alimentá-los com uma ração especifica para a engorda e ainda manter saudável.

Tratos necessários

Para a criação de faisão, ser um sucesso, é preciso tomar todas as medidas cabíveis. Com supervisão periódica de um veterinário, pois, eles são mais propensos a se contagiar com algumas doenças transmitidas, o que levará a grandes perdas.

Também é preciso, manter o criadouro sempre limpo, principalmente, cochos e bebedouros.

Leave a Reply