5 Tendências para novos negócios no setor alimentício

O segmento de alimentação, nos últimos anos, vem crescendo cada vez mais e a tendência nas próximas décadas é só aumentar. Isso acontece, pois, as pessoas estão preferindo comer fora e fazer da comida caseira, que antes era habitual, ser uma novidade na casa dos avós. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), o mercado dos alimentos de fora de casa estão crescendo, em cerca de 14,7% ao ano.

Esse número tem contribuído para que os empreendedores enxerguem oportunidades para começar a investir e iniciar um próprio negócio, conquistando a tão sonhada independência financeira e abandonando a ideia de que deve apenas ser sujeito a bater cartão as 8 horas da manhã até as 7 horas da noite.

Porém, apenas pegar um capital e investir em uma lanchonete não te fará ter uma alta lucratividade e nem irá garantir um futuro para o seu negócio, já que de pontos comerciais já temos de monte. Um empreendimento de sucesso, na realidade, necessita de um planejamento minucioso, avaliando as alternativas do mercado, o que mais está em alta e qual será o posicionamento que o empreendimento terá.

Diversificar, buscar por novidades e investir no que realmente vende e atende aos gostos de uma demanda, é importantíssimo para qualquer setor empresarial atingir o sucesso. Pensando nisso, nossa equipe resolveu fazer uma pesquisa de mercado e analisar quais serão as maiores tendências para novos negócios no setor alimentício, e apresentar para você, o que vale investir e que te trará lucros à longo prazo. Confira!

5 tendências para novos negócios no setor alimentício

  1. Alimentação móvel

Há alguns anos atrás, as opções de comidas fora de casa se concentravam apenas em estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, bares e etc. Porém, o que ninguém esperava era que os food trucks, também conhecidos como alimentação móvel, iriam conquistar as ruas de todo o país. Antes, o que era apenas uma fantasia, hoje é uma realidade que está dando muito certo e sendo uma oportunidade promissora para os empreendedores que investem neste setor.

Além dos food trucks, temos também outras opções de formatos de comidas de rua: carrinhos de cachorro-quente, de churrasquinho e espetinho, de salgados e doces, sorvetes e até caminhões com uma gastronomia de primeira. Todas essas opções podem ser comercializadas nas ruas (desde que a cidade já permita) em frente a lojas, estacionamentos, universidades, e entre outros.

  1. Customização

Uma outra opção de investimento no setor alimentício e que garante uma alta lucratividade para o empreendedor por ser uma tendência que durará por muitos anos, é a de customização das comidas. Que tal um bolo de aniversário decorado ou feito em formato de um minion (aqueles bichinhos que estão no gosto da criançada) ou de qualquer outro personagem fictício? Ou melhor, quer um bolo de diversos sabores e, ainda por cima, decorado ao seu gosto? Saiba que tudo isso já é possível atualmente e caiu no gosto do povo.

A customização nos alimentos, principalmente doces, pode ser aprendida em diversos cursos, tanto online quanto presenciais, ou então você mesmo pode aprender observando vídeos gratuitos na internet ou fotos. É fácil? Nem um pouco, porém vale o investimento na ideia, já que é bastante promissor!

Conheça também o Como montar uma Pizzaria de Sucesso, vale a leitura.

  1. Serviços sob medida

Não só para os alimentos propriamente ditos que a customização existe. Os serviços diversificados em restaurantes também é uma alternativa legal de chamar a atenção do público e conquistar uma clientela. Um exemplo é a Gotham West Market, localizada em Nova York. Esse local é um espaço em que é centralizado um grande número de restaurantes e que, em alguns dias, é organizado um evento com um dos chef’s para ensinar culinária e dar dicas de como montar um cardápio nutritivo.

Ah, mas isso não é um gasto a mais? O problema da grande maioria dos empreendedores do mercado brasileiro é que eles têm medo de investir muito dinheiro em seus serviços e não ter lucros altos como retorno. Mas, o que acontece, na verdade, é que quanto mais você investir em comodidade, conforto e uma boa experiência para o seu cliente, mais lucros, mais reconhecimento e mais vendas você fará. Desde que tenha um bom planejamento, é claro.

alimentação

  1. Alimentação saudável

Com essa nova moda fitness, movimento do verde, as pessoas estão apostando cada vez mais em uma alimentação balanceada e saudável. A oportunidade nesta nova conscientização das pessoas está na venda de produtos orgânicos, alimentos funcionais, e sem nenhuma modificação genética ou inclusão de agrotóxicos.

As lojas de produtos orgânicos, por exemplo, que já até fizemos um post aqui no site para falar detalhadamente, é um dos principais segmentos do mercado da alimentação que está virando tendência no Brasil. Nos restaurantes, a inclusão dos pratos saudáveis está cada vez maior, e até mesmo, há uma certificação no cardápio provando que o alimento é realmente orgânico, não tem nenhuma modificação genética ou nenhum acréscimo de agrotóxicos. Vale a pena investir? Com certeza!

  1. Valorização da origem do alimento

Uma outra tendência que está sendo uma ótima oportunidade de negócio para os brasileiros é a da valorização da origem do alimento, seja por uma avaliação social, comunitária, regional ou ambiental. Outro exemplo aqui é a alimentação saudável que citamos acima. Quando um restaurante opta por preparar os seus alimentos apenas com produtos orgânicos e sem adição de agrotóxicos ou outros produtos que fazem mal à saúde, as pessoas começam a valorizar o local pela valorização que o mesmo faz com os alimentos.

E aí, caro leitor, o que achou dessas dicas sobre as melhores tendências de novos negócios para investir no mercado da alimentação? Caso você tenha alguma outra dúvida, sugestão ou experiência de negócio que queira compartilhar conosco e com outras pessoas que também estão em busca de ideias de negócios lucrativos, deixe o seu comentário logo abaixo. Bons negócios e não deixe de acompanhar o site para obter sempre dicas e ideias de investimentos!

 

Leave a Reply