Como começar um negocia de plantação de tomate e venda

Você já parou para pensar naquele sabor daquela macarrona com aquele gostinho delicioso, recheado de molho de tomate? Mas será que ficaria tão deliciosa sem o tomate? Não teria o mesmo sabor e não teria a menor graça. Esse fruto é considero um ingrediente fundamental nas saladas e variadas receitas existente no universo da culinária.

Como começar um negocia de plantação de tomate e venda

Investir na plantação de tomate seria investir em um negocio próprio e com baixo custo de manutenção.  Essa seria uma excepcional ideia para aumentar sua renda financeira. Além, claro, de utilizar para degustar de varias formas, para incrementar inúmeros pratos, sem contar que é um produto muito valorizado no mercado.

Origem do tomate

Foi descoberto na civilização inca, proveniente da América do sul e expandiu para o mundo. Nos tempos primórdios era usado apenas como uma planta no jardim, passando a ser utilizado na culinária. Começou a ser plantado e cultivado no Brasil a partir da colonização dos portugueses.

Conheça: Como criar um negócio de Criação de Codornas 

Espécies

Atualmente existe mais de 20 tipos de tomates, que foram criados por cruzamentos genéticos. Todavia, os 10 tipos mais utilizados e conhecidos no Brasil são:

  • Tomate-cereja
  • Tomate-caqui
  • Tomate-carmem
  • Tomate-italiano
  • Tomate-holandês
  • Tomate-chucha
  • Tomate-raf
  • Tomate-ligúria
  • Tomate-kumato
  • Tomate-san marzano

Percebe-se um variado tipo de tomate e para produtor existe um certo cuidado sobre o assunto. Deve-se assim saber o grau de conhecimento da atividade para produzir e alcançar melhor o seu objetivo e deixar o cliente bem satisfeito com a qualidade que o produto oferece ao ser bem cuidado e cultivado.

Como começar a plantação de tomates

Uma das dicas primordiais de por onde iniciar seu mais novo fluxo de renda financeira bem sucedida é saber o local ideal e adequado para realizar o cultivo. Uma planta um pouco sensível, não suporta muito frio ou calor exagerado.  O local ideal deve ter luminosidade plena, ao menos 4 horas por dia, um fator essencial para favorecer o crescimento dos lindos tomatinhos.  Sem contar, o solo deve ser fértil, pois a planta não se adapta a um tipo de solo argiloso, causando o apodrecimento da raiz.

Como já foi dito, o solo deve receber os cuidados mínimos para receber a plantação. Inicialmente, é necessário fazer uma limpeza, removendo toso os resíduos visíveis do campo superficial.

Em seguida, deve-se corrigir a acidez, fazendo uma calagem, ou seja, revirar a terra e colocar calcário, para que os níveis de magnésio e manganês sejam estabelecidos, favorecendo o crescimento da planta, e tranquilizando que o produto terá uma boa qualidade.  Pra evitar o aparecimento de pragas na plantação, é indicado aplicar pesticida com um mês de antecedência para que sua plantação não tenha a presença de danos que possam causar dano a sua plantação de tomate. Lembrando que todo cuidado é pouco.

Como começar um negócio de plantação de tomate e venda

Procedimentos

  • Depois de todos os cuidados básicos, o solo está pronto para iniciar a plantação. Para isso, é necessários adquirir as sementes. Deve-se escolher o tipo de acordo com a finalidade que seu fruto terá
  • Vale salientar que esse procedimento de semeadura tem que ser realizado no inicio da primavera, devido a planta ser bastante sensível ao frio em excesso, como ressaltamos lá em cima
  • Abertas as covinhas so solo preparado, deposite sementes ou mudas, logo em seguida feche-as e cubra as plantas com uma lona até brotarem.
  • Após o brotamento das plantinhas, é necessário a retirada da lona, permitindo assim, que eles passem a receber a incidência direta dos raios solares que é de fundamental importância para gerar um crescimento saudável da planta.
  • Um cuidado especial com a plantação é de importância a ser tomada. Irrigar a plantação, de modo a manter o solo sempre úmido. Vale muito investir no sistema de irrigação para que sua colheita seja bem sucedida. Apesar de não ser um investimento barato, porém surtirá efeito positivo ao ver o produto saudável e em ótimas qualidades.
  • O tipo de semente escolhida varia no tempo de colheita, então sendo assim, o tempo será relativo a semente escolhida. Geralmente, pode ser de 8 semanas após plantio.
  • Para a retirada do tomate, deve-se começar retirando do pé, cortando o cabo.
  • Vale salientar que toda plantação precisa de um acompanhamento atento ao desenvolvimento.

Seguindo todas as dicas a cima descrevi das, tenho certeza que terás uma plantação bastante saudável, todavia, agora se inicia outra fase, divulgar os seus produtos. Busque se aprimorar no assunto e ir a fundo par que seus negócios sejam bem sucedidos e os lucros venham logo em seguida. Divulgue a qualidade de seus produtos, negocie com seus clientes e aguarde uma vida financeira bem sucedida.

Leave a Reply