Como abrir uma loja de bordados

Está pensando em abrir uma loja de bordados, entretanto, não sabe nem por onde começar? Então você está no lugar certo! Confira logo a seguir as dicas do Gera Negócios sobre como abrir uma loja de bordados e tire todas as suas dúvidas sobre este empreendimento!

Como abrir uma loja de bordados

Qual o perfil dos clientes de uma loja de bordados?

Os clientes de uma loja de bordados são diversos e dependem de cada loja. Uma loja de bordados em itens de cama, mesa e banho, por exemplo, irá atrair um público composto geralmente por mulheres, de 30 à 60 anos. Caso seja de roupas bordadas, o público pode ser até mais jovem, principalmente quando os produtos estão seguindo uma tendência da moda.

E a concorrência?

O mercado de uma loja de bordados é bastante ampla, há aqueles estabelecimentos que vendem produtos trabalhados apenas à mão, outros com máquinas, alguns que trabalham com roupas bordadas, outros com cama, mesa e banho, e por aí vai…

Por isso, muitas vezes você pode abrir a sua loja de bordados próxima a outra e mesmo assim nenhuma ser afetada, pois a necessidade do público no momento é diferente.

Qual o melhor local para abrir uma loja de bordados?

Ruas com grande fluxo de pessoas durante o dia todo, assim como centros comerciais ou shoppings, são sempre as melhores opções de localizações para abrir um empreendimento. No caso da loja de bordados, estas ideias também se aplicam e você pode escolher aquele que mais se encaixa com o seu orçamento, pesquisa de mercado, concentração de potenciais clientes e proximidade de concorrência.

Como deve ser a estrutura de uma loja de bordados?

Não há nenhum segredo em relação à estrutura de uma loja de bordados. Na verdade, ela pode ser bem simples, com apenas alguns expositores dos produtos bordados. Caso você vá comprar máquinas de bordar e for instalá-las na própria loja, opte por coloca-las em um cômodo separado da área de clientes, mas que mesmo assim tenha um ambiente agradável para você e seus funcionários.

Em relação à decoração ela pode também ser simples e clean, com paredes pintadas preferencialmente de branco, pois assim você consegue deixar os bordados roubarem a atenção dos seus clientes. Não se esqueça de investir em uma fachada chamativa, mesmo que a sua loja de bordados seja de pequeno porte, pois isto atrairá o seu público-alvo para dentro do seu estabelecimento.

Marketing de uma loja de bordados é importante?

E como é! Muitas pessoas acham que um empreendimento de pequeno porte não precisa de investimento em divulgação, porém, esse é um dos quesitos mais importantes até mesmo antes de dar vida à ideia de negócio, pois é o que irá atrair cada vez mais clientes para dentro do estabelecimento.

Se você tem dúvidas em como abrir uma loja de bordados, então você também deve ter sobre qual a melhor estratégia de marketing para este tipo de negócio. No caso de uma loja de bordados, os meios de divulgação tradicionais, como, por exemplo, a panfletagem, anúncios em jornal da cidade, propagandas em rádios e carros de som, dão ótimos retornos.

Porém, se você quiser ampliar ainda mais o marketing da sua loja de bordados, invista nas redes sociais. O Facebook, por exemplo, é uma excelente ferramenta de divulgação, principalmente quando você paga por anúncios no Facebook Para Empresas e segmenta as suas propagandas para o seu público-alvo, traçando o perfil mais comum, como sexo, idade, interesses, etc.
Entretanto, não importa qual estratégia de marketing você vá utilizar, é muito importante que você não deixe de correr atrás disto!

Leia também: Quais as Vantagens de Se Ter Uma Maquina de Bordar Em Seu  Negócio 

Qual o investimento inicial para abrir uma loja de bordados?

Calcular o capital necessário para a abertura de uma loja de bordados é muito importante para evitar futuros imprevistos financeiros, principalmente quando a loja já está em funcionamento. Ao fazer os cálculos de quanto você gastará em recursos para montar o seu negócio, leve em consideração o aluguel do espaço, os reparos no local (como pintura, iluminação, etc.), compra de materiais para fazer os bordados, expositores e até a estratégia de marketing.

Para te ajudar, o Gera Negócios fez uma estimativa de quanto você gastaria para abrir uma loja de bordados e, de acordo com nossos cálculos, cerca de R$ 5 mil devem ser investidos. Lembrando que isto é com você fazendo os bordados e administrando simultaneamente o empreendimento. Caso você vá contratar funcionários e compre bordados prontos para revender, aí o valor já muda.

Como abrir uma loja de bordados

Como faço um plano de negócios?

O plano de negócios é um passo muito importante para planejar minuciosamente a sua ideia de negócios e, a partir das análises, ter certeza se é viável, ou não, investir em uma loja de bordados ou qualquer outro empreendimento.
No seu planejamento, é fundamental que contenha uma pesquisa de mercado levando em consideração a sua cidade ou região, análise minuciosa da concorrência, definição do público-alvo, escolha da localização, cálculo do capital de investimento e analisar se o mesmo se encaixa no seu orçamento, escolha da estratégia de marketing, expectativa de faturamento e entre outros detalhes indispensáveis em um modelo de negócios.

Em algumas plataformas, como a Canvas, por exemplo, você pode fazer o seu plano de negócios de uma maneira bem facilitada e o visualizar na hora. Mas, se também você não sabe como fazer o planejamento da sua loja de bordados, recomendo que você leia um post aqui do Gera Negócios que fizemos exclusivamente para ensinar como fazer um plano de negócios perfeito. Ele vai te ajudar muito, já que tem todo o passo a passo necessário.

Agora que você, minha querida empreendedora (ou empreendedor), já sabe como abrir uma loja de bordados, chegou a hora de não perder mais tempo. Como já dissemos diversas vezes, o segmento de bordados é extremamente valorizado aqui no Brasil e a maioria das pessoas gostam destes itens mais trabalhados para ornamentar as suas casas ou usar caso sejam roupas. Invista no seu sonho e bons negócios!

Gostou do nosso artigo? Então deixe o seu comentário abaixo e não se esqueça de seguir o Gera Negócios no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades e dicas de empreendedorismo que postamos diariamente aqui no blog. Compartilhe!

Leave a Reply