Como abrir uma autoescola

Atualmente, o mercado automobilístico está em alta, já que com as facilidades de pagamento que as concessionárias estão oferecendo (suaves prestações que até se perde de vista), as pessoas acabam comprando os seus carros zero muito mais fácil. Mas, o que isso tem a ver com as autoescolas? Tudo! Se as pessoas estão tão interessadas em comprar os seus automóveis, antes disso elas precisam de nada mais e nada menos do que a carteira de habilitação para dirigir.

Resumindo, existe sim mercado para a abertura de uma autoescola, seja em cidade pequena ou grande. Além disso, outro fator que ajuda a procura por essas agências são por conta de renovações de carta, já que por conta do aumento do rigor da legislação de trânsito, muita gente acaba tendo que voltar para a autoescola.

Se você deseja montar uma autoescola, primeiramente aconselho que você vá até o Departamento Nacional de Trânsito, Denatran, para pedir as informações básicas das exigências relacionadas às instalações, quantidade necessária inicialmente de veículos, espaço físico exigido para as aulas, etc. Porém, fora isso, ainda assim podemos te dar algumas dicas de como abrir uma autoescola. Veja abaixo:

mini_autoescola_r1_c3

Análise de mercado para montar uma autoescola

Como já dissemos, o mercado de autoescola está se tornando cada vez mais amplo e a tendência é apenas aumentar. Porém, não podemos negar que a concorrência também é grande e existe principalmente nas grandes capitais brasileiras. Por isso, é muito importante que o empreendedor que deseja montar uma autoescola pense nos diferenciais que tem a oferecer para se destacar no meio das outras agências.

Mas, como se tornar reconhecido neste ramo? Simples! Dando o melhor que uma empresa deste tipo de serviço pode oferecer. Instrutores experientes, capacitados e atenciosos são o primeiro passo para atrair clientela. Além disso, investir em uma estrutura de qualidade, veículos em perfeitas condições e novos e, é claro, preços diferenciados.

Caso você já tenha tido experiência com o mercado de autoescolas, é importante que você não ache que saiba tudo e dispense opiniões ou mais pesquisa de mercado. Conversar com outros empreendedores que estão firmes e fortes neste ramo, assim como já estão a anos no mercado é fundamental para que você entenda os pontos fracos e fortes deste tipo de empreendimento.

Aqui no GeraNegócios, nós sempre aconselhamos que nossos leitores façam um minucioso planejamento antes de arriscar uma ideia que surgiu a pouco tempo. Desenvolver um plano de negócios bem detalhado e que inclua os principais quesitos de um empreendimento, como localização, potenciais clientes, formato de gestão, investimento inicial, concorrência e entre outros. Essa análise te permitirá ter uma visão mais clara das condições reais que essa ideia pode promover assim que sair do papel.

Conheça também A Receita Para Abrir Um Negócio Próprio, vale a leitura.

Funcionamento de uma autoescola

Hoje em dia, as autoescolas são chamadas de Centro de Formação de Condutores (CFCs) e para que ele possa funcionar é necessário que seja expedido um registro pelo órgão de trânsito da cidade aonde é pretendido abrir uma autoescola.

Existem três categorias de ensino que as autoescolas podem optar. A “A”, para as autoescolas que oferecem o ensino teórico-técnico, “B” para aulas práticas de direção e “A/B” para as que possuem ensino teórico-técnico e de prática de direção. É importante que o empreendedor defina a área de atuação que desejará para que possa fazer o registro.

Se você tem o interesse em abrir uma autoescola, então será necessário que você leve uma carta de intenção de registro indicando a categoria que você escolheu (A, B ou A/B), juntamente com a localização do futuro empreendimento, para o Detran do seu estado. A partir disso, o órgão fará uma vistoria para avaliar se você tem capacidade para administrar uma autoescola.

Mas, quais as exigências pedidas pelo Detran? Veja abaixo uma lista completa:

  • Ter uma diretoria de ensino com instrutores capacitados;
  • Ter uma razão social;
  • Atender aos requisitos de didáticas, higiene e segurança;
  • Ter equipamentos técnicos para que as aulas teórico-técnico ocorram;
  • Ter automóveis com o máximo de oito anos de fabricação;
  • Veículos com duplo comando de freios.

Localização de uma autoescola

A localização da sua autoescola será um ponto importante para o sucesso do empreendimento. Busque sempre alugar um local bem localizado, próximo a ruas tranquilas para que os alunos consigam chegar facilmente para os testes mais avançados. Locais com um espaço médio são o suficiente para uma autoescola. Apenas lembre-se que uma garagem para guardar os veículos também deve ser levada em conta, assim como um espaço dentro da autoescola para instalar o simulador (agora obrigatório em todas as autoescolas).

Estrutura física e equipamentos necessários para uma autoescola

A estrutura física de uma autoescola é bem básica. É preciso que haja uma harmonia interna com decoração, iluminação, etc. Além disso, os materiais mais importantes inicialmente serão os veículos para a realização das aulas práticas. O essencial é, pelo menos, dois carros e duas motos. Em relação aos equipamentos de escritório, fax, telefone, computador e impressora são o suficientes.

No que se diz respeito às salas de aulas, é interessante oferecer conforto para seus alunos (já conta como mais um diferencial), por isso, não economize em cadeiras estofadas e um ambiente climatizado. Além disso, bebedouros e banheiros também devem se fazer presentes.

Regulamentação para o funcionamento da autoescola

O processo de legalização de uma empresa não é fácil e é baseado em muitos detalhes. Justamente por isso, nós, aqui do GeraNegócios, aconselhamos que você contrate um contador ou técnico em contabilidade para que ele possa cuidar de todos os trâmites legais para você, sem problemas. A contratação de um profissional evita muitas dores de cabeça e gastos ainda maiores com imprevistos.

mini_instrutor-da-auto-escola

Funcionários necessários para uma autoescola

A quantidade de pessoal necessário para abrir uma autoescola dependerá do tamanho da sua empresa. Mas, essencialmente, estimamos que o ideal seria começar com dois instrutores, uma recepcionista e alguém para a administração, que pode ser o próprio dono.

Investimento inicial para montar uma autoescola

De acordo com nossas estimativas de investimento inicial necessário, para montar uma autoescola, provavelmente você terá que desembolsar um valor a partir de R$50.000,00, sem contar a aquisição de veículos e simulador.

Tirou todas as suas dúvidas de como abrir uma autoescola? Espero que sim, mas caso contrário, basta deixar o seu comentário no campo abaixo que te responderemos o mais breve possível para te ajudar. Não se esqueça de compartilhar esta matéria e bons negócios!

Leave a Reply