7 Indícios de que você é um empreendedor de sucesso

Antes de investir um capital em uma ideia de negócio, é muito importante que você, além de avaliar a ideia propriamente dita, também analise o seu perfil de empreendedor, ou seja, se você seria capaz de administrar corretamente a sua empresa e fazê-la alcançar o sucesso.

Um empreendedor de sucesso não é simplesmente só aquele cara que gosta de ser dono do seu próprio negócio e não suporta obedecer ordens de chefes. Mais do que isso, também é necessário que você possua algumas características de um bom empreendedor, muito além de conhecimento e afinidade com o ramo a ser explorado.

7 Indícios de que você é um empreendedor de sucesso

Justamente por isto, a nossa equipe resolveu elaborar esta matéria para te apresentar os 7 indícios de que você é um empreendedor de sucesso. Caso você esteja deixando a desejar em alguns pontos, é importante procurar melhorá-los e, assim, garantir êxito na sua empresa. Veja abaixo:

  1. Você é um péssimo funcionário!

Uma pessoa com perfil de empreendedor simplesmente não consegue passar por emprego e gostar da sensação de cumprir ordens, horários e viver com apenas um salário. Não estamos falando de um mau funcionário que atrasa todos os dias, desrespeita os seus superiores ou algo semelhante. Estamos querendo dizer que, um empreendedor nato, dificilmente gostará da sensação de se ver impossibilitado de crescer, sendo apenas um mero funcionário de uma empresa.

Um empreendedor de verdade é aquele cara ousado, que gosta de surpreender, criar novidades, investir em diferenciais e, principalmente, liderar verdadeiramente. Só que isto não será possível apenas trabalhando para os outros.

  1. As pessoas sentem vontade de trabalhar com você

Quem nunca teve aquele emprego que, embora não gostasse muito, não tinha coragem de pedir demissão simplesmente por causa do chefe? Existem algumas pessoas que realmente são assim. Elas, por natureza, atraem as pessoas por conta de seu instinto de boa liderança e, justamente por isso, conseguem alcançar o sucesso.

É claro que existem os chefes chatos, que apenas dão ordens e não ligam para a opinião da sua equipe. Esses, podem até alcançar o sucesso, porém permanecerão por pouco tempo no topo. Quem é um líder de verdade, atrai os seus funcionários e ganha o respeito de cada um deles.

Conheça também A receita para Abrir um Negócio Próprio, vale a leitura.

  1. Estabilidade não é o suficiente para você

A nossa sociedade ainda possui os preceitos antigos de estabilidade financeira: possuir um emprego, carteira assinada, salário-mínimo, 13° salário e uma férias por ano. Porém, um empreendedor de verdade nunca aceitará isso para si, pois se nega a desperdiçar o seu potencial de investir em uma ideia de negócio que pode se estabelecer no mercado e gerar muitos lucros a ele.

  1. Você acha que ainda não é o suficiente

Uma característica muito comum de empreendedores de sucesso é a vontade de crescer com a empresa. Se você nunca se deu por vencido, ou seja, achou que o que construiu é o suficiente, então provavelmente você tem grandes chances de possuir um espírito de empreendedor.

Pessoas sem visão empreendedora, acham que para vencer na vida, basta alcançar o cargo de gerente no seu setor. Pessoas empreendedoras almejam o crescimento da sua empresa, transformando uma simples ideia de negócio, em um leque de possibilidades para alcançar o sucesso.

  1. Você avalia o negócio antes mesmo de planejar

Um planejamento de uma ideia de negócio é essencial para garantir a viabilidade do mesmo, porém, um empreendedor de verdade, raramente fará um plano de negócios para algo que não tenha futuro, uma vez que, mesmo antes de fazer o real planejamento, ele já fez uma pesquisa de mercado.

É muito comum que empreendedores comecem os seus negócios a partir de experiências antigas. Vamos supor que empreendedor x trabalhasse em uma escola de inglês como recepcionista. Um empregado y normal dali, provavelmente se indagaria o quão bom seria ter uma escola de inglês daquelas e como ele poderia ganhar dinheiro.

Já o empreendedor x, antes mesmo de vir a mente a probabilidade de abrir uma escola, já teria perguntado ao dono qual foi o capital necessário de investimento, quanto tempo demorou para alcançar o sucesso, etc. Ou seja, ele já estaria fazendo a sua pesquisa de mercado antes mesmo de colocar a ideia no papel.

  1. Você possui o apoio da sua família e amigos

Você já passou por aqueles momentos em que sempre era indicado para ser o líder da turma na escola, na universidade ou em um trabalho? Ou então, quando a sua família precisa organizar uma festa e elas sempre te pedem ajuda? Ou então quando alguém próximo a você precisa resolver um problema e sempre pede a sua opinião? Pois é, este é um grande indício de que você tem a chama da liderança.

7 Indícios de que você é um empreendedor de sucesso

  1. Você sabe que precisa de ajuda e sabe como pedir

As pessoas estão esquecendo-se do verdadeiro significado de ser um chefe. Para alguns empreendedores “chefes”, para botar a sua empresa funcionar é necessário usar voz alta, proibir uso de celulares por parte de seus funcionários e fazê-los de escravos dentro da empresa. Um líder de verdade sabe usar a coletividade para alcançar o sucesso. Ele sabe interagir com sua equipe, sabe ouvir a opinião de cada um, a hora certa de pedir uma ajuda e a hora de dar um descanso.

E depois destes 7 indícios que mostram o perfil de um empreendedor, você se identificou com alguns deles? Sim? Então está na hora de usar o seu potencial para liderar e tirar a sua ideia do papel agora mesmo!

Se você gostou do nosso artigo, curta a nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro das novidades que postamos aqui no blog sobre o universo do empreendedorismo e não se esqueça de compartilhar esta matéria. Bons negócios!

One Response

Leave a Reply