Como Montar Granja de Galinhas Poedeiras

Para quem gosta de animais e quer começar um negócio de sucesso uma boa alternativa é investir em uma granja de galinhas poedeiras, porém, como para todo negócio é preciso se informar bem antes de começar, e para montar uma granja é necessário muito preparo.

Como Montar Granja de Galinhas Poedeiras

A criação de galinhas poedeiras tem um bom mercado, pois, o consumo de ovos é sempre crescente e quem trabalha com granja pode fornecer produtos para empresas e até mesmo para grandes e pequenos comerciantes, porém, para isso é importante saber por onde começar.

Espaço para montar granja de galinhas poedeira

As granjas de galinhas são mais comuns em áreas rurais onde têm mais espaço, além de ser apropriado para a criação de animais, porém, atualmente algumas pessoas também estão montando granjas de galinhas poedeiras em galpões, sítios, e outros lugares com o espaço suficiente para construir as granjas, sendo que, para fazer isso é preciso obedecer às normas de criação de animais que garantem boas condições para os bichos.
Segundo a lei, o criador das galinhas poedeiras deve garantir o bem estar das galinhas, e se certificar que não haja sofrimento e dor sem necessidade, evitando também que as galinhas causem qualquer dano a outros animais ou as pessoas, além de oferecer assistência veterinária.

Investimento para montar granja de galinhas poedeira

Especialistas que trabalham com granja de galinhas poedeiras indicam começar o negócio com mil aves, pois, assim é mais fácil aproveitar o potencial do animal e também do espaço. Quem entende do assunto também recomenda utilizar espaço separando as galinhas de diferentes idades, porque cada fase necessita de cuidados específicos, alimentação especial e diferentes temperaturas, sendo assim, essa separação facilita o manejo com as aves.

O investimento inicial para começar uma granja de galinhas poedeira fica em torno de R$ 65.000 mil reais, porém, esse valor pode variar dependendo se a pessoa já tem o espaço disponível, qual tipo de galinha poedeira escolhida, sendo que, esse valor é para a galinha caipira de pequeno porte, entre outras coisas do tipo. Além do que, fora o investindo com as aves e o espaço é necessário também fazer uma pesquisa e escolher os melhores fornecedores de ração e de vacina.

Estrutura necessária para montar granja de galinhas poedeiras

É indispensável contar com um espaço especializado para montar a granja de galinhas poedeiras, é importante também pensar na estrutura do lugar, pois, as aves necessitam de boas condições para se desenvolverem bem. As instalações de uma granja devem ser favoráveis para o manejo das aves, estar preparadas para as variações da natureza, como chuvas e ventos fortes, contar com um espaço seco, ter um abastecimento de água de qualidade e possuir uma boa iluminação.

As granjas precisam contar com espaço completo trazendo as seguintes características: Os comedouros devem ter pelo menos 10 centímetros para cada ave, no caso de ser redondo o espaço pode ter 4 centímetros; Os bebedouros precisam contar com no mínimo 2,5 centímetros de comprimento para cada galinha; Os poleiros não podem ter arestas cortantes que possam machucar a ave, ou ser feito de material cortante, e deve ter um espaço de 15 centímetros para cada animal;

Os ninhos podem acomodar no máximo 7 aves, e no caso de ninhos coletivos, cada metro quadrado pode abrigar apenas 120 galinhas, mas que isso estará infringindo as leis de cuidados com os animais; O piso do espaço onde ficam as galinhas deve ser de cimento batido ou concreto e não pode machucar as garras das aves. Em relação à densidade é proibido colocar mais do que 9 galinhas por metro quadrado.

Como Montar Granja de Galinhas Poedeiras

Dicas para montar granja de galinhas poedeiras

Para conseguir ser um dono de granja de galinha poedeira de sucesso é importante estudar bem o assunto, fazer uma pesquisa de mercado para saber se o investimento vale a pena e também para encontrar os melhores fornecedores de ração, aves, insumo e vacinas e tudo mais que vai precisar.

Visitar granjas na própria região ou cooperativas que trabalham com criação de galinhas, conversar com pessoas que já trabalham a algum tempo nesse ramo e tem experiência, não só em produção, mas também, em vivência com este tipo de aves e saibam como obter lucros com esse tipo de negócio, além de reservar um tempo para fazer cursos para se aprofundar mais no assunto são algumas coisas necessárias que ajudarão a iniciar um negócio sabendo o que está fazendo, e evitando erros comuns de pessoas despreparadas que buscam grandes lucros, mas acabam perdendo dinheiro.

Portanto se você quer investir em um negócio lucrativo com um produto que nunca sai do mercado e é usado para o consumo da população em geral, então não deixe de montar uma granja de galinhas poedeiras, mas saiba que para esse empreendimento, assim como para todos os demais negócios, é indispensável se preparar bem para não acabar perdendo dinheiro, em vez de abrir um negócio de sucesso e que renda bons lucros.

Leave a Reply