Se está querendo começar o seu próprio negócio e pensou em montar uma empresa de cuidadores de idosos, pode estar com dúvidas sobre pensar e estruturar esse negócio. Algumas dicas podem ser muito valiosas para começar já com mais informações e ter mais sucesso no empreendimento.
O número de idosos segue crescendo no Brasil, por isso, é um mercado que tem conseguido conquistar uma procura muito grande. Assim, com um cenário muito bom, pode ser uma boa alternativa pensar em montar uma empresa de cuidadora de idosos, conseguindo ter sucesso lucrativo com isso.
Como montar uma empresa cuidadora de idosos?
É importante começar a entender como funciona uma empresa cuidadora de idosos, pensando que ela funciona como uma empresa de diaristas. O cliente vai poder contratar uma cuidadora de maneira fixa ou apenas contratar para os momentos em que vai precisar daqueles cuidados.
Por isso, a empresa vai ser responsável por realizar o contrato com os clientes fixos, além de ter disponível os cuidadores para ser enviado ao longo da semana nos locais indicados e necessários pelos clientes.
VEJA TAMBÉM: Como se tornar uma revendedora Natura e vender
Há também os momentos em que vão ser recebidas as solicitações por telefone para que seja necessário enviar um cuidado para prestar um serviço naquele dia ou em poucas horas. Assim, é importante ter um time disponível para conseguir montar uma equipe que vá estar disposta a atender os clientes, conseguindo mostrar eficiência e resultando em mais confiança.
O funcionamento da empresa basicamente será assim, com o tempo, podendo ser feito trabalhos maiores. O principal fator a ser pensado e tratado com cuidado é na hora de selecionar os cuidadores para trabalhar na sua empresa, pois é importante conhecer bem do mercado para saber quem é bom ou não.
Cada cliente pode precisar de um planejamento diferente, assim, é importante saber gerenciar esse tipo de negócio. Os cuidadores precisam de um curso de cuidador de idoso, sendo também importante que a empresa tenha enfermeiros e médicos que possam atender qualquer tipo de solicitação.
Passo a passo para montar
Depois de entender como é o funcionamento, é hora de começar a ter um bom estudo de mercado na cidade para ver que locais já apresentam a sua concorrência e também onde encontrar os cuidadores que tenham uma boa experiência para começar o trabalho junto com você.
É importante ter um registro na junta comercial, conseguindo um CNPJ, além de ter uma licença com a prefeitura da cidade. Depois, é importante já ter uma equipa de cuidadores que vão trabalhar para a sua empresa. Assim, é possível dar entrada no negócio e depois continuar resolvendo as próximas pendências.
Pode ser interessante buscar uma parceria com enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e outros profissionais que prestem serviços para idosos. Assim, eles vão contar com uma clientela já conhecida e também vão poder prestar serviços para a sua empresa quando houver a necessidade, sem precisar contratar de imediato.
VEJA TAMBÉM: Como se tornar uma revendedora Boticário e vender
Pensando no investimento inicial, pode ser importante ter um pouco de dinheiro para começar. O custo vai depender também do tamanho pensado para a empresa e da estrutura, pois pode ser possível começar com R$ 20 mil, mas optando por opções maiores e de franquias, tem opões de R$ 40 mil, já contando com um treinamento a ser feito.
Boa parte do investimento vai ser através do aluguel de um espaço, além de transformar o espaço em um escritório. Depois parte do orçamento fica com a contratação de cuidadores para depois começar a focar na divulgação da empresa para focar na captação de clientes para tocar a empresa de cuidadores de idosos.