Franquia é uma boa oportunidade de negócio?

Tem dúvidas se investir em uma franquia é uma boa oportunidade de negócio? Então continue lendo este post, pois daremos a você diversos detalhes sobre esse modelo de negócio, incluindo suas vantagens e desvantagens!
Vários leitores aqui do Gera Negócios, nos perguntam constantemente se abrir uma franquia é a melhor opção de investimento para eles. Bom, a resposta é franca: Depende!

Franquia é uma boa oportunidade de negócio?

Depende de cada caso. Se você já possui habilidades no que faz, talvez investir na sua própria marca seja melhor. Se você tem insegurança para entrar neste mercado, a franquia pode ser melhor. Se você tem um bom capital para investir, precisa pensar se vale a pena apostar em uma franquia ou investir na sua empresa.

Mas, como decidir isto, entre tantos fatores? Justamente avaliando cada fator. Por isso, logo a seguir vamos te mostrar se a franquia é uma boa oportunidade de negócio te apresentando os benefícios e os aspectos negativos que precisam ser analisados antes de tomar qualquer atitude. Neste artigo, você irá conferir:

• Vantagens de investir em uma franquia
• Desvantagens de investir em uma franquia
• Cuidados ao montar uma franquia

Veja só!

Vantagens de investir em uma franquia

O número de franquias está crescendo a cada dia no Brasil, afinal, são modelos de negócios que já deram certo e estão se expandindo para outras regiões. Por isso, existe vantagens de investir em uma franquia, e podemos dizer que são MUITAS!

1. Marca consolidada

Um dos maiores medos de quem deseja abrir um próprio negócio é, justamente, se consolidar no mercado. Quando você abre as portas de uma empresa ou de um comércio, os seus potenciais clientes ainda não te conhecem e, certamente, é difícil brigar com a concorrência.

Muitos empresários, acabam fechando as portas no primeiro ano de empresa, pois este é o mais árduo para suportar, já que você estará se estabelecendo no mercado. Bem, mas você pode mudar esta história.
No caso de tornar-se um franqueado, você “compra” uma parte da credibilidade da marca da rede e usa para começar o seu negócio bem. Por isso, muitos aspirantes a empresários optam por investir em um negócio que já tenha fama com seus clientes.

Vamos usar um exemplo simples. Sabe o MC Donald’s? Você acha que venderia muito mais investindo em uma franquia do mesmo ou abrindo uma lanchonete sua? É claro que uma franquia deste nível ultrapassa a casa dos milhões e é inviável para muitos empresários, porém, é um exemplo muito comum.

2. Negócio estruturado no mercado

Não basta apenas ter uma marca consolidada. Você também precisa ter o seu negócio estruturado no mercado. No caso das franquias, elas já possuem um modelo de negócio de sucesso, ou seja, que já deu certo e está sendo aplicado em outras regiões.

Investindo em um negócio que acompanha uma carga de “experiência”, você também usufrui do plano de negócios do mesmo, que inclui desde o processo de implementação da franquia, até as dicas e treinamento de atendimento ao cliente.

3. Suporte ao franqueado

Quanto mais apoio você tiver, melhor será para o seu estabelecimento. O suporte ao franqueado que as franquias cedem é justamente para tirar dúvidas e ajudar durante o processo de abertura da franquia, até nas dificuldades rotineiras do franqueado.
Resumindo, você nunca está sozinho e pode trabalhar no crescimento do seu negócio com muito mais segurança.

4. Grande demanda do produto

A marca já está consolidada no mercado. A empresa possui credibilidade. O negócio já está estruturado. Então, é claro, que a empresa possui grande demanda do produto.
E por ter muitos clientes e potenciais clientes para atingir, você pega um pouco desta demanda para si e atinge com a sua unidade da franquia.

Desvantagens de investir em uma franquia

Você já percebeu acima que tornar-se um franqueado possui inúmeros benefícios e, realmente, este pode ser um modelo de negócios de sucesso para você.
No entanto, tenha em mente que nem tudo são flores. Ou seja, o investimento em franquias também possui suas desvantagens e, por isso, você precisa analisar cada uma delas para fazer um comparativo e ver se a ideia é viável.

1. Investimento alto

Se você já foi atrás de uma franquia específica, entrou em contato e obteve informações, deve ter tomado um baita susto com o valor do investimento inicial. E é realmente isso.
As taxas das franquias são, na grande maioria das vezes, absurdas se comparado com o bolso dos recém empresários. E, este, nem sempre é o ponto mais importante. Você precisa analisar, principalmente, se o investimento que seria voltado para o pagamento da taxa da franquia, não seria melhor investido no seu próprio negócio.

Para conquistar um diferencial entre a concorrência, você precisa de investimento e criatividade. Se você pode arcar com ambos, então talvez seja melhor abrir o seu próprio negócio.

2. Pagamento de royalties

Não ache que é só pagar a taxa da franquia e, em seguida, poderá gozar da credibilidade da marca e demais benefícios. Você também terá que pagar, mensalmente, os royalties.
Estes royalties são as taxas para a franquia arcar com os custos de publicidade e assessoria, e, muitas vezes, podem ultrapassar dos 40% do seu faturamento bruto.

3. Contrato limitado

Outro problema enfrentado pelos franqueados é o tempo de contrato. A maioria das franquias fecham contratos de apenas 10 anos e, nenhum de vocês, posteriormente essa data, precisam, obrigatoriamente, prorrogar o contrato.

4. Marca de terceiros

Vamos ser francos? A marca não será sua! E esse já é um motivo para avaliar, analisar e repensar se investir em uma franquia é a melhor opção. Afinal, você poderia estar investindo dinheiro na sua própria marca e ganhando credibilidade no passar dos anos.

Franquia é uma boa oportunidade de negócio?

Cuidados ao montar uma franquia

Agora que você já conferiu os aspectos negativos e positivos de investir em uma franquia, você também precisa tomar os devidos cuidados ao montar uma. Quais cuidados?
Primeiramente, lembre-se que nem toda franquia tem uma empresa séria por trás dela. Muitas empresas, quando atingem um mero faturamento, querem expandir o seu negócio vendendo novas franquias, quando, na verdade, elas apenas pensam em lucrar com a venda de novas unidades. E isso acontece muito com as franquias de baixo investimento.

O ideal é se aprofundar na história da franquia e passar a pesquisar detalhes sobre os funcionários, atendimento, público-alvo, demanda, suporte aos franqueados e demais informações. Se puder, agende uma visita a uma unidade franqueada para conversar com o dono e obter mais esclarecimentos sobre a rede.

Franquia é uma boa oportunidade de negócio? Agora é você quem deve decidir isto a partir das dicas que demos neste post. Se você gostou do nosso artigo, deixe o seu comentário abaixo e aproveite para nos seguir no Facebook, para ficar por dentro de todas as atualizações do blog. Bons negócios!

Leave a Reply