Como Abrir uma Academia de Pilates

A prática do Pilates tem sido cada vez mais visível, até mesmo pela colaboração de famosos para com esse ramo, ao postarem fotos no estúdio e ao exporem que têm praticado e o quanto faz bem à saúde e ao corpo. Embora a prática tenha ganhado maior notoriedade de uns tempos para cá, a prática do Pilates é antiga, e foi desenvolvida para melhorar condições musculares e auxiliar em tratamentos de pacientes que sofreram traumas físicos. Além de proporcionar essas melhorias, o Pilates é também uma excelente atividade mental, ou seja, o praticante estaria trabalhando corpo, mente e a estética, como um bônus ou ainda como foco, sendo que a estética vem sendo muito valorizada e as pessoas buscam cada vez mais estarem bem consigo mesmas.

Como Abrir uma Academia de Pilates

Quem é o público

Apesar de a prática do Pilates ter se mostrado mais frequente, ainda é bastante restrita, sendo praticada por pessoas de classe média e classe alta. Assim o público de Pilates é fornecedor de uma boa renda para quem deseja ingressar nesse ramo e abrir uma academia de Pilates. Se você estiver interessado em abrir uma academia de Pilates acompanhe esse artigo para saber como começar e não ter arrependimentos.

Investimento e Retorno Financeiro

Para começar, você deve ter em mente que para iniciar seu espaço você deverá investir em aproximadamente R$ 25.000,00; incluindo o estúdio e os equipamentos necessários. Portanto se você não tiver uma boa disponibilidade financeira, talvez não seja a melhor ideia montar uma academia de Pilates. Por outro lado, é sim um bom investimento considerando o retorno financeiro que você irá receber.

Cada um de seus alunos deverá pagar-lhe em torno de R$ 280,00 mensais por duas aulas semanais de 1 hora. Esse valor pode ser maior ou menor dependendo de sua cidade e de outros serviços que poderá oferecer, lembrando que se o valor for muito alto a classe média não terá como investir, sendo assim, seu público ficaria restrito à classe alta e poderia ainda perder clientes para outros concorrentes que fornecem os mesmos serviços por valores mais baixos. Considere que cada sessão deve conter no máximo 5 alunos, sendo necessário vários turnos para que você fature bastante, além da contratação de pelo menos 5 profissionais formados em Ed. Física ou Fisioterapia com especialização em Pilates, pois o recomendável é que se tenha um profissional para auxiliar cada aluno. Esses profissionais deverão receber de acordo com a quantia de horas trabalhadas.

Escolha um Local Estratégico

Caso tenha considerado a proposta vantajosa e deseja seguir em frente, é hora de pensar no melhor local possível para instalar sua academia. O local deve ser estratégico para a visibilidade do público desejado, no caso a classe média e alta, assim sua academia deve estar localizada em bairros de classe média e alta ou em centros, pode ainda estar inserida em avenidas onde haja outras academias. Não é aconselhável construir sua academia onde haja outras academias de Pilates por perto, pois a concorrência seria grande e você teria que fazer promoções para atrair clientes que no início de seu empreendimento não será viável para você.

Conheça também o Como montar uma academia de artes marciais, vale a leitura.

Espaço e Equipamentos

O espaço de sua academia deve ser um espaço razoavelmente amplo de cerca de 120 metros quadrados contendo banheiros femininos e masculinos bem estruturados, com vestuário e chuveiro. Tudo deve ser muito limpo e organizado, com decoração atraente e agradável ao público. Deve conter um espaço para recepção com todos os equipamentos de escritório necessários. O espaço onde serão ministradas as aulas deverá conter os equipamentos básicos próprios para o treinamento de Pilates, que são: Cadillac, Combo Chair, Ladder, Reformer, Barrel e Wall Unit. Outros acessórios também serão necessários para o maior conforto de seus clientes como espumas e colchões.

Para que você possa colocar sua academia para funcionar, antes de tudo você precisará de toda a documentação legal para o funcionamento, assim como os documentos legais do imóvel utilizado. Para cuidar desses assuntos para você, recomenda-se que solicite a ajuda de um contador de sua confiança.

Saiba como Atender as Necessidades de seus Clientes

Tendo montado o estúdio, você deverá saber como atender às necessidades de seus clientes. Após o primeiro contato por telefone ou através de uma visita, o cliente irá explicar de forma breve o tipo de serviço que deseja receber, então deverá ser agendado um horário para uma avaliação criteriosa das causas desse cliente. As causas podem ser: dores, recomendação médica, fortalecimento do tônus muscular, atividade para relaxar, melhora da aparência física ou simples curiosidade. A partir daí o profissional irá direcionar suas aulas de acordo com as necessidades de seu cliente.

Todas as informações referentes aos clientes e à empresa deverão ser cadastradas e muito bem administradas através de programas que possibilitem a você facilidade de acesso ao cadastro, ficha clínica e histórico dos clientes, compromissos, despesas, controle de vendas e estoque e outras coisas que considerar necessário que sejam bem gerenciadas.

pilates

Como Atrair Clientes

Pensando em atrair clientes, existem diversas técnicas e dicas que podem te ajudar, porém nada é milagroso, no começo de seu estúdio o número de clientes será um tanto pequeno, mas com os cuidados devidos certamente você atrairá um público novo. Algumas dicas que podem tornar seu espaço diferenciado fazendo com que as pessoas o escolham são: atendimento atencioso e amigável, venda de roupas esportivas e alimentos saudáveis, oferecer uma primeira aula gratuita para novos interessados, pacotes promocionais (que não irão afetar o lucro de maneira significativa), oferecer aulas diferenciadas de acordo com a faixa etária.

Além disso você pode pensar em oferecer serviços a domicílio para pessoas que não podem ir à academia ou para pessoas que preferem estar na comodidade do lar. Pode pensar ainda estabelecer parcerias com empresas de modo a montar um estúdio dentro de uma empresa e aceitar convênios de planos de saúde.

Não esqueça de divulgar seu negócio em jornais, distribuir panfletos, colocar anúncios em outdoor e revistas da cidade. Busque parcerias com outros profissionais e deixe em salas de espera cartões de seu estúdio, com essas parcerias outros profissionais também poderão indica-lo quando algum paciente/cliente mencionar que necessita de um profissional em Pilates ou até mesmo o próprio profissional recomendar aula de Pilates para a melhora de seu paciente.

Mantenha-se Informado

Para mais dicas e estratégias, leia livros, frequente palestras, faça cursos de reciclagem e esteja sempre atualizado nos assuntos de sua carreira. Ficou com alguma dúvida ou gostaria de contar uma experiência própria que deu certo (ou não)? Deixe nos comentários para que mais pessoas possam compartilhar dessa ideia!

Leave a Reply