Como montar uma agência de empregos

A agência de emprego é um ramo que vem crescendo continuamente, uma vez que os empregadores estão deixando de lado a seleção pessoal de recrutamento de novos funcionários, assim solicitam os serviços de agências de empregos para que selecionem e recrutem funcionários para trabalhar em suas empresas. Além de, é claro, facilitar para os concorrentes, que não necessitam mais imprimir e entregar currículos aos montes em diversas empresas, esperando passivamente que seu esforço de entregar currículos valha a pena, sendo que com a presença das agências de empregos basta entregar um único currículo e esperar que os empregadores o contratem.

Ficou interessado no ramo e gostaria de abrir uma agência de empregos, mas não sabe como? Fique tranquilo, aqui iremos expor de forma simples e objetiva quais os requisitos para que você abra seu próprio negócio e lucre com isso.

profissionais agencia empregos

Investimento

Em primeiro lugar você deve ter em mente a quantia disponível para investimento, para abrir um negócio desse porte você deverá desembolsar em torno de R$ 50 mil, incluindo a papelada, o imóvel onde funcionará a empresa, a mobília e outros itens necessários, excluindo os valores de contas extras como energia, água, pagamento de funcionários. Caso você perceba que essa quantia seria grande demais para você desembolsar, saiba que nem tudo está perdido, é possível ainda abrir uma empresa virtual e oferecer serviço equivalente a uma empresa física.

Localização

Caso você tenha optado em abrir sua empresa no plano físico, é necessário a partir daí decidir qual o melhor local para montar sua empresa. Você como futuro empresário de sucesso necessita que sua empresa seja vista e muito bem vista para atrair clientes, ter contatos é indispensável, mas um bom posicionamento, localização, organização e estética de sua empresa podem fazer toda a diferença na hora de conseguir novos clientes. Pensando no tipo de clientela que você pretende atrair é que irá definir a melhor localização para sua empresa. De modo geral, é necessário que esteja localizada onde o acesso e visibilidade sejam facilitados, como em centros de cidade, onde o fluxo de pessoas é maior, ou num bairro onde seu público alvo costuma frequentar.

Público Alvo

Pensar no público alvo é muito importante por dois motivos básicos: primeiro que facilita seus contatos e seleção de pessoal e segundo que irá reduzir sua concorrência. Note que grandes empresas costumam fornecer oportunidades para os mais variados ramos e preferencialmente para pessoas que seguem carreiras universitárias, sendo assim, escolher um público alvo que caminhe contra esse fluxo pode eliminar a concorrência, como por exemplo selecionar e recrutar pessoas que trabalhem com doces/ estética/ artesanato/ mecânica/ confecções e etc, pessoas que não tem necessariamente cursos universitários, mas que dentro de seus ramos sejam qualificadas, raramente um dono de padaria buscaria por doceiros em grandes agências de empregos, mas com a presença de agências no ramo da doceria, facilitaria grandiosamente o contato desses profissionais.

Documentos Necessários

Tendo tudo isso em mente e decidido, antes de por o negócio para funcionar é fundamental que se tenha a documentação necessária para abertura e funcionamento do estabelecimento. A documentação necessária é a seguinte:

  1. Um Registro na Junta Comercial;
  2. Registro na Secretaria da Receita Federal;
  3. Registro na Secretaria Estadual da Fazenda;
  4. Registro na Prefeitura municipal, onde irá obter o alvará de funcionamento;
  5. Registro na Caixa Econômica Federal;
  6. Registro no Corpo de Bombeiros
  7. Estar enquadrado na Entidade Sindical Patronal do ramo de sua empresa.

Imóvel

Após a obtenção dos documentos necessários é hora de planejar a estrutura de sua agência, caso seja física. Supondo que irá começar com um negócio pequeno, onde irá atuar sozinho, em média um imóvel de 30 metros quadrados é o suficiente; caso pretenda investir num negócio grande com contratação de funcionários, então será conveniente um espaço mais amplo, como um espaço de 70 metros quadrados. Em ambos os casos é necessária uma infraestrutura que comporte uma sala para recepção onde haja cadeiras confortáveis para os clientes em espera, uma sala para aplicação de testes e entrevista com os candidatos com mesinhas e cadeiras, sala para aplicação de dinâmicas em grupo, que serão também necessárias para selecionar os candidatos, é necessário também a presença de banheiros para os funcionários e para os clientes. Além disso, vale usar a criatividade para deixar o ambiente mais agradável, atraente e confortável, tanto para os funcionários quanto para os clientes, caso necessário solicite a ajuda de profissionais em design e arquitetura.

Equipe Profissional

Você irá necessitar da ajuda de outros profissionais que irão ajudá-lo diariamente com o seu negócio, são eles: recepcionista, administrador financeiro, auxiliar de serviços gerais, psicólogo, funcionário que trabalhe com o recrutamento e seleção (é recomendável que também tenha estudo em psicologia). Caso necessite começar com um negócio pequeno, você pode optar por contratar apenas um secretário e algum sócio. Para não ter problemas futuros, certifique-se de estar contratando um pessoal de confiança e qualificado, você, como empresário também deve ser qualificado e buscar sempre melhorias para você, seus funcionários e sua empresa, participando de palestras, congressos e estando atento às novidades de seu ramo, para que fique sempre o mais a frente possível de seus concorrentes. É necessário também estar a par das questões financeiras, tanto no dinheiro que entra e sai da empresa quanto no que se refere aos salários dos funcionários, para não ter prejuízos.

agencia empregos vagas

Encontrando Candidatos

Para encontrar candidatos você deverá fazer alguns contatos com outros empresários, ter um site para sua empresa também ajuda bastante a encontra-los, além de anúncios em jornais e falar de seu negócio em encontros e eventos relacionados a recursos humanos e até mesmo em outros tipos de eventos. Os currículos enviados deverão ser todos arquivados num banco de dados para facilitar o acesso e para facilitar a visualização de quais candidatos melhor correspondem ao perfil de cada empresa que busca funcionários. Para atrair clientes você também pode oferecer outros tipos de serviços desenvolvidos por sua equipe de profissionais.

Dedique-se!

Vale ressaltar que a dedicação é a chave do sucesso, é preciso dedicar-se ao máximo, ser criativo, inovar sempre, conhecer a concorrência e ser mutável conforme exigirem as necessidades.

Leave a Reply