Como Montar uma Pizzaria de Sucesso

O ramo alimentício é um dos setores que mais tendem a crescer no Brasil, isso porque as pessoas não medem custos para gastar com alimentação. As pizzarias, por exemplo, independentemente do tipo, têm um papel muito importante e, também, muito disputado no mercado. Por isso, se você deseja investir nesse empreendimento, é necessário que você siga algumas dicas e faça um planejamento impecável para garantir o sucesso do seu negócio e, principalmente, a estabilidade do mesmo.

Confira abaixo como montar uma pizzaria bem-sucedida.

montar pizzaria

Aproveito para recomendar a compra do livrinho Como Montar uma Lanchonete de Sucesso, certamente ajudará o seu negócio a entrar pelo caminho certo. Acesse aqui.

Tipos de Pizzarias Existentes no Mercado

Quando pensamos em pizzaria, apesar das saborosas pizzas serem as únicas coisas que nos vem em mente, devemos lembrar que existem mais de um tipo de pizzaria existente no mercado, e por isso, é necessário escolher qual tipo de serviço que se encaixa melhor na sua região levando em conta o público-alvo. Os tipos são:

Pizzarias a La Carte: Esse tipo de pizzaria é o mais tradicional, em que há o estabelecimento e o cardápio definido. Nesse caso, não há um tipo especifico de clientela, já que por ser simples é acessível a todos os bolsos e gostos.

Pizzarias de Rodízio: Mesmo que a instalação siga o mesmo padrão das pizzarias tradicionais, as de rodízio possuem um diferencial: possuem dias específicos na semana em que servem rodízios apenas, ou seja, uma enorme quantidade e variedade de sabores por um preço único por pessoa.

Pizzarias Delivery: O serviço de entrega nas pizzarias delivery é um grande diferencial quando há uma grande concorrência na região. Nesse caso, o empreendedor pode escolher se monta uma instalação no estabelecimento ou se mantém apenas a cozinha e o serviço de entregas. O ideal, nesse tipo de negócio, é que as pizzas cheguem quentinhas nas casas dos clientes e tenham a mesma qualidade do que de uma pizzaria tradicional.

Pizzaria Fast Food: Assim como nas pizzarias delivery, você pode decidir se monta uma instalação para a pizzaria fast food, ou se mantém apenas um balcão para o oferecimento de pedaços de pizza para o consumo imediato.

pizza

Cuidado Com a Concorrência!

Quando se trata do ramo alimentício, ficar atento à concorrência é extremamente importante. Antes de abrir o seu negócio, analise o mercado, avalie os seus concorrentes, o serviço que eles oferecem, a qualidade e sabores das pizzas, assim como os preços. Se os resultados da pesquisa forem positivos, pense ainda mais em como você pode driblar e atrair mais clientela para dentro da sua pizzaria. Use e abuse de estratégias de Marketing, faça promoções, ofereça o melhor sabor e a melhor qualidade possível, ou seja, busque melhorar o seu serviço.

Novamente falando sobre os tipos de pizzarias existentes, você pode escolher em qual investir se baseando nas perguntas que citei acima, e em base na concorrência e das necessidades dos seus clientes. Se você quiser um serviço de fast food, por exemplo, prefira fazer a instalação do negócio em locais próximos a sua clientela, como escolas, universidades, empresas, ou até mesmo, dentro de shoppings. Aliás, esse assunto vamos deixar para o próximo item que vem logo abaixo.

Localização Ideal Para Montar Uma Pizzaria

Como eu estava dizendo, a localização da sua pizzaria precisa ser estratégica. Na verdade, é ela a qual pode definir o sucesso do seu negócio, e até mesmo, trazer a maior parte da clientela. Além disso, o tipo de serviço que você irá oferecer também deve refletir no ponto que você escolherá, já que como citado acima, um serviço de fast food necessita estar localizado próximo a escolas, universidades ou empresas, por exemplo, que são um grande público-alvo.

Já uma pizzaria a la carte e a pizzaria delivery, devem estar centradas em um ponto estratégico da sua cidade para o fácil acesso dos clientes, assim como para a entrega das pizzas se tornar mais facilitada. A pizzaria rodízio também deve seguir esse mesmo padrão.

Além desses detalhes, você também deve dar uma atenção especial ao local propriamente dito. Nada de bairros sujos, desagradáveis e sem serviço de limpeza. Procure instalar a sua pizzaria, seja ela qual for, em ambientes bem conservados, com fácil acesso e com um estacionamento amplo. Desse modo, você já estará pensando na satisfação dos seus clientes.

Como Escolher Um Fornecedor Para a Pizzaria

Encontrar fornecedores para a sua pizzaria é extremamente importante, principalmente porque você estará economizando com os preços do mercado, e estará mantendo um padrão de qualidade, já que manterá as mesmas marcas. Porém, antes de escolher um fornecedor, avalie muito bem a qualidade dos produtos, o sabor, etc. Não vá apenas pelo preço tentador, já que o sucesso do seu negócio será garantido primeiramente pelo sabor das suas pizzas.

Escolher ingredientes frescos com carinho, fará com que você fixe uma clientela na sua pizzaria. E tenho certeza que a situação que você menos quer é perder um cliente pela má qualidade e pelo sabor dos seus pratos.

Investimento Inicial – Equipamentos Necessários e Mão de Obra

Móveis como mesas e cadeiras, por exemplo, irão depender diretamente do tipo de pizzaria que você deseja montar. Já no caso da cozinha, ela deve estar bem equipada e os utensílios necessários seguem o mesmo padrão. Confira abaixo o que você precisará para abrir a sua pizzaria inicialmente:

  • Fornos e Fogões;
  • Máquinas de Fazer a Massa;
  • Máquina de Rolamento;
  • Geladeira;
  • Bandejas de Pizzas;
  • Utensílios de Cozinha Básicos, como panelas, talheres, copos, etc.

Em relação à mão de obra, a quantidade de funcionários irá depender diretamente do tamanho do seu empreendimento. Mas, manter uma média de um garçom para cinco mesas, no máximo, está bom. Além disso, você precisará de alguém para ficar no caixa e um bom cozinheiro.

Mas, com estas estimativas de custos iniciais, quanto será que devo desembolsar para abrir uma pizzaria? De acordo com as nossas pesquisas, já inserindo os equipamentos, ponto comercial, custos com ingredientes e mão de obra, você provavelmente terá que investir uma média de R$50 mil à R$60 mil reais. Mas, é claro que isso dependerá do tamanho do seu empreendimento, podendo ser mais ou menos.

Elaboração de um Plano de Negócios

Antes de botar a mão na massa (literalmente), o ideal é que você faça todo um planejamento da sua ideia para evitar qualquer imprevisto chato. No plano de negócios da sua empresa, que nada mais é do que um documento, insira todos os objetivos, metas e expectativas do seu negócio, assim como os seus possíveis clientes, localização adequada, e faça um orçamento detalhado indicando todos os recursos que você deverá ir atrás. Não se esqueça que um empreendimento de sucesso vem, primeiramente, de um planejamento impecável.

E aí, caro leitor, o que achou das nossas dicas de como montar uma pizzaria de sucesso? Se você tiver mais alguma dúvida, sugestão ou experiência que queira compartilhar conosco, deixe o seu comentário logo abaixo que te responderemos o mais breve possível. Bons negócios e até mais!

Leave a Reply